Você tem coragem?

Eu poderia escrever um post sobre medos. Mas medo todo mundo afirma ter, então que tal refletir sobre o inverso: você tem coragem? Talvez lendo este post você chegue a uma conclusão surpreendente.

A palavra “coragem” tem sua origem no Latim coraticum, e possuía o mesmo significado. Este termo latino é composto por Cor, que significa “coração” e o sufixo aticum, que é utilizado para indicar uma ação referente ao radical anterior. Coraticum seria, literalmente, ação do coração, isto porque se acreditava que era neste órgão que a coragem se alocava.

Ou seja, coragem significa agir com o coração, encarar os medos enfrentar as dificuldades, investir na auto-confiança, trabalhar as incertezas, afastar o perigo. Não é agir sem medo, e sim apesar do medo.

Por isso coragem também é fé. É enfrentar as situações confiando de que tudo dará certo. É não deixar que as incertezas do futuro e os traumas do passado te paralisem no presente. É ouvir a voz interna e ter positividade.

A pessoa que não dá ouvidos aos medos consegue ter motivação para ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso a leva adiante. Coragem é a confiança que a faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.

Cada pessoa tem um nível distinto de coragem. A questão é: a nossa coragem aumenta ou diminui com o passar do tempo? Isso só depende de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *