Para assistir: 10 filmes que abordam problemas psicológicos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo.No Brasil, 5,8% da população sofre com essa doença, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, perdendo somente dos Estados Unidos.

Com o objetivo em retratar diferentes histórias, o cinema tem um papel importante em conversar com o público, com o foco em dividir diferentes emoções com histórias que se aproximem da vida cotidiana dos indivíduos. Nos últimos anos, os problemas psicológicos ganharam espaço (ainda bem!) na mídia, fazendo com que o público conheça mais sobre as doenças e que não é vergonha nenhuma em pedir ajuda. Entretanto, muitas pessoas ainda comentam que depressão e problemas alimentares são “frescuras”. A seguir, você conhece 10 filmes que vão mudar essa sua ideia:

Um Estranho no Ninho (Milos Forman): baseado no livro de Ken Kensey, o protagonista Randle Patrick Murphy se finge de louco para não ser mandado para a prisão pela sexta vez. Ele é enviado para uma instituição psiquiátrica, onde vai aprender a conviver com diferentes pessoas e suas características. No local, Randle desobedece as regras e enfrenta a enfermeira ditadora Ratched. Vale lembrar que o protagonista possui características do transtorno de personalidade antissocial, conhecida como psicopata e sociopata, além da falta de capacidade de aprender com os erros e a facilidade de manipular os outros. Filme interessante!

Clube da Luta (David Fincher): não é um filme só de luta, é possível encontrar um transtorno psicótico mal definido. Dirigido por David Fincher, um explosivo sofredor de insônia e um carismático vendedor de sabonete canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. O conceito pega e diversos clubes de luta clandestinos aparecem em cada cidade, até que um dia, uma mulher sensual e excêntrica surge e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos.

Garota, Interrompida (James Mangold): protagonizado por Winona Ryder, o filme traz uma séria de personagens que sofrem de algum transtorno psicológico. Susanna Kaysen é diagnosticada com transtorno de personalidade limítrole e vai para uma clínica tratar sua doença. No local, a protagonista conhece outras mulheres que passam por outros problemas, como bulimina, anorexia, a mentira patológica, abuso sexual e muito mais. O filme nos mostra as diferentes características de cada pessoa e a dificuldade de se sentir bem novamente. Alias, o livro – que deu o sucesso ao filme – é muito bom!

Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky): estrelado por Rodrigo Santoro, o filme retrata o relacionamento conturbado entre Wilson e seu filho Neto. A situação piora, até que o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

Melancolia (Lars von Trier): duas irmãs, afastadas pelo tempo, têm reações completamente distintas ao saber que o mundo pode estar chegando ao fim com o planeta Melancolia se movimentando em direção à Terra. Preste atenção na história e eu juro que seu pensamento nunca será o mesmo.

Quero ser John Malkovich (Spike Jonze): Craig Schwartz é um titereiro, ou seja, um manipulador de marionetes, que se encontra desempregado há meses. Morando em Nova York com sua esposa e diversos animais, ele aceita um emprego temporário como arquivista para o excêntrico Dr. Lester. No trabalho, Craig descobre uma porta que leva para dentro da mente do famoso ator John Malkovich. Um dia, ele conta o segredo para sua colega de trabalho, Maxine, e eles começam um negócio um tanto incomum. Perturbador e necessário!

Dente Canino (Yorgos Lanthimos): depois de passar um longo período sem contato com o mundo exterior, três adolescentes começam a questionar o mundo, recusando-se aceitar respostas que não fazem mais sentido ao mundo em que eles vivem. O problema começa quando os jovens se rebelam contra os pais.

Uma Mulher Sob Influência (John Cassavetes): Nick Longhetti está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. A interpretação de Gena Rowlands é ótima, deixando o enredo perto do público.

Nise: O Coração da Loucura (Roberto Berliner): nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte. Filme importante e sensível.

A Loucura Entre Nós (Fernanda Fontes Vareille): você já se perguntou quais são os limites da nossa sanidade? O que significa ser normal? Através, principalmente, de personagens femininas, o documentário lança um olhar sobre os corredores e grades de um hospital psiquiátrico, dividindo histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. No final do documentário, você vai estar pensando sobre seus conflitos, desejos e erros.

Lembre-se: assumir e dizer para outra pessoa que você tem alguma doença emocional não é vergonha nenhuma! Procure ajuda e lute com todas as forças – você é mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *