Aprenda de verdade em 5 passos

Neste artigo vou te mostrar como você pode melhorar sua aprendizagem em 5 passos.

Se você está precisando aprender de maneira eficiente, quer seja para alcançar melhor desempenho no trabalho e ganhar a tão sonhada promoção, quer seja para passar no tão almejado vestibular, ou mesmo para dar uma turbinada no aprendizado daquela língua que você quer tanto falar.

Não importa qual é o seu motivo seguindo esses 5 passos você  se tornará ninja no processo de aprender:

Passo 1 – Faça um planejamento

Tudo começa com um bom planejamento, afinal se você não sabe onde quer chegar não chegará a lugar nenhum.

Estabeleça metas claras que podem ser medidas. Um exemplo disso é se você estabelecer que quer melhorar seu  inglês isso é muito vago, você deve estabelecer um objetivo mensurável, como aprender um verbo novo todo dia, ou escrever um parágrafo em inglês todo dia, por exemplo.

Depois que seu objetivo estiver claro, determine quanto tempo diário você dedicará para alcançá-lo e reserve esse tempo na sua agenda como você faz com qualquer outro compromisso. É fundamental estudar todos os dias, mesmo, que por pouco tempo.

De acordo com estudos da neurociências a sua chance de aprender de verdade é bem maior se você estudar um pouco todos os dias do que se você estudar muito em apenas um dia.

Se no caminho você perceber que planejou mal o tempo que você precisa para alcançar seu objetivo ou o momento do seu dia que você vai investir estudando, refaça seu planejamento  e continue.

Passo 2 – Durma bem

É isso mesmo! Durante o sono o cérebro trabalha limpando as “sujeiras”, e fortalecendo as novas informações, e advinha só quais são as memórias que ele escolhe para fortalecer? Advinhou? São aqueles assuntos que você repete com regularidade, ou seja, se você está estudando regularmente, você está “mostrando” para o seu cérebro o que é importante para ele gravar. A quantidade de sono também importa, porque ele precisa de tempo para fazer o trabalho dele também coitadinho, e há controvérsias sobre a quantidade ideal de sono por noite, mas, se você é adulto, não deve dormir menos que 6 horas diárias.

Passo 3 – Comer é o melhor remédio

Alimentação e aprendizagem são amigas íntimas, tanto no sentido positivo, quanto no sentido negativo. Tem um ditado popular antigo que é: Diz-me com quem andas e eu te direi quem és, para ilustrar melhor  este passo me permitam mudar um pouco ele:

Diz-me o que comes e eu te direi, quem és.

Portanto, os alimentos que você escolhe para ir à mesa podem ajudar ou atrapalhar sua promoção no trabalho, então sugiro que pense melhor nesta questão a próxima vez que ir às compras. Caso queira uma sugestão de alimentos que ajudam a potencializar a inteligência e memória clique aqui. Para uma dieta mais equilibrada e saudável procure um nutricionista.

Passo 4 – Pratique exercícios físicos

Mas o que mesmo que exercício físico tem a ver com aprender melhor? Tuuuuudo.

Até pouco tempo atrás, nós da área de neurociências acreditávamos que o nosso cérebro não era capaz de produzir novos neurônios, ou seja,  acreditávamos que já nascíamos com a quantidade necessária de neurônios para a vida toda e esses neurônios iam morrendo lentamente desde nosso primeiro dia de vida. Entretanto, pesquisadores da Universidade da Califórnia nos EUA recentemente descobriram que quando praticamos exercício físico regularmente, nós estamos produzindo novos neurônios em uma área do cérebro chamada hipocampo. E o que isso tem a ver com aprendizagem? Tuuuuudo de novo. Essa área é a rota de entrada de novas informações no cérebro. Então para resumir, toda vez que você faz exercício físico, você está deixando essa área mais viva, ou seja, mais pronta para a chegada de novas informações.

Passo 5 – Se abra para o novo

O nosso cérebro é o rei de fazer tudo no automático, se ele fosse um carro com certeza seria do tipo automático, já que ele é um preguiçoso e adora não ter trabalho nenhum.

Fiz essa analogia para vocês entenderem na verdade que o cérebro não gasta muita energia para fazer aquilo que ele já conhece. E sabe porque isso acontece? Para que a energia maior fique para os novos conhecimentos, para as novas informações.

Agora eu te pergunto:

Se você não está alimentando seu cérebro com novos conhecimentos, o que mesmo que você está fazendo?

Jogando todo seu potencial no lixo,  isso mesmo, o coitado do cérebro está lá reservando grande parte da energia dele para te fazer aprender, guardando a cereja do bolo para você, e o que você faz? Faz o bichinho fazer tudo igual todo dia. Daí depois você reclama que ele está lento. Ele está lento porque está entediado, coitado!

Plante uma ávore, aprenda a andar de bicicleta, aprenda uma dança, faça crochê, crie um aplicativo, faça um caminho totalmente desconhecido para o trabalho. Não importa qual é o conteúdo, toda vez que você começa algo novo que você nunca fez antes, seu cérebro sai do modo automático e entra no modo aluno super focado e milhares de luzes (impulsos elétricos)  piscam mais que ávore de natal no shopping, proporcionando para você uma nova oportunidade de crescer e aprender.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *