TAG – Será que você foi tagueado?

Mana já ouviu falar de transtorno de ansiedade generalizada? Não? Então vos apresento a TAG!

A ansiedade em si não é ruim, esse sentimento, ou emoção, que está ligado a nossa reação natural de luta ou fuga, a nossa preservação e prevenção diante de perigos. É natural nos sentirmos ansiosos pouco antes de uma apresentação ou de um encontro importante.

No entanto quando começamos a nos ver limitados por medos irreais, devemos começar a prestar atenção, pois a TAG bate a porta.

Ansiedade é o mal do século e disso todo mundo sabe, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e dentre os ansiosos,  aproximadamente 88% são mulheres.

O estresse do trabalho, filhos, família, estudos e outros é muito grande, nunca sobrando tempo para nós mesmas. Sem falar que as redes sociais nos vendem essa falsa imagem de que a vida de todo mundo é um conto de fadas, exceto a nossa.

A junção da auto cobrança, do estresse, das frustrações e da falta de tempo para si, resultam na ansiedade ruim.

A ansiedade que precede eventos reais costuma apresentar sintomas como frio na barriga, sono ruim, falta ou excesso de apetite, mas nada que interfira na vida da pessoa, ela sente isso antes do evento e assim que ele ocorre tudo passa e a vida volta ao normal.

Já a pessoa que tem TAG apresenta essa ansiedade normal o tempo todo e quando algo real vai acontecer ela surta e tem uma crise de ansiedade. Durante a crise a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Taquicardia;
  • Enjoo, vômitos e diarreia;
  • Queda de temperatura;
  • Tremores;
  • Hiperventilação;
  • Crises de choro;
  • Fraqueza;
  • Desmaios;
  • Gastroenterite;

Tudo isso no auge da ansiedade!

No dia a dia é muito comum a pessoa sempre ter problemas para dormir, gastrite, intestino irritável, mudanças de humor, dificuldade de interação, tremores…

Amiga a lista é imensa e isso eu sei na pele, já que há 10 anos venho convivendo com a TAG.

Se você tem esses sintomas não hesite em procurar ajuda! Durante muitos anos achei que estava ficando louca até que aos 24 anos descobri o que tinha e fui atrás do que poderia fazer.

A TAG tem tratamento e cura. Além de terapia e medicamento, que me ajudam até hoje, eu também faço outras coisas que me ajudam muito e que podem te ajudar também!

  • Medite

Meditar é de graça e não exige nada além de você, e sim eu também falei essa frase que você acabou de dizer “Eu jamais vou conseguir fazer isso, sou muito pilhada!” e hoje em dia faço meditações de 1h sem problemas.

O mal do ansioso e pensar no futuro sem tomar iniciativas no agora.

Sim você não vai conseguir meditar de cara e pode ser até que demore um pouco para conseguir, mas se você não começar e não for persistente você nunca vai conseguir nada na vida, então se dedique porque vale a pena.

  • Vigie seus pensamentos

Ansiosos num geral tendem a ser negativistas, imagina quem tem TAG. É um hábito péssimo, que não leva a lugar nenhum, aliás, leva, mas nunca para um lugar bom.

Você não precisa começar a mentir pra si mesma, a sorrir pra todo mundo e fingir que está tudo bem quando não estiver, o que você precisa fazer é cortar caraminholas desnecessárias e não entrar nessa de piorar as coisas. Esses pensamentos ruins vão voltar, muitas vezes, mas com o treino eles diminuem muito e você consegue enxergar as coisas de uma maneira se não positiva, no mínimo realista.

  • Em momentos ruins não use perfume

O olfato é o único sentido relacionado diretamente a memória. Quando meu pai morreu o corpo dele foi coberto de rosas e até hoje não consigo sentir o cheiro de rosas sem sentir o cheiro de morte.

Por causa disso evite colocar perfumes, ascender incensos ou aromatizar o ambiente, principalmente se for um cheiro que você goste em momentos ruins, para que sua mente não associe esse cheiro a um momento negativo, pois o cheiro pode ser ótimo, mas seu cérebro vai interpretar como algo ruim e isso pode te deixar ansiosa.

  • Ou recorra a aromaterapia

Em contramão, quando você estiver muito ansioso e precisar relaxar, lavanda e camomila são calmantes naturais e funcionam muito! Você pode fazer um sachê com as ervas ou colocar algumas gotas da essência no travesseiro e pronto!

  • Tome um banho quente

Tomar banho por si só já é algo relaxante e a água quente ajuda a relaxar a tensão muscular além de subir a temperatura caso você esteja com frio ou tremores. Se você gosta de escuro, tente colocar uma vela no banheiro, apague a luz e deixe a água quente escorrer bem na nuca por uns minutos, focando o máximo que conseguir na sensação da água caindo no seu corpo e mais nada.

  • Saia para uma caminhada

Ansioso respira muito errado! Quando você se exercita sua respiração é obrigada a voltar ao normal para oxigenar o organismo corretamente e a sensação de falta de ar passa.

Não pode sair? Então abra esse vídeo e respire com a imagem.

  • Saia das redes sociais

Não miga, você não precisa excluir sua conta no face, mas estipule um tempo limite para ficar nas redes sociais. Acredite você não precisa ficar mais de uma hora por dia rolando naquele feed eterno e deixando de viver. Adote um hábito mais saudável como a leitura ou então crie um novo hobbie como bullet jornal, bordado, palavras-cruzadas…qualquer coisa, mas não fique muito tempo no celular!

  • Troque a luz branca pela luz amarela

A luz branca surgiu como uma forma de economizar energia e assim poupar o meio ambiente, mas nos cômodos que você fica mais, procure colocar uma luz amarela, pois a luz branca além de ser cancerígena, ainda faz muito mal para a saúde mental, você pode se informar mais sobre isso aqui.

Também diminua a intensidade da luz do celular e da tela do seu computador. Tem um app gratuito para pc/note que se chama f.lux que regula a intensidade da luz da tela no computador de acordo com a hora do dia, poupando assim sua vista e seu psicológico.

E por fim:

  • Ponha pra fora!

Sempre que tiver algo, real ou não, te sufocando, coloque para fora! Converse com quem te deixa a vontade, use as redes sociais de forma positiva entrando em grupos de suporte para ansiosos (mas também não fique muito tempo por lá), ou caso não queira contar para ninguém, faça como eu e adote o “livro do caos”.

É um caderno onde escrevo pensamentos recorrentes que me atrapalham de alguma forma. Coloco a data e o pensamento e concluo, é interessante ver o intervalo de tempo entre um pensamento e outro.

Todas essas coisas eu faço até hoje e elas me ajudam muito, mas acima de tudo o que me ajuda até hoje é ser mais gentil comigo mesma, não me cobrar e não me criticar tanto e ter muito claro que eu não sou responsável pelas expectativas que as pessoas, gratuitamente, têm sobre mim.

Faça o mesmo por você e tire esse peso que não lhe pertence das costas.

Se ame, se perdoe e se permita e sempre que precisar, procure ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *