8 formas de trazer o Hygge Style para a sua vida

Trago aqui dicas quentes, baseadas na literatura produzida sobre o Hyggestyle. Segue 8 Formas de trazer o Hygge Style para a sua vida. (Se você perdeu a explicação sobre o que é Hygge Style, leia o post neste link).

1 – Pratique exercício físico…ao ar livre

Para além dos benefícios a saúde, praticar exercícios físicos pode ser prazeroso quando praticado em grupo. Além disso, o contato com a natureza faz parte do estilo de vida hygge, por isso procure praticar exercícios em parques ou áreas verdes.

Se você deseja emagrecer, essa rotina pode acelerar o emagrecimento: uma caminhada ao ar livre, em contraposição a uma caminhada em uma esteira, aumenta automaticamente a queima de calorias em 10% devido a fatores exteriores como a resistência ao vento.

 

2 – Esvazie a mente…contemplando a natureza

Você costuma reservar um tempo para ficar entregue somente aos seus pensamentos ou em um momento de introspecção?  E que tal fazer isso em meio a natureza?

Estudos comprovam que o contato com a natureza reduz os níveis de stress e aumenta a energia e a autoestima, nos tornando pessoas menos suscetíveis a ficar irritadas.

Meditar pode ser uma opção também. Dentre os benefícios de meditar regularmente estão: redução do estresse e ansiedade, diminuição da insônia e depressão, aumento de bem-estar e autoestima, estímulo da criatividade, inteligência e memória;

3 – Desfrute as refeições em família

Para os dinamarqueses, o convívio que se vive à mesa na hora das refeições é um dos elementos mais importantes para o estilo de vida “hygge”. E isso se aplica a todos os dias da semana. Faça refeições em família pelo menos uma vez por semana. Ou desfrute os poucos momentos em que a família está reunida em uma refeição.

4 – Coma o que mais gosta…com moderação

Ter um estilo de vida “hygge” é desfrutar os prazeres da vida, e isso inclui apreciar a comida e/ou bebida que você mais gosta.

Mas é preciso equilíbrio para não tornar este prazer em uma compulsão ou uma fuga para frustrações.


5 – Fuja de ambientes onde não se sinta confortável

Os dinamarqueses, por passarem a maior parte do ano em um clima frio de inverno, valorizam mais ficar em casa e aproveitar o sofá, ler um livro, ver televisão ou aproveitar jogos de tabuleiro, em um ambiente onde as televisões e os tablets não estão em destaque. Eles apreciam muito um momento em frente à lareira e usam muito a luz das velas para criar este sentimento de conforto.

Assim, eles apreciam o conforto (visual, auditivo e sinestésico), evitando ambientes onde se sintam desconfortáveis.

6 – Decoração

Como os dinamarqueses ficam muito em casa, este local é cuidadosamente organizado para ser o mais aconchegante possível. Destaco abaixo os principais aspectos para que você também tenha uma casa com decoração hygge:

Luz (velas e iluminação natural)

Na decoração Hygge, as velas são imprescindíveis. Elas trazem aconchego, intimidade, e as perfumadas estimulam os sentidos. Alguns povos nórdicos acreditam que o outono e o inverno são as melhores estações para acendê-las e ter este “sentimento”.

Não podemos esquecer a iluminação natural do dia. A luz natural é fundamental. Para tanto, preste atenção ao aproveitamento das janelas, eliminando todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol para o ambiente. Também escolha cortinas que tragam leveza.

Toque Natural (flores, plantas e madeira)

Flores naturais sobre uma mesa. Plantas na sala. Paredes de cores mais neutras (branco, cinza, creme). Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão ou bambu. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade, além de trazer proximidade com elementos naturais.

7 – Abra a sua casa e receba os amigos

Você pode trazer o estilo hygge para qualquer lugar e evento: um churrasco ao ar livre, um passeio e até um jantar em um restaurante. Você pode se inspirar no estilo dinamarquês e trazer amigos e família ao conforto de seu lar.

Lugares pequenos e com poucas pessoas trazem aconchego. Afinal, todos em um ambiente assim acabarão conversando e interagindo juntos. Uma tarde para assistir em grupo ao último episódio de uma série, ou até um jantar romântico à luz de velas podem ser organizados com simplicidade (uma dica é comprar queijos e vinhos 😉 ).

8 – Sentir aconchego e simplicidade

Na Dinamarca, as pessoas usam o seu tempo de forma eficaz, seja para trabalhar ou realizar as tarefas diárias. Além disso, ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações é necessário. No tempo livre, faça  o que você se sente bem. O Hygge Style ajuda a entender a importância da simplicidade, do tempo para relaxar e retardar o ritmo da vida.

 

Embora o Hygge tenha mais a ver com o desfrutar as coisas do que com objetos concretos, estes fazem parte. As velas trazem calor e luz, principalmente quando anoitece mais cedo. Usar roupas folgadas e confortáveis, ficar na cama no domingo por mais tempo do que o habitual (ou o dia inteiro), ler um bom livro ou tomar um café, brincar com o cachorro. Ver um filme deitado no sofá com uma manta e almofadas. Por falar nisso, malhas, almofadas e tapetes trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora e convidativa para você desfrutar desses momentos.

 

E POR ÚLTIMO: é importante criar refúgios, ou seja, cantinhos com toques especiais em sua casa, locais em que você goste de estar. Locais para relaxar e se sentir bem.

O que você achou das dicas? Você já tem um estilo de vida Hygge e não sabia? Conta pra mim 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *