Plano de estudos: por que você precisa de um?

Você já teve a sensação que o tempo que você passa estudando não rende, mesmo que você passe horas fazendo isso? Você tem alguma ideia de porque isso acontece e o que fazer para se tornar realmente mais produtivo? Se sua resposta for não você precisa de uma plano de estudos.

Elaborei um tutorial prático de como você pode começar hoje ainda criar seu plano de estudos e mudar essa realidade:

1. Estudar para que? 

Suas motivações precisam estar muito claras para você.

O comportamento humano é  totalmente influenciado pelos desejos e motivações. Então a pergunta é: Estudar para que? O que te motiva a estudar? Por que “gastar”  seu tempo estudando? Onde você quer chegar com isso? O que você quer ganhar?

O que você deve conseguir responder a partir destas perguntas é qual e o seu propósito ao estudar, ou seja, quais são os seus objetivos.

Aqui não existe uma resposta certa, mas, seus objetivos podem ser externos  ou internos.

Exemplos de objetivos externos são: passar em um concurso para ganhar melhor, conseguir um novo emprego para comprar um carro, não ficar de dependência em uma disciplina que você não está indo bem, entrar  na faculdade, etc.

As motivações internas tem mais a ver com como você vai se sentir: vou me sentir muito mais confiante para as entrevistas de emprego seu eu tiver mais conhecimento, vou me sentir muito mais capaz para o mercado de trabalho se eu souber falar inglês, vou me sentir imensamente feliz seu eu passar no vestibular, etc.

Você pode ter um mix de objetivos, mas o que importa mesmo é que você conheça com clareza quais são os seus  e que eles sejam forte o suficiente para fazer seus olhos brilharem quando você se imagina na situação pretendida.Sabe aquele friozinho na barriga que a gente sente quando está apaixonado? Então, pois é, quanto mais próximo disso você sentir quando pensar no seu objetivo, melhor.

Acredito que nesta parte voê já percebeu que os seus objetivos devem vir de você e não de outras pessoas, como  seus pais, parceiros ou amigos. Não importa qual é o seu objetivo final, o que importa mesmo é que ele faça muito sentido para você. É óbvio que você pode contar com a ajuda de todas essas pessoas, inclusive, para definir melhor o caminho para a busca deles, mas, não se esqueça de que eles devem fazer todo o sentido para você.

Um sugestão: Se hoje você se sente desanimado porque está estudando para algo por um objetivo que te foi imposto e, por motivos mil não pode mudar essa realidade ainda, tente encontrar  para esta situação um objetivo apenas seu, que tenha muito mais significado para você.

Ah! Uma outra coisa bem bacana é que você escreva seus objetivos, pois a escrita te ajuda parar para pensar e isso organiza melhor as ideias.  Você pode deixar essa lista bem visível no seu local de estudo, no desktop do seu computador ou até mesmo no espelho do banheiro (por que não?), o importante é você não se esquecer deles.

2. Trace uma rota

Um vez  que seus objetivos estão claros, é hora de definir  uma rota para alcançá-los.  Nesta etapa o mehor caminho é traçar suas metas. As metas são as tarefas específicas para alcancar seus objetivos, devem ser mensuráveis e temporais, ou seja, você precisa estipular onde quer chegar e em quanto tempo. Por exemplo, se seu objetivo é passar em um concurso, sua meta é traçar caminhos que te farão chegar lá como por exemplo, determinar qual é o concurso específico que você quer passar,  estabelecer em quanto tempo você quer passar e quantas horas diárias você precisa estudar para passar. Se você quer saber melhor a diferença ente metas e objetivos pode ler este artigo aqui.

Uma ótima ferramenta para conseguir definir suas metas são essas três perguntas:

  • O que eu preciso fazer ? (ex. estudar para o vestibular, revisar a matéria da prova, fazer o trabalho da faculdade)
  • Qual é meu prazo final? (um dia? uma semana? dois meses? um ano?). Aqui você pode ter prazos diferentes para metas diferentes, sem perder de vista o objetivo maior e o prazo final que você determinou para alcançá-lo.
  • Quanto tempo preciso  de dedicação diária até o prazo final? O tempo diário dedicado  para o alcance de cada meta também vai depender do tempo que você determinou  para alcançar o seu objetivo maior (aquele do passo 1).

 3. Monte seu plano de estudos

Depois de estabelecidos seus objetivos, suas metas e seus prazos, crie um planejamento para colocá-los em ação. Você pode usar a boa e velha agenda manual, mas, também temos a nossa disposição hoje várias ferramentas que nos ajudam a gerenciar nossas tarefas como a Agenda do Google (que eu amo) ela te permite criar compromissos, compartilhar esses compromissos e até mesmo te enviar lembretes para cumprí-los. Eu tambem uso o aplicativo Google Keep que particularmente gosto bastante,  ele não é bem uma agenda, mas te permite criar listas e notas, você pode usar uma lista de autores que precisa pesquisar para um trabalho, lista de livros que vai ler, enfim, as possibilidades são infinitas; entre os vários usos, eu costumo usar também quando estou estudando e aí me surge a lembrança de algo que preciso fazer ou uma ideia que tive a partir do que estou estudando, para eu não perder aquilo e muito menos o foco do que estou fazendo, faço uma anotação no Keep e sigo em frente. Muita gente também usa o Evernote, mas, esse ainda não experimentei.

Não importa qual é a ferramenta que você vai usar, desde a agenda de papel até um aplicativo poderoso, o mais importante é que você tenha um planejamento prático de suas tarefas.

4. Mãos à massa

Agora que você já sabe qual são seus objetivos finais, já estabeleceu quais são suas metas para conseguir alcançá-los e já fez o planejamento para seguir suas metas só lhe resta colocar a mão na massa.

Mas, se você ainda não se sente seguro para para seguir estes passos sozinho ou se não consegue manter  o foco quando está estudando, me contate!

Sim você pode! Comece hoje mesmo a trilhar o caminho que te levará ao sucesso!

Se você gostou deste artigo, creio que este aqui  sobre  5 passos uma aprendizagem mais eficiente também pode te ajudar bastante.

Bons estudos!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *