Estou em um relacionamento abusivo?

Eu sou sobrevivente de um relacionamento abusivo!

No começo acreditamos que é um amor na qual nunca tivemos e não sabemos administrar mas com o tempo percebemos que isso não é amor; é possessão.

É muito difícil na nossa cabeça diferenciar sentimentos e entender o que se passa, porém, é uma bola de neve, a gente faz de tudo pra não magoar, não machucar e no final das contas, quem sai machucada?

Entendo que é muito difícil se admitir uma agressão da parte de quem diz que nos ama tanto, mas quando vem as lagrimas e os pedidos de desculpa, a única coisa que deve passar pela nossa cabeça é: QUEM AMA DEVERIA ME MACHUCAR DESSA MANEIRA?

E a resposta por mais difícil que seja ver na hora é Não… É sempre não.

Ninguém tem o direito de te colocar pra baixo para se sentir melhor, mais bonito, mais inteligente, mais forte.

 Demorei um tempo pra entender e ter a coragem de assumir que eu estava sendo vítima de um relacionamento e sei que muitas mulheres passam por esse mesmo processo de negação.

Muitas pessoas passaram ou passam por isso, e muitas vezes não se dão conta de que não é normal.

Recentemente esse assunto veio com força total, mas não é algo novo, isso sempre aconteceu e muitas vezes ficam escondidas dentro de nossa cabeça, ás vezes por vergonha ou porque achamos “normal”, mas não é não, isso machuca e fere profundamente nosso emocional.

Precisamos ficar alerta a esse tipo de relação, não podemos de maneira alguma admitir que esse tipo de situação entre na nossa vida.

Mas como identificar esse tipo de comportamento, que muitas vezes estão na nossa “cara” e não conseguimos enxergar, por medo de ficar sozinha, por falta de informação, ou até mesmo pela falta de amadurecimento.

Fique atenta para alguns sinais que servem de alerta para não cairmos em uma teia a ponto de perdermos a nossa auto-estima. Alguns sinais são bem comuns que na maioria das vezes criamos uma enorme dificuldade de aceitar que a situação é abusiva.

1- Quando um relacionamento está indo rápido demais:

Logo depois do primeiro encontro a coisa já virou namoro, o telefone não para de tocar, todo o momento vem mensagens ou quer saber como você está toda hora e logo depois do primeiro beijo já quer morar junto.

O parceiro abusivo geralmente convence a outra pessoa de que eles são perfeitos um para o outro e de que as coisas vão rápido demais porque foi um caso de amor à primeira vista, encontro de almas gêmeas e por aí vai.

2- Expectativas irreais

Geralmente espera viver um relacionamento digno de conto de fadas e, depois de conquistar a confiança do parceiro. Acham que a mulher precisa ficar em casa lavando louça enquanto ele trabalha para prover a família. Não dá espaço para vocês ter tuas atividades e crescer.

3- Quando a pessoa tem muito ciúme

Costumam responder de maneira exagerada a situações comuns, comentários, piadas e afins. Ficam ofendidos facilmente, é o tipo de pessoa que não aceita que ninguém discorde do que ele diz.

4- Não quer que você tenha uma vida social

Implica com todas as pessoas do seu circulo social.

Os amigos não prestam, os colegas de trabalho são chatos e os familiares intrometidos. Demais, consegue fazer com que a outra pessoa se sinta culpada por sentir vontade de ver amigos e familiares com mais freqüência.

5- Agressividades excessivas com os outros

Ficar sempre ligada no que os amigos e pessoas próximas comentam sobre ele. Observe como ele trata o garçom o manobrista pessoas que prestam serviços.

A pessoa que discute com desconhecidos na rua por motivos banais e que perde a cabeça fácil pode ser, sim, uma pessoa abusiva e, inclusive, violenta.

Tem gente precisando ouvir o tempo todo. Tem menina começando a viver e ela precisa saber que namorado não decide a roupa que ela deve usar, a cor do batom nem aonde ela pode ir.

Que ela não é obrigada a transar nem a deixar de transar. Que ele não pode levantar a voz, ”proibir” amizades. Que, se ele não gostar do jeito dela, pode apenas ir embora. Que ela é dela mesma e de mais ninguém.

Só mulheres podem ajudar nisso. Só eu.

Só a moça que publicou no Facebook. Só a senhorinha que conta pra todo mundo que começou a cantar depois dos 60 anos porque viveu anos com um abusador que a queria em silêncio. Só nós todas juntas.

“Eu sou sobrevivente de um relacionamento abusivo”, ela diz, mas é mais do que dizer. É anunciar que ninguém tente outra vez, é medalha no peito, é orgulho, condecoração, é subir no palco e a multidão aplaudindo. A gente não quer viver morrendo e, se ainda vive, é por causa desse silêncio que é quebrado cada vez que uma mulher diz “eu sou sobrevivente de um relacionamento abusivo”.

Obrigada, moça, por dizer.

 

Imagem retirada do Google.com

 

Leia Mais: Reviver, Refazer, Reconstruir, Recomeçar e, por fim, eu me Refiz

One thought on “Estou em um relacionamento abusivo?

  1. Pingback: Michele, desculpa! – Blog da Pimenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *