Sobre abandonar algumas expectativas e abraçar a realidade…

Estava falando esses dias com uma pessoa que gosto muito sobre como eu costumo vedar internamente as coisas negativas que me acontecem cotidianamente. Nem todo mundo sabe lidar com a bagunça que vive no outro.

Estou sempre buscando estar em paz, minha missão todos os dias quando acordo é fazer o caos se transformar em riso e o medo se transformar em alegria compartilhada.

Nada me faz mais feliz do que saber que as pessoas se sentem mais à vontade por estarem perto ou realizarem algo enquanto eu estou por ali. A graça da vida as vezes é ser o final da tempestade, é surgir como possibilidade de paz. É ser silencio no barulho incessante da vida das pessoas.

A falta do falar sobre pode dizer muita coisa também. O fardo de lidar com as expectativas que as pessoas criam sobre nos acaba não nos deixando confortáveis em ser quem realmente somos. Nossos pais querem que tenhamos uma profissão segura, estabilidade emocional e que sigamos o padrão socialmente correto para que eles não tenham vergonha de nos apresentar para a sociedade sem que a voz trema todas as vezes que precisarem contar para as pessoas onde trabalhamos, com quem nos relacionamos ou como levamos a vida. É muito raro que não exista essa cobrança involuntária por parte deles. Nossos amigos esperam que estejamos sempre ao lado deles, que sejamos leais ainda que eles sejam ausentes inúmeras vezes. Esperam que estejamos disponíveis ainda que não estejam sempre lá por nós. Cobram que sejamos quem eles nem sempre são por que sossego mesmo é estar com quem entende a gente. Mas e aí, você entende as dores e alegrias de quem caminha com você?

Quem realmente abraça o que te faz feliz sem abordar questionamentos que te farão ficar em duvida sobre seguir em frente? Quem realmente sorri quando alguma coisa te preenche a ponto de pensar que vai explodir de alegria ou de tanto chorar?

Abrace mais essa pessoa. Diga que ama alguém enquanto caminham pelo corredor dos supermercados. Ainda que as pessoas não entendam, é importante que os poucos que te fazem pensar que tem asas possam usufruir do voo com você.

Procuro ser na maioria das vezes a verdade que não dói. Não tenho duvidas de que não será possível sempre, mas é importante tentar, a rotina já esmaga a gente demais do lado de fora de casa, dos abraços e do vai ficar tudo bem quando dito por pessoas que nos confortam.

Não se esqueça do mais importante: Não se incomode com as expectativas que criam sobre o seu caráter ou o seu jeito de levar a vida. Sobre suas ações ou sobre a falta delas. Não deixe que a falta da correspondência sobre quem querem que você seja sufoque quem você deseja ou consegue ser. Viver nem sempre necessariamente significa doer em paralelo. Você só precisa continuar.

 

 

 

Imagem: @umcartao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *