Tentando Engravidar | A primeira consulta com o ginecologista

primeira consulta com o ginecologista

Claro que esse deveria ser o primeiro passo, certo? Bom eu atropelei o processo, afinal tinha uma lista de coisas para fazer antes de passar com o médico e perguntar tudo, e também, como toda mortal, eu tinha o Dr. Google ali, então, não me apressei tanto assim, mas finalmente fui, então essa foi a primeira consulta com o ginecologista da nossa saga de tentando engravidar.

Veja o inicio da saga aqui: Tantando engravidar, tudo o que eu e você precisamos saber

A primeira consulta com o ginecologista

boton hug a gynecologist today

Eu e a maioria das mulheres erradas por ai, não vamos ao ginecologista com a frequência que ele merece ser visitado, na realidade, só vamos quando precisamos, estamos sentindo alguma coisa, enfim, nunca para prevenção (que feio Brasil), ou seja, todos os exames atrasados e um desespero por ter parado de tomar o anticoncepcional sem falar com o médico antes me atormentava, todas as dores e consequências que tive com essa parada também, então fui corredo para o meu amigo gineco.

De quanto em quanto tempo devemos ir no ginecologista?

O ideal é que, a partir da primeira menstruação, as consultas aconteçam pelo menos uma vez ao ano, quando o médico poderá orientar sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

A solicitação de exames depende da idade, fatores de risco, se já foram identificadas alterações (acompanhamento) e de eventuais queixas da paciente.

Fonte: Hospital 9 de Julho

Quais os exames de rotina?

Colpocitologia Oncótica (conhecido como Papanicolaou):

É indicado para mulheres a partir de 25 anos de idade para rastreamento de câncer de colo de útero. Deve ser feito anualmente.

Sorologias

Exames de sangue para identificação, por exemplo, de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Ultrassonografia transvaginal

Costuma ser solicitada quando a paciente está com alterações no ciclo menstrual, dores pélvicas, queixas de infertilidade ou se está na menopausa para verificação do endométrio (mucosa que reveste o útero) e ovário, ou para quem está tentando engravidar, serve como um check up para ver se está tudo ok.

Mamografia

Indicada a partir dos 40 anos, pode ser realizada antes dessa idade, caso a paciente relate algum fator de risco.

Outros exames também podem ser solicitados, como a Densitometria Óssea, que identifica o risco de osteoporose e o de sangue oculto nas fezes, para verificação de câncer de intestino.

A evolução da Medicina Diagnóstica tem sido uma importante aliada do médico na confirmação de hipóteses diagnósticas, mas de nada adianta se você, mulher, não realizar um check-up periódico e não informar, em detalhes, eventuais problemas que identificou em sua saúde.

Fonte: Hospital 9 de Julho

Consulta marcada e vamos lá

 

Depois de saber de tudo isso, só me faltava ir de vez no ginecologista né, então eu fui, cheguei e fui super bem atendida, pode ser por conta do dia, fui em pleno 30.12 na parte da tarde, não tinha mais ninguém no consultório, mas o médico estava super bem disposto, acho que já pensando que eu seria a sua última paciente e que depois ele iria direto para a ceia de ano novo, enfim, nessa parte foi tudo ótimo.

Como pensado, ele me pediu exames de papanicolau e a ultrasson transvaginal, os de sangue ele deixou para o clínico geral pedir, já que eu tinha uma consulta agendada para a próxima semana com ele mesmo.

Ele me explicou sobre a menstruação da gravidez, disse que o bom nessa fase de tentante é ficar de olho e na dúvida fazer um teste para saber sobre a possível gravidez.

Sobre meus medos de ter parado com o anticoncepcional, ele me tirou todos, e disse que cada mulher é diferente, mas que os sintomas de uma parada assim existem e são comuns. Você pode ver eles aqui.

No final das contas, foi tranquilizante essa consulta, me deixou mais preparada para tudo que está por vir, e eu deveria sim ter colocado isso como prioridade total, no topo da minha lista de coisas pré gravidez, quem sabe na próxima eu acerto a ordem 😉

Leia Mais: Tentando Engravidar | Quando a menstruação vem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *