Como sair de um relacionamento amoroso abusivo

liberdade

Como sair de um relacionamento amoroso

Para conseguir sair de um relacionamento amoroso abusivo você vai precisar identificar se está vivendo em um. Se você tem dúvidas de quais são os sinais de um relacionamento abusivo pode clicar aqui e descobrir.

Relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o “desejo” de controlar o parceiro, de “tê-lo para si”. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites causando sofrimento e mal estar.

Um fato que você precisa conhecer é que abusadores são pessoas extremamente inseguras e, para que não “descubram seu segredo” se tornam  manipuladoras, controladoras, ciumentas, insistentes e, sem confiança no outro.

Então, tenha claro a pessoa  que está te abusando, na verdade, precisa de ajuda e, a culpa não é sua, as dificuldades emocionais desta pessoa já estava lá antes de você chegar. Então para se livrar desse relacionamento o foco será você e não o outro, seguindo os passos a seguir você pode encontrar a ajuda inicial que você precisa:

Procure ajuda

psicoterapia

Não é fácil sair de um relacionamento abusivo sozinha, portanto, você precisará de ajuda. Pode começar se abrindo para alguém próximo a você que tenha a capacidade de te ouvir sem te culpar.

A ajuda profissional também é altamente necessária neste momento, fazer terapia por exemplo, pode te ajudar a lidar com seus medos e te fortalecer para o fim deste relacionamento.

Livre-se da culpa

A culpa é com certeza a maior arma que uma pessoa abusadora usa contra você. Abusadores fazem você acreditar que ele “ficou assim” por causa de você, por causa dos seus erros com ele. Isso não é verdade. Esse tipo de pensamento já é uma consequência do relacionamento destruidor que você está vivendo. Um pessoa abusadora se aproveita da sua fragilidade (que você já tinha ou que foi criada pela relação) para ter  o controle sobre você e te dominar por completo. Ou seja, a  culpa é dela e não sua.

Reconstrua sua autoestima

Esse é um dos passos mais importantes, porque a autoestima de quem vive um relacionamento abusivo fica totalmente destruida. Reconstruir a autoestima não é um trabalho da noite para o dia, você pode usar o processo de terapia nesta luta, também pode  encontrar fortalecimento participando de grupos de apoio como o MADA onde compartilhará suas experiências com outras pessoas que passam por situações semelhantes e, por fim, cerque-se se de pessoas que te amam e que apontem suas qualidades (diferente do abusador que teima em apontar e criar defeitos).

Desista de salvar essa relação

É muito comum que você esteja muito apaixonada pela pessoa abusadora e, isso acaba tornando ainda mais difícil se livrar desta relação.

Se sentir dependente emocionalmente desta pessoa é um sinal de abuso e uma das maneiras que o abusador ter controle sobre você.

Não se engane: se o seu relacionamento já apresenta fortes sinais de dominação por parte do seu parceiro, isso não irá diminuir. A pessoa que abusa não irá aceitar que está te abusando e mudar de repente. Apesar de ser duro ou vir isso, é uma verdade.

Alguém que tenha te abusado psicologicamente e/ou fisicamente não vai conseguir te enxergar com igualdade, irá sempre te ver como inferior e fazer com que você se sinta assim, para que ele possa continuar te dominando.

Tenha cuidado com sua segurança

Tenha muito cuidado se o seu relacionamento já  tem indícios de agressão (verbal, sexual ou física), porque, se o seu parceiro perceber que você está tentando de livrar dele, o sentimento de perda da “posse” pode ser visto como um golpe por ele (lembra que estamos falando de uma pessoa totalmente insegura?) e, ele pode se virar contra você de forma violenta ou, fazer aquelas cenas incríveis para mostrar um arrependimento que não é real, mas que pode fazer você desistir.

Portanto, previna-se, planeje seus passos com cuidado e conte com ajuda de pessoas de sua confiança. Se necessário procure a  Delegacia da Mulher, mas, nesses casos vá acompanhada de um profissional do direito, para que você evite ser desqualificada por profissionais mal preparados para o acolhimento.

O objetivo deste texto é trazer esperança para você que está sofrendo em um relacionamento abusivo e mostrar que é possível se livrar dele.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *