Interpretação!

Interpretação! Cada um tem a sua.

A interpretação é algo que pode ferir profundamente, que nos leva a conclusões precipitadas e consequentemente resoluções equivocadas. Ao menos que você tenha certeza que fez algo ou que seja direcionado ao seu nome ou pessoa. Não vista a carapuça.

Com a era digital, redes sociais bombando e exposição de tudo. Fica rotineiro a interpretação e bem fácil os julgamentos, e lógico, o que seja conveniente ao que pensamos e acreditamos.

Sempre que no colégio precisava fazer interpretação de texto, me questionava como a professora avaliaria. Se a palavra já diz interpretar, eu tinha certeza que cada aluno faria de uma forma. Logo, nenhum conteúdo estaria certo ou errado. Hoje em dia dia ainda me pergunto.

Como viver em paz nesse mundo, interpretando cada acontecimento, cada momento e cada pessoa? Percebo muitas brigas acontecendo causada por “Má interpretação”, ou a interpretação que cada um faz, dentre suas crenças. Pessoas que acreditam que o mundo giram em torno somente delas, absorvem a negatividade pelas frustrações de não terem seu ego elevado a todo momento e acham que tudo que é falado ou demonstrado, sejam pessoalmente ou virtualmente, são para elas.

Em diversas circunstâncias a minha interpretação é DIFERENTE do outro, e isso somente faz com que devemos abrir nossa mente para aprendizados excelentes. Não faz ninguém melhor que ninguém. Aqui cabe reforçar que o respeito deve vir em primeiro lugar sempre.

Na arte, a interpretação transforma o artista e a plateia. Ambos viajam no espetáculo e podem ser o que quiser. O artista desvenda mistérios da alma. Sua ligação com um show sensacional, uma apresentação impecável e a abordagem do tema, precisam ser total. E vão existir diversas opiniões. A CRÍTICA! Boa ou ruim.

Na vida, a interpretação pode ser o impulso para o nosso sossego, paz e tranquilidade. Mas, pode nos trazer angustia, tristeza e ansiedade. Interprete uma palavra, frase ou momento errado, e terá pesadelos e discussões desnecessárias. Busque o real motivo do problema ou daquilo que esta sendo demonstrado, aprofunde na resolução, não viva de dúvidas ou “achismo”. Garanto, que muitas vezes é só falta de comunicação adequada e terá mais da metade dos seus empecilhos resolvidos.

Já adianto, sei que existem pessoas ruins, que vivem para tirar a paz dos outros, seu prazer é azucrinar tudo ao seu redor. E o pior, se sente bem com isso. Infelizmente, para essas pessoas só podemos desejar boa sorte e nos blindar de sua coerção e malefícios. Já as que gostamos e queremos em nosso círculo de amizades, creio que devemos lutar, aprender e entender. Existirão momentos ruins, mas estar com elas nos engrandece e nos torna mais felizes.

Há momentos que não vamos querer interpretar nada, porque o que é, é. Ainda nesses momentos, cabe a nós a decisão de escolher a nossa paz, escolher o nosso mundo. E se tiver que deixar coisas e pessoas para trás, que seja as que nos atrapalha de prosseguir, de crescer e de galgar plenitude.

Nos textos que escrevo, a interpretação rola solto. É interessante o olhar de cada pessoa, a crítica e as colocações, definitivamente percebo que interpretar é único e individual. Não tem a ver com empatia, nem com compaixão. Vai além disso, vai do que a pessoa esta vivendo quando esta lendo, do que acredita e do que esta aprendendo ou reforçando no conhecimento. É mágico usar as palavras para transmitir sentimentos e situações. É mágico transformar ideias em histórias e é fascinante expressar vontade em textos. Ouvir que “aquele texto” veio em momento certo ou calhar, é uma sensação inexplicável. Se qualquer palavra que eu disser, já colabora. Minha missão está sendo cumprida.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” (Carl G. Jung)

A minha interpretação de tudo isso é que, viemos ao mundo para sintonizar nosso corpo físico com o espiritual, passar por caminhos difíceis e encontrar neles a força para prosseguir. E nos dias felizes, agradecer e contemplar.

” A gente não pode ter tudo. Qual seria a graça do mundo se fosse assim?” (Música Trem bala – Ana Vilela)

Não acredite em tudo que vê ou escuta, é triste, mas verdadeiro. O mundo é movido a status, dinheiro e em Ter para Ser. Ele compra caráter, dignidade e honestidade. Use a única ferramenta que você pode controlar, a seu favor. SUA CONSCIÊNCIA! Volto a lembrar das redes sociais. Um monte de perfil fake, mentes vazias, discussões incontroláveis, mentiras, sorrisos tristes e invenções de uma vida irreal. Essas ferramentas, se usada adequadamente são importantes e trazem benefícios, porém, usadas com má índole, só trazem desespero.

E no final, a interpretação será somente sua. Diante de boas escolhas, será reconfortado e terá bons resultados. Diante de más escolhas, terá que suportar imposições e suas próprias lamúrias.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *