Verão, praia e piscina: um guia útil para o cuidado com sua pele

Verão, praia e piscina: guia para cuidar da pele

Verão, praia e piscina: guia para cuidar da pele. Calorão vem junto a uma enorme vontade de se molhar! Vai pra praia ou pra piscina? Vem que a gente te dá umas dicas de como se cuidar e manter a saúde da pele no verão!

 

Você vai de carro, tem espaço de sobra pra carregar as coisas? Então se liga:

  • Evite fazer a depilação no dia em que vai se expor ao sol, e mesmo no dia anterior. A depilação pode deixar a pele irritada, ou causar microlesões que em contato com o sol podem gerar manchas na pele. Quanto antes você fizer a depilação, melhor. O mesmo vale para as esfoliações do corpo e do rosto.
  • Se você fez uma tattoo recentemente é bom abusar do filtro solar. Não se exponha ao sol, mar ou piscina antes de decorrido um mês das agulhadas, ou seja, somente depois da cicatrização total. Se você fez tratamento de escleroterapia, deve esperar no mínimo 15 dias.
  • Hidrate sua pele antes de ir viajar: a água do mar, o cloro e o sol vão castigar sua pele, então o ideal é ir preparando ela desde cedo, se possível, pelo menos dois dias antes da exposição. Leve o hidratante na bolsa com você, sempre dando preferência para os que tenham uréia na composição, pois vai ajudar na rápida reidratação e regeneração da pele. E você deve passá-lo mesmo depois de voltar de viagem, por cerca de uma semana.
  • Exagerou no sol? Um banho de água fria deve auxiliá-lo a acalmar sua pele, seguido de um banho de hidratante de uréia.
  • Nunca é exagero falar: passe o protetor solar 30 minutos antes de se expor e o reaplique com frequência, principalmente se você for pra água (mesmo se usou protetor à prova d’água). Use fatores altos, mais altos do que você costuma aplicar em seu dia-a-dia, sendo o mínimo o de 30 FPS. As peles negras não precisam de fatores tão altos, mas o mínimo também é 30!
  • Protetor de corpo deve ser usado no corpo, no rosto, use um protetor próprio para evitar irritações nos olhos.
  • Se você tiver um óculos de natação, também é interessante usar para evitar o contato da água com os olhos, tanto na praia quanto na piscina. Quando estiver na areia, use óculos escuros com proteção solar.
  • As roupas de algodão também protegem do sol, mas não dispensam o protetor solar.
  • Não esqueça de se hidratar muito! Com o calor perdemos muito líquido sem perceber, então não economize dinheiro e beba muita água e água de coco. Assim, você também evita a insolação.

 

(dicas baseadas nas minhas experiências e nas várias idas ao dermatologista, contudo não dispensa ou substitui as consultas com seu médico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *