Tentando engravidar | Tudo que eu, você e todo mundo precisa saber

Estamos começando agora nesse tema que é novo pra gente Tentando engravidar, mas depois de pesquisar algumas coisas na internet, vi que, me parece, a gestação planejada saiu um pouco de moda, então não encontro muitas coisas com credibilidade para somar nessa nossa jornada. Por isso resolvi fazer um resumão de tudo que eu preciso saber, e assim, tudo aquilo que todas que estão Tentando engravidar também precisam.

1 – Tentando Engravidar | Planejamento médico

Esse foi o meu primeiro passo, e não digo nem que foi passar em uma consulta com um médico especialista, foi bem primeiro passo mesmo, foi comprar um convênio médico!

Como eu não queria depender do SUS aqui de SP, e estávamos sem plano médico há alguns meses, então decidi que esse seria o primeiro passo, e por isso fiz algumas cotações, sempre olhando as maternidades mais próximas e se tinha clínicas de exames e consultórios ginecológicos por perto.

Demoramos 2 meses olhando tudo (demorou tudo isso pois nos mudamos e ai todo o planejamento de proximidade mudou também), e depois de tomarmos um golpe da primeira pessoa que nos vendeu o convênio (sim, eu e meu marido tomamos um golpe, a vendedora foi até nossa casa, pagamos a primeira mensalidade e ela “esqueceu” de dar entrada no nosso plano, enfim, perdemos), consegui achar pelo facebook uma empresa que tinha o plano ideal para nós e assim fechamos ele.

Carência

Preste muuuita atenção na carência do convênio, pois assim que você acaba de fazer a carência, para parto são de 10 meses, por isso, nada de fazer bebê logo no primeiro mês depois de assinar o contrato. Considere um prazo para o nascimento, calculando nascimento prematuro e levando todo seu histórico em conta.

 

2 – Tentando Engravidar | Parando com o anticoncepcional

Essa foi a parte que mais me assustou nessa história toda. Faço uso do anticoncepcional desde que fiquei menstruada pela primeira vez, na época acharam que seria bom para mim, para regular o ciclo, mas enfim, tomo faz muito tempo, com pequenas pausas anuais, mas nunca mais de 28 dias sem tomar ele.

Quando fui pesquisar na internet sobre as possibilidades de engravidar após a parada do remédio, chorona que sou, quase chorei, a média dos sites diz que o tempo pode variar de 6 meses até 1 ano para um casal sem problemas de fertilidade, eu que já queria um barrigão amanhã, fiquei desesperada. Conversei então com algumas amigas que ficaram grávidas recentemente e todas me disseram que após parar com o remédio engravidaram no primeiro mês, e outra até sem parar de tomar engravidou.

Bom, a informação que tiramos disso é que cada corpo reage de um jeito, mas os números oficiais são de:

Chances de gestação em um casal fértil: 10% a 12% por mês

Ou seja, por isso que dão uma média de 12 meses para engravidar, mesmo com histórico de anticoncepcional ou não, mas com o uso frequente do remédio, os fabricantes dão um prazo de 3 meses após a parada do remédio para que o corpo se acostume e volte o ciclo fértil normalmente.

Eu parei, e contei como não foi assim, tão fácil aqui: Parando de tomar o Anticoncepcional

Leia mais: Tipos de menstruação na gravidez

Leia mais: Quando a menstruação vem

3 – Tentando Engravidar | Preparando o corpo

Essa parte é muito importante e tem que ser muito bem planejada. Os casos de problemas e complicações com o bebê, normalmente não são por culpa da mãe, mas deixar o corpo preparado para receber o bebê é fundamental. Por isso, começamos com algumas vitaminas pre gestação:

Ácido fólico

Esse foi o primeiro nome que achamos no google quando se trata de vitaminas pré gestação, pois ele pode ser iniciado até 3 meses antes da gestação chegar e os médicos recomendam manter o tratamento por 3 meses após a descoberta do bebê.

Mas… a bula é confusa e difícil de entender quanto tem que tomar, mesmo com o médico falando, aqui em casa gostamos de ler a bula para comprovar que é verdade kkk, então vimos uma bula cheia de mensagens contraditórias, mas depois de ler umas 10 vezes, decidimos ir na opnião médica mesmo, que foi a ingestão de 1 comprimido/dia de 5mg.

O melhor horário para tomar também não é especificado na bula, mas depois de algumas pesquisas encontrei que antes da principal refeição do dia seria o melhr horário, então, antes do almoço eu tomo 1 comprimido.

Essa vitamina ajuda na formação do bebê no primeiro trimestre, deixando o corpo preparado para ele com menores chances de desenvolver doenças nessa fase super importante.

Vitaminas do complexo B

O ácido fólico também é uma vitamina do complexo B (sim, eu só descobri isso essa semana), mas durante a gestação, e principalmente no começo, ficamos com falta de algumas vitaminas no corpo, mas exatamente, com uma deficiência de 400mg de vitaminas do complexo B por dia, por isso a importância de repor isso e continuar com o corpo saudável

Ferro

Ainda não entrei na onda dessa vitamina não, mas já vi que é super importante nos primeiros 3 meses da gestação e alguns médicos recomendam começar com ela antes mesmo de engravidar, para evitar possíveis anemias e outras doenças que são causadas pela deficência de ferro.

Controle do peso

Você não precisa ser a miss Brasil para engravidar, mas os casos de pré eclampsia e bebês com diabetes, são mais comuns em mulheres que estavam acima do peso, fora o risco para o bebê, fica o risco para a mãe também.

Minha dica nesse caso, pode ser uma furada, mas pense em quantos quilos você vai estar com 9 meses de gestação, se o indicado é de 1 quilo por mês, vocês estará com 9 quilos à mais do que hoje, e se esses 9 quilos representarem algum tipo de risco, fazer uma dieta ou uma reeducação alimentar antes de engravidar pode ser uma boa saída.

Quem está abaixo do peso, também deve ficar de olho, um corpo abaixo do peso, pode estar com deficiência de vitaminas, sendo assim, não conseguirá suprir todas as necessidades de um gravidez, mas isso não significa que você deve sair comendo tudo por ai, faça uma dieta de engorda (credo o nome é feio) junto com um acompanhamento médico ou de um nutricionista, pra adiantar eles vão te passar umas massinhas para comer a noite, isso não é nenhum sacrifício aqui em casa 😉

4 – Tentando Engravidar | Sexo

Quando eu contei para o meu primo que estava tentando engravidar, e que tinha parado com o anticoncepcional e começado com as vitaminas, eu finalizei dizendo: Agora é só esperar e ele me respondeu: Acho que só esperar não adianta, falta fazer mais alguma coisa.

Mesmo com a piada, sexo é fundamental para engravidar, e as chances aumentam quando a prática é diária, principalmente nos dias férteis da mulher.

Calculando dias férteis

O período fértil é o momento ideal para conseguir engravidar. Também caracterizado pela ovulação e seus sinais, ele normalmente ocorre em média 14 dias antes da menstruação e dura em torno de 6 a 7 dias. Pensando em ajudar as tentantes a identificar esse momento, foi criada a calculadora do período fértil.

Essa é do site Trocando Fraldas, e funciona muito bem, para quem tem preguiça de calcular na mão, é só clicar e informar a data do seu ciclo para que ele dê os melhores dias para engravidar, e mostra também, caso você engravide na semana fértil, a data prevista para o nascimento.calendario mostrando em verde a semana fértil de uma mulher Tentando Engravidar

Mas, tenho que lembrar que fazer sexo no dia fértil não é garantia nenhuma de gravidez, então, a dica mesmo é praticar sempre que der, se der todos os dias, melhor, assim não tem como errar!

5 – Tentando Engravidar | Cuidados para o homem

Não adianta estar com o corpo preparado, dia fértil calculado e tudo certinho se o homem não está muito ligado nessa com você, então, aqui tem algumas dicas que são úteis em um planejamento desses.

Saúde

Homem não vai no médico nem quando está morrendo, mas adora tomar um remédio por conta própria, aqui em casa é assim, qualquer dor o Dr. Google informa o melhor remédio e pronto, 8 horas de sono e tudo resolvido.

Mas quando estamos planejando um bebê, não pode ser bem assim, tem remédios que diminuem a fertilidade do homem, outros que tiram a libido, enfim, milhões de contra indicações que não podem ser deixadas de lado, então, a era de medicamentos por conta própria acabou!

Cuidados

Tem quem diga que é exagero, outros que falam que é fundamental, mas os cuidados nessa época são importantes. O calor em excesso, por exemplo, na região íntima do homem diminui a produção de espermatozóides, assim, diminuindo as chances de uma gravidez.

Então, nada de notebook no colo ou cuecas apertadas, na hora de dormir então, nem pensar!

Exames

Não é só a mulher que deve fazer exames antes de uma gravidez, um exame de sangue completo para o homem, para ver como andam as coisas, é ótimo nessa fase, e vamos combinar que um emograma não mata ninguém né!

Consulta com o ginecologista

A minha primeira consulta foi tranquila e esclarecedora!

Aqui tem a história toda contando como foi: Primeira consulta com o ginecologista.

 

2 thoughts on “Tentando engravidar | Tudo que eu, você e todo mundo precisa saber

  1. Pingback: Quanto custa uma gravidez? – Blog da Pimenta

  2. Pingback: Tentando Engravidar | Tipos de Menstruação na Gravidez – Blog da Pimenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *