Tentando Engravidar | Tipos de Menstruação na Gravidez

Tipos de Menstruação na Gravidez

Tem grávida que fica menstruada durante esse período? É claro que tem! Mas o que eu não sabia até pouco tempo atrás é que existem diferentes tipos de menstruação que podem acontecer em uma gestação, e por isso que eu trouxe um pouco de cada uma delas para as tentantes de plantão.

Como é uma menstruação normal

Cor: Sua cor varia de acordo com cada fase do período menstrual – entre marrom borra de café, passando por vermelho vivo até chegar em quase vinho.

Cheiro: O sangue em si não tem cheiro forte. No entanto, como ele passa por todo o canal vaginal, se mistura com bactérias e fungos naturais à flora da região e, dessa forma, começa a envelhecer. Não chega a ser desagradável, mas algumas pessoas sentem mais esse cheiro de sangue e odor vaginal misturados.

É normal menstruar na gravidez?

Uma vez que seu corpo comece a produzir a gonadotropina coriônica humana (hCG) — o hormônio da gravidez — e a gestação se estabeleça, o ciclo menstrual normalmente é interrompido, assim como a menstruação.

O que ocorre é que muitas mulheres têm sangramentos no início da gravidez que podem se parecer muito com uma menstruação normal. Esse tipo de sangramento é conhecido como sangramento de escape ou spotting.

Os primeiros sintomas da gravidez também podem ser muito parecidos com os da menstruação, até com um pouco de cólica.

Sangramento também pode ocorrer quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero, um processo que se inicia seis dias depois da fertilização. O sangramento de implantação ou nidação, porém, costuma ser bem mais leve que uma menstruação normal, durando um ou dois dias.

Se você não tem certeza se está grávida, o melhor é fazer logo um teste de gravidez.

Fonte: Baby Center

Tipos de menstruação

Menstruação com pedaço de pele

menstruacao-sangue-pele-

Como o que dá origem à menstruação é o descolamento do endométrio, um tecido que é criado na parede interna do útero, de acordo com o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), é normal que em determinados momentos a mulher perceba que alguns pedacinhos saem junto com o sangue. Eles, portanto, são partículas maiores desse tecido. A quantidade expelida varia de acordo com a liberação hormonal de cada mulher.

Menstruação com coágulos

menstruacao-sangue-coagulo

Outra característica muito comum da menstruação são os coágulos. De acordo com o médico, eles surgem porque durante a descida e dependendo da posição em que a mulher fica, o sangue pode acumular na cavidade do canal vaginal e, por um processo natural do organismo, o que era líquido é transformado em coágulo. Geralmente, mulheres que possuem fluxos mais intensos notam os episódios com mais frequência.

É importante, no entanto, que cada mulher conheça seu ciclo. Embora normal, os coágulos, quando aparecem repentina ou excessivamente, podem indicar o surgimento de algumas doenças do aparelho reprodutor feminino.

Menstruação com muito sangue

menstruacao-muito-sangue

O que determina o fluxo menstrual, como explica a médica do Hospital Mandaqui, é a quantidade de hormônio produzida enquanto o útero se prepara para receber o óvulo fecundado produzindo o endométrio. No começo e no fim da idade reprodutiva, é normal que a menstruação seja intensa devido aos ajustes hormonais que estão acontecendo. Na idade adulta, a tendência é que a quantidade seja normalizada.

Menstruação com pouco sangue

menstruacao-sangue-quantidade-pouco-

Além das alterações hormonais comum na puberdade e no início da menopausa que podem aumentar ou diminuir o fluxo, o uso de anticoncepcionais também contribui para que a menstruação diminua. Como explica o ginecologista do HCor, a ingestão do hormônio sintético afina o endométrio e, por isso, a quantidade de sangramento reduz.

Menstruação com sangue muito escuro

Menstruação com sangue muito escuro

Já quando a cor é mais escura, próximo ao tom do vinho, marrom escuro ou preto, Dr. Jurandir Passos, ginecologista especialista medicina fetal do Delboni Medicina Diagnóstica, diz que, no geral, é indicativo de menor fluxo. Isto porque, sendo pouco, a tendência é que o líquido demore mais para passar por todo o canal e, assim, fique mais tempo exposto às ações decompositoras das bactérias e dos fungos naturais da região. Por isso, essa caraterística é natural no começo ou no fim do ciclo.

No entanto, se a coloração persistir por todo o ciclo, o ideal é também procurar ajuda médica porque ela pode ser sintoma de algum outro problema, como a endometriose.

Menstruação com sangue vivo

Menstruação com sangue vivo

A menstruação com coloração bem intensa é absolutamente normal e sinal de que o sangue, desde que saiu do útero, pouco sofreu envelhecimento ou com a ação dos agentes coagulantes.

Menstruação borra de café

Menstruação borra de café

A famosa menstruação parecida com borra de café, de acordo com o Dr. Rafael Botelho, ginecologista e obstetra do HCor, na maioria dos casos também tem relação com o tempo em que o sangue passa dentro do canal vaginal.

Mas, elas também podem caracterizar o “escape”, secreção de cor amarronzada que desce fora do período esperado para a menstruação. Entre as principais causas do episódio estão os anticoncepcionais de baixa dosagem, o uso da pílula do dia seguinte, as alterações hormonais de origem emocional, o surgimento da endometriose, lesões ou miomas no colo do útero ou ainda uma gravidez. “O escape borra de café para muitas mulheres é o primeiro sinal da gestação. Ele é proveniente da nidação, processo que fixa o óvulo fecundado no endométrio”, explica Rafael.

Nidação

Como é um assunto de muuuito interesse para quem está tentando engravidar e também para quem quer saber se está ou não grávida, fiz um post exclusivo para esse tópico: O que é Nidação?

Imagem: Guia Saúde

 

Você pode ver também a série completa sobre esse assunto aqui: Tentando Engravidar

 

Leia mais: Quando a Menstruação vem

72 thoughts on “Tentando Engravidar | Tipos de Menstruação na Gravidez

    • Carol says:

      A minha também foi assim, fiquei 1 dia só e no outro foi embora, mas eu já estava grávida e não sabia. Fiz 2 exames de farmácia e deram negativos, só fui descobrir no mês seguinte quando não veio nenhum dia, então fiz um exame de farmácia e outro de sangue e os 2 confirmaram! Já estou super grávida agora rsrs! Boa sorte pra você, e volta pra me contar 😉

      • Danda says:

        Oi entao meu marido ejaculou dentro e eu não tomo nenhum tipo de anticoncepcional , minha menstruação atrasou 2 dias e depois veio só que bem pouco e um vermelho vivo e depois veio só que um pouquinho mais escuto e aguado tem chances de eu estar gravida ?

    • Maria Eduarda says:

      Minha menstruação veio no dia certinho só que já faz dois dias que ela vem marrom e não tem fluxo vem bem pouquinho mesmo e sinto cólicas bem fraquinha que vai e vem o que pode ser?

  1. Analucia Silva says:

    A minha veio 1 dia sangramento normal e no outro amarronzado,o que pode ser ?tem 2 meses que está vindo assim

    • Carol says:

      Faça um teste de gravidez de farmácia e procure um médico. Sendo ou não gravidez, o melhor é procurar um acompanhamento e ver certinho!

      • Luciana says:

        O meu veio dia 9 de maio fico um dia, e até hoje dia 15 maio tá vindo com uma borra de cafe bem claro e estou sentindo algumas tonteiras e dor de cabeça não vou fazer exame agora vou esperar um pouquinho pedido a Deus pra chegar o dia do meu positivo e estou orando por todas as mães que merece ser mãe também .

  2. elidiane ramos leite says:

    eu tive relaçao no mesmo dia que minha mestruaçao foi embora e no outro dia ela veio novamente e o tom tava amarrom .e fiquei sangrando por tres dias ?e foi sem preservativo !corro o riisco de esta gravida?

    • Kassandrah says:

      Minha menstruação já está com 3 meses que vem marrom escuta e poça o que pode cer mais ela sempre vem no dia sertinho😓

  3. Camila Vieira says:

    minha m veio um dia normal mais com menos fluxo e nos outros dois dias veio amarronsada o q pode ser..

    • Carol says:

      Oi Camila, pode ser uma gestação, mas também pode ser um escape ou uma menstruação normal mesmo. Fique de olho e procure o um médico 😉

      • Edineia da Costa Barbosa says:

        A minha mestrocao e de 5 dias nunca falhou sempre certinha agora a última mestrocao veio so 3 dias e isso só acontece quando estou gravida dos outros sois filhos meus foi a mesma coisa será q estou grávida e tem mais sou laqueada

          • Melquilene says:

            Bom dia
            Minha menstruação atrasou já faz um mês
            Mais hoje dia 22/02 eu levantei sentido poucas cólicas e desceu sangramento borra de café
            Meus seios estão dolorido
            Muita dores no estômago
            E cansaço, minha última menstruação foi no dia 05/01/21

      • Giovanna says:

        Fiz sexo sem camisinha, porém tomei a pílula do dia seguinte e depois de 4 dias desceu um sangue igual menstruação com Coágulos é normal?

  4. Tatiana says:

    minha m veio um dia normal mais nos outros dois dias veio amarronsada…obs ela veio nove dias antes da data o q pode ser….

    • Carol says:

      Oi querida, pode ser gravidez, mas pode ser só um escape hormonal. Veja com o seu médico e faça um exame de farmácia e de sangue 😉

    • Meire says:

      Minha menstruação adiantou 2 dias. Esse mês já água decido da 2 quando foi dia 13 tive 5 relações sem preservativo e com meto “coito interrompido” foram 5 relações seguidas sendo que a linha “ovulação tava prevista pro dia seguinte dia 14 corro risco?

  5. Patricia says:

    Oii minha mestruação veio so um dia e quase nem sujou o absorvete e paro nao veio mais so que tive dores fortes cólicas o que pode ser
    E ainda continuo com uma colica chatinnha

    • Ingrid says:

      Umas semanas antes de menstruar , estava com muito enjoou , dores nos seios …. Dois dias antes de descer apareceu um corrimento rosa , depois minha menstruaxao atrasou 2 dias . No terceiro dia , saiu um corrimento marrom , ficou dous dias assim , depois desceu um sangue avermelhado ficou dois dias e agora voltou o corrimento marrom .. fiz um teste porem deu negativo … me ajudem , to surtando (obs:minhas colicas sao muito fortes , porem esse mes so me deu um incomodo e bastante enjoou )

  6. Thially says:

    Minha menstruação já tem uns meses que vem pouca é escura, porém essa semana tenho sentido meu estômago estranho, tive azia do estômago para o pescoço. Acho que não tô grávida pq tomo anticoncepcional

    • Ivania Antonio says:

      Oi eu tou tentando engravidar ja faz 1 mês, no mês passado mantive relações sexuais sem camisinha uma semana depois apresentei sintomas de gravidez mas não tinha problemas de sono e ném enjoos daí comecei a sangrar durante 5 dias e com fortes cólicas.entao pensei em tentar esse mês e essa semana é meu período fértil mantive relações sexuais sem camisinha 3 vezes com meu namorado há probabilidade mesmo?

  7. Úrsula Mayara says:

    Eu já fiquei menstruada esse mês ..
    Mas não tomei meu anticoncepcional
    Aí desde ontem tô sentindo muita dor na barriga . E tá sujando a calcinha .. e para .. muito pouco sangue .. eu sou mãe de 2 criancas .. mas nunca aconteceu isso .. será q pode ser uma gravidez.. e tô com muito mal estar ..

  8. Angela says:

    Tive relação um dia depois da ovulação meu ciclo é de 24 dias minha menstruação agora está escuro e bem pouco no segundo dia q era pra vim bastante fiquei o dia inteiro com um absorvente só pois veio muito pouco e hoje terceiro dias só uns pingos mesmo tenho muita dor lombar e nas costas do lado esquerdo pode ser gravidez

  9. Amanda says:

    Minha menstruação durou 3 dias nos 2 dias veio normal e no 3 dia um pouco amaronzada normalmente minha menstruação dura 7 dias o que pode ser?

    • Carol says:

      Olá,quando engravidamos acontece a nidação, que é uma “menstruação” que desce só um pouquinho, como se fosse um aviso que o óvulo foi fecundado. Na minha “desceu” só um dia, aahei que era menstruação, mas era nidação.
      Faça o teste e me conta depois 🙂

    • Fabiani says:

      Minha menstruação veio só borra de café e bem pouco,só vem em quantidade maior quando faço esforço..antes da menstruação tive enjoo, cólica,vômito e ainda sinto enjoo…porém no no segundo dia que veio essa borra junto veio um corrimento clara de ovo com um pouquinho de sangue…mas os sintomas continuam o mesmo… mas também percebi uma veia mais escuro no seios….pode ser gravidez?

  10. Kelly vollmann says:

    Oi a minha veio mês passado dia 14 e acabou dia 16 agora esse mês veio dia 14 e acabou 17 mais eu estou sentindo tontura e meu seio ta saindo um líquido branco quando aperta os dois seio e minha mestruacao veio pouco fluxo o q será q tá acontecendo

    • Carol says:

      Oi querida, na gestação o colostro só começa a sair do seio no terceiro trimestre, tem alguns remédios que causam esse tipo de efeito colateral, fique de olho.

      Faça um teste para confirmar a gestação.

      • Heloisa says:

        Oii tomo injetável a 2 anos e meio e esse mes minha menstruação veio bem pouca quase nada. Oque pode ser?? Pode ser por causa do tenpo que tomo injeção,? Se alguém puder me responde

  11. Adriana says:

    Oieee, queria tirar uma dúvida
    A umas 3 semanas atrás eu estava com dor no pé da barriga, e ando com azia tudo que eu como parece que q voltar e as vezes até fica com gosto de vomito na boca
    Mais minha mestruação desceu hoje só que bem pouco não como antes que devia um monte
    O que será que eu posso ter?

    • Carol says:

      Oi Adriana, tudo bem?
      Na minha gestação eu tive muitas dores no pé da barriga e também no primero mês “desceu” somente 1 dia que foi a nidação, depois com 6 semanas eu fiz o teste e deu positivo.
      Sobre azia e vômitos eu vomito até hohe kk, e minha filha está com 5 meses já!
      Mas faça o teste para tirar a dúvida 🙂

        • Ana says:

          Tive umas cólicas e veio um sangue meio rosa por 2 ou 3 dias e depois de alguns dias terça de tarde começou vim um sangue mais escuro mais bem pouquinho e já faz 3 dias e meio está vindo esse sangue escuro pra mim e minha barriga está mei inchada no pe da barriga ta bem alto oque pode ser isso ?

  12. Luana says:

    Oi minha menstruação veio dia 24 de março quando foi na quarta dia 27 ela não desceu e nem na quinta dia 28 mais na sexta dia 29 ela voltou mais igual borra de café no dia 31 eu comecei a passar mal muita dor de cabeça e enjoo e agora venho tento muito enjoo muita tonteira será que posso estar grávida

  13. Stephani says:

    Oi,qieria tirar uma duvida,ja faz uns 7 dias q parece q é minha menstruaçao, mas desde o primeiro dia esta só sujando um pouquinho aquele absorvente diurno, e bem escuro, bem pouquinho, só q mes passado minha menstruaçao veio normal, o que será que pode ser?

    • BEATRIZ says:

      Olá !
      Eu queria saber se é possível de eu estar gravida?
      Porque no dia 06 de junho tive relação com meu namorado
      E no dia 14 junho venho a menstruação normal pra mim só que em julho não desceu pra Mim que até Então venho borrado de café durou só dois 2 ai não desceu mais isso foi no dia 12 de julho
      E tô até agora sem mestruar
      Tô sentindo o bico do meu peito sensível dor no pé da barriga
      Tontura
      Só que comprei o teste na farmácia eu fiz e deu negativo

  14. Gisela says:

    Oi bom dia
    Menstruei no dia 15/04 e apartir do dia 13/05 começou uma pequena secreção rozada mais somente ao me limpar após fazer xixi hj dia 15/05 o rozado está um pouquinho mais vivo puxando para o vermelho e estou com pouquíssima colica q vai e volta tive relação do meu período fértil sem prevenção e algumas tentativas a mais minha menstruação normal tem um fluxo muito grande nós dois primeiros dias e dura de três a quatro dias com cólicas intensas, será q posso estar gravida???

  15. Ane says:

    Oi estou com um pequeno sangramento meio rosado já faz 7 dias maia e so quando eu passo o papel que sai e já estou muito atrasada. Pode ser gravidez?

  16. Heloisa says:

    Oii tomo injetável a 2 anos e meio e esse mes minha menstruação veio bem pouca quase nada. Oque pode ser?? Pode ser por causa do tenpo que tomo injeção,? Se alguém puder me responde

    • Carol says:

      Oi Helo, então, depende muito da injeção, tem algumas que impedem a menstruação de vir, outras que diminuem o fluxo, e outras onde você tem o ciclo normal. Tem que ver qual você toma.
      Mas passe em um posto ou compre na farmácia um teste, pelo menos assim você tira a dúvida se está ou não gravida!
      😉

  17. Raquel says:

    Oi Boa noite minha mestruação esse mês era para ter vindo dia 08/08 e veio dia 02/08 e durou dois dias o primeiro bem pouco e ultimo marrom bem pouco tipo corrimento e sinto colicas até hoje e muita dor de cabeça

  18. Raquel says:

    Oii tenho uma dúvida minha mestruação veio dois dias sendo que um sangue bem forte e bem pouco e no outro dia quase nada e marrom,e era para eu mestruar dia 08/08 no caso hoje e isso aconteceu dia 02/08,isso pode ser gravidez

  19. Antonia says:

    Começou tomar injeção anticoncepcional no mês de maio e junho, mas tomei só 2 meses a penas e no mês de julho tive relações sem preservativo mas minha M veio pouco fluxo, em Agosto tambm tive relações sem camisinha, e minha M atrasou 11 dias mas veio primeiro dias meio uma gosma marron aí no segundo dia sangue caramelado ficou por 4 dias assim no ultimo veio marron outra vez, agora em setembro minha barriga está maior e dolorida, tou sentindo muita cólicas. Oque vcs acham?

  20. Anônimo says:

    Oiie Mestruei Normal Mês De Dezembro Mestruou Final De Mês, E Esse Mês Veio Três Dias Marrom No Começo Do Mês, Era Pra Eu Mestruar Dia 23 Ela Veio Descer Hj 27, Tô Tendo Enjou E meu Apetite Aumentou Bastante?

  21. Daniele says:

    Tive relação no meu período fértil estou sem tomar remédio já tem 8 meses, aí atrasou 3 dias no quarto tive relação e sangrei ,desde então muita dor no pé da barriga, posso está grávida??

  22. Alexsandrasilvah says:

    oi não tomo pílula e minha menstruação é desregular mas sempre veio só 5 dias e esse mes veio só 3 só que 2 dias sangue normal e no terceiro corrimento marrom depois acabo posso ta gravida

  23. Amanda says:

    Eu perdi bb estava de 2 meses aborto espantaneo dezenbro ja tem 7 meses tomei anticoceicional 2 meses seguido depois parei 5 meses sem tentei ingravida ultimos dois meses nao aconteceu esse mes dia 18 tivemos relacao desprotegida e dia 20 deceu sangramendo escuro que nem borra dr cafe um dia depois parou minha menstruacao sempre final do mes corrp risco esta gravida?

  24. Jessica Guitz says:

    Olá minha menstruação veio normal ,2 dias depois q ela foi embora tive relação porém com camisinha , no outro dia saiu uma borra de café , só quando passava o papel , posso está grávida ? Será a nidiçao? Mas fiz teste de farmácia e o Beta e deram negativos.

  25. Mirian says:

    Oi estou cinco meses sem toma remédio e esse mês minha menstruação tem q vim semana q vem lá pro dia 20 mais do dia 14 e hj dia 15 reparei q fiquei com MT cólica e começou a sair um escorrimento marrom, dia 14 saiu bem pouco mais hj dia 15 está saindo com mais quantidade, oque pode ser?

  26. ana paula says:

    minha mestruacao veio duas vez no mês posso tA grávida eu fiz sexo no ultimo dia da mestruacao corro risco

  27. Vitória says:

    Minha Menstruação é regular e bastante forte e muita cólica , estou tentando engravidar, tentei no meu periodo fértil e minha menstruação atrasou 2 dias e chegou logo após com cólica passageira, O sangue bem vivo e com coágulo, Estou tendo enjoos, meus seios estão bem maiores e pesados, E estou vomitando bastante.
    Posso Está Grávida Mesmo Menstruando No Começo?
    Tentativa Dia 21, 22, e 24 do mês de setembro, Menstruação Prevista para o dia 08 de outubro.
    Será Que Estou Grávida?

  28. Josi says:

    Oi meninas boa noite era pra eu menstruar 18 e não veio a ir dia 21 desceu uma borra qua do eu foi no banheiro o que pode ser

  29. Karlinha says:

    Oi. Estou em dúvida sobre a nidação!. Minha mestruação veio dia 03/12 duração de 05 dias veio normal. Tive relação no dia 16/12 e no dia 19/12. No dia 20/12 tomei pílula do dia seguinte. É no dia 26 eu comecei a ter sangramento na cor marrom escuro como se fosse a final de minha mestruação. Esse sangramento era bem pouco, durante 03 dias sangrou me confundindo com a mestruação novamente e após isso foram só pingos e teve duração de 07 dias. Pode ser nidação?

  30. Melquilene says:

    Bom dia
    Minha menstruação atrasou já faz um mês
    Mais hoje dia 22/02 eu levantei sentido poucas cólicas e desceu sangramento borra de café
    Meus seios estão dolorido
    Muita dores no estômago
    E cansaço, minha última menstruação foi no dia 05/01/21

  31. Stefanny says:

    Meninas me ajudem menstruei no mês de abril no final do mês minha menstruação foi embora no começo de maio passei os 6/7 normal Quando foi dia 14 veio uma borra de café no dia 15 um pouquinho só a mais até pensei acho que menstruei meu ciclo mudou no dia 16 só mais um pouco dia 17 foi embora no caso só três a borra de café me ajudem pfv hoje dia 18 fiz um teste de farmácia deu negativo mais minha amiga disse que está muito recente pra decta uma gravidez me ajudem oque pode ser?

  32. Jake says:

    Oi
    Antes da minha mestruaçao vi, desceu três dias umas borras marrom e pouca e senti cólicas no quarto dia Já ñ veio, quando foi no quinto dia ai minha mestruaçao desceu pouca e rosada e agora ta normal o que pode ser?

  33. Jéssica says:

    Olá, sou tentante há mais de um ano e a minha menstruação vem certinha todo mês, mas esse mês atrasou 12 dias, no décimo dia resolvi fazer o Beta e deu Indeterminado oque me encheu de esperança de vir um positivo, porém ontem que completou 12 dias de atraso minha menstruação veio normal 😞 Será que pode ter sido uma gravidez química?

  34. Teresa Campos says:

    Boa Tarde sou laqueada há 20 anos tive 2 meses sem menstruar e este mês só veio sangue escuro eu tenho muitas dores de barriga tontura e enjoo o eu tive relações com o meu marido no período fértil posso estar grávida ou na menopausa por favor digam alguma coisa estou preocupada obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *