Psicologia | como essa ciência pode mudar a sua vida?

Psicologia

Dia 27 de Agosto é Dia da(o) Psicóloga(o). Você pode pensar: “o que me interessa isso? Não vai mudar minha vida essa notícia.” Mas, sim, a psicologia pode mudar as nossas vidas e a forma como enxergamos o mundo. Confira abaixo contribuições da psicologia para o nosso auto-conhecimento:

  • Inconsciente (por Sigmund Freud, em 1900): o nosso cérebro contém mais coisas do que a nossa consciência consegue perceber. Estima-se que 95% da nossa atividade cerebral é realizada por processos inconscientes. Isso explica porque temos pressentimentos, intuições e sonhos que não são explicados pela razão. Por exemplo, quando você desenvolve antipatia por alguém que acabou de conhecer, sem motivos lógicos para isso. O processo de julgamento foi realizado pelo inconsciente com base em experiências prévias. Os processos inconscientes tem um papel importante da nossa nossa saúde mental. Sem esse mecanismo, seria enlouquecedor lembrar de tudo que já ocorreu na nossa vida o tempo todo. No entanto, ao mesmo tempo que esse mecanismo nos protege com agilidade de situações perigosas, ele também é perigoso: pode facilitar a expressão de preconceitos e injustiças. Por isso, é importante ter cuidado e analisar pensamentos e ações inconscientes que acontecem com frequência. Além das funções de proteção e equilíbrio mental, o inconsciente também é responsável por ampliar a nossa criatividade. Por meio de associações entre o que estamos vivenciando e o que já sabíamos, ele estimula o surgimento de novas ideias. ponto de vista
  • Espontaneidade/Criatividade (por Jacob Moreno, em 1921): a espontaneidade e a criatividade são fundamentais para se ter alegria e saúde. Espontaneidade é a capacidade de uma pessoa se adaptar adequadamente a novas situações; são ações não premeditadas, nem ensaiadas antes. Assim, a espontaneidade-criatividade é responder adequadamente a novas situações, ou dar novas respostas para situações antigas.  Para criar essas novas respostas é preciso viver no presente, no aqui-e-agora, estando atento aos seus próprios sentimentos e aos sentimentos das outras pessoas. Espontaneidade é deixar de agir no “modo automático”. É buscar se conectar com cada situação como um evento único. Esse “modo automático”, estereotipado, padronizado de como devemos viver, é chamado de conserva cultural. Nos cristalizamos de acordo com a nossa cultura, perdendo a capacidade de nos conectar afetivamente. Contudo, podemos nos libertar dessa conserva e voltar a expressar intensamente nossa espontaneidade-criatividade com a prática diária. Portanto, espontaneidade-criatividade requer treino: quanto mais nós praticamos, mais fácil é ter atitudes espontâneas-criativas. 

Os conceitos de inconsciente e espontaneidade-criatividade são apenas alguns dos conhecimentos da psicologia que podem mudar as nossas vida. O psicólogo é o profissional que ajuda a explorar ainda mais as nossas potencialidades a partir dos recursos psicoterapêuticos.  

 

E aí, você acha que a psicologia pode mudar o seu ponto de vista?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *