Viajar com sua melhor companhia – Dicas e vantagens de viajar sozinha – parte 2

Viajar sozinha

Você sempre quis conhecer aquela cidade que parece tão legal mas não acha alguém com o mesmo interesse? Seus amigos, família ou companheiro(a) nunca tem tempo ou dinheiro para viajar com você? Você simplesmente está cansada da sua vida e sente que precisa de um tempo sozinha pra espairecer? Viajar sozinha pode ser a solução!

Na primeira parte da série escolhemos o destino, pesquisamos a passagem, escolhemos onde ficar (e conseguimos um desconto de R$50,00 no Booking!)… e agora, quais os próximos passos?

Arrumando as malas

Caso sua viagem seja de avião, é importante verificar no site da companhia aérea os limites e restrições da bagagem. Para viagens curtas e lugares onde não faz tanto frio, recomendo, se possível, levar somente bagagem de mão. Você pode fazer check in online, ir direto para a sala de embarque e, ao desembarcar, simplesmente sair para curtir seu destino. Não precisar ficar naquelas filas enormes para check in, despachar a bagagem e no final ainda ter que ficar esperando sua mala na esteira economiza bastante tempo e estresse, além do evitar o risco de extravio da bagagem.

Falando em extravio, caso você precise ou opte por despachar leve algumas roupas, itens de higiene e suas coisas importantes em uma mala de mão. É de grande ajuda no caso de um imprevisto.

No youtube e nos sites de viagens (Mochileiros e grupos do Facebook) você vai encontrar diversas dicas de como arrumar a mala, melhores formas de guardar a roupa, quanta coisa levar etc. De modo geral, procure levar coisas que não amassem muito e sejam versáteis. Sapatos confortáveis, sempre! Leve uma mochila ou bolsa fácil de carregar para usar no dia a dia.

Uma coisa que sempre acabo fazendo é levar aquele sapato/bolsa/acessório que já está meio usado e estou pensando em aposentar. Uso na viagem e deixo por lá (ou doo pra alguém que conheci, ou deixo no hostel com um bilhete para os próximos hóspedes). Isso libera espaço na mala pra trazer de volta algo que comprar por lá. 😉

Documentos e segurança

Outra coisa que sempre faço é tirar xerox de todos os meus documentos (cartões, passagem, passaporte e tudo mais que for levar) e deixar num lugar diverso do original, e tirar foto de tudo e deixar uma cópia no e-mail. Nunca precisei usar, rs, mas caso aconteça algum imprevisto é sempre bom ter. Deixe o celular protegido por senha.

Quanto à segurança, sempre avise um familiar ou amigo de confiança os horários dos seus vôos/ônibus e onde você vai estar hospedada. Mande uma mensagem ao embarcar/desembarcar e ao chegar em cada destino. Custa só alguns segundinhos e ajuda muito em caso de emergência.

Aplicativos

A internet e os smartphones realmente facilitam a vida de qualquer viajante. Claro que ninguém quer viajar pra ficar grudada no celular  – pelo menos espero que não – mas, se alguns aplicativos podem ajudar, por que não?

  • Aplicativos de mapa/localização/transporte: Faça download dos aplicativos de mapas, localização e meios de transporte da cidade para onde você vai. Pergunte nos grupos quais são os mais utilizados ou veja as avaliações na hora de baixar.
  • Booking: Sim, o booking tem um aplicativo. Você pode usar pra fazer as reservas, mesmo que de última hora. Lembrando que cadastrando e reservando por esse link você ganha um desconto de R$50,00!
  • Mochileiros: O site com maior acervo de informações também tem um aplicativo. É bastante útil para acessar os fóruns e fazer perguntas.
  • Couchsurfing: Vou falar um pouco mais sobre o Couchsurfing em outro tópico mas, adiantando, no aplicativo do CS tem a função Hangouts. Lá você encontra pessoas que estão próximas a você e querem passear/fazer alguma atividade. É muito prático e conheci pessoas muito legais por esse aplicativo. Nas grandes cidades normalmente há um meet up semanal do couchsurfing, outra boa oportunidade de socializar.
  • MeetUp: Outro aplicativo para descobrir programas e passeios, muito interessante.
  • TripAdvisor: Destinos, hospedagens, restaurantes, passeios, tudo o que você imaginar tem uma avaliação no TripAdvisor, rs. É bom tanto pra achar algo legal pra fazer quanto tirar dúvidas (horário de funcionamento, preços, tipo de público etc).

 

O que fazer?

Alguns aplicativos do tópico anterior são muito úteis pra preencher os dias de viagem, tanto pra se planejar, escolher os passeios, conhecer pessoas, quanto conseguir algo de última hora quando você estiver entediada. Os hostels também costumam ter uma programação bem animada, além de dicas para todos os gostos.

Além disso, uma coisa que faço na maioria das cidades que visito – e inclusive na cidade onde moro (São Paulo) – é o Free Walking Tour. Um passeio a pé com guias super simpáticos que contam várias curiosidades da cidade, além de dar várias dicas locais. Coloque no Google “free walking tour” e a cidade para onde você vai e descubra se tem esse passeio disponível. Como o próprio nome diz, é grátis. Ao final do tour cada visitante contribui com o valor que quiser/puder.

Outra opção é o Pub Crawl. Presente em várias cidades (algumas vezes feito pelo mesmo pessoal do Free Walking Tour) é um passeio por alguns bares/baladas com atividades e jogos. O público geralmente é mais jovem, mas não deixa de ser bem interessante e uma ótima opção pra conhecer pessoas e lugares diferentes.

Amizades/lembrancinhas

Ao voltar da viagem com certeza seu facebook/whatsapp terão alguns contatos novos. Que bom! Essa é uma das melhores partes da viagem.Conhecer diferentes culturas, lugares, pessoas… Descobrir que não importa onde você esteja, você é sua melhor companhia! E, não importa pra onde você vá, você pode encontrar pessoas legais, com pensamentos que completam o seu e vocês podem se divertir muito. Em todas as minhas viagens conheci pessoas maravilhosas, e em cada uma delas tenho no mínimo uma amiga que sei que vou levar pra vida inteira!

Uma dessas amigas, inclusive, costuma levar um imã de geladeira/botton típico do país dela pra dar de presente pras pessoas que ela conhece. Achei muito lindo e guardo o meu com muito carinho. O que eu fiz foi pegar o endereço das pessoas e imprimir fotos nossas/de momentos legais da viagem e enviar pelo correio, com uma dedicatória legal. Nessa era digital não é muito comum revelar fotos, né? Então achei que seria uma lembrança diferente, e todo mundo gostou!

….

E aí, todo mundo animado para viajar? Já estão fazendo os planos na cabeça? Escolhendo os lugares, imaginando como vai ser, quantas pessoas vão conhecer? Tenho certeza que sim!

Se tiverem alguma dúvida, sugestão, reclamação, rs… Deixem nos comentários para podemos falar sobre isso no próximo post da série.

Lembrem-se que qualquer viagem, antes de mais nada, é uma aventura para dentro de nós mesmas. Entrar em contato com nossos sentimentos, medos, desejos, pensamentos… Quer coisa mais maravilhosa que isso? Bom planejamento e uma ótima viagem para todas nós!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *