Vegetarianismo, veganismo, ovolactovegetarianismo você sabe a diferença de cada um?

Muito hoje em dia se fala a respeito de veganismo, vegetarianismo e ovolactovegetarianismo. Uns ação que é só não comer carne, outros acham que é frescura e muito ainda que nem sabem o que é o que.

Vamos hoje falar um pouquinho de cada um deles.

OVOLACTOVEGETARIANISMO

O ovolactovegetarianismo é um tipo de dieta vegetariana em que, além dos alimentos vegetais, também é permitido comer apenas ovos e leite e derivados como alimentos de origem animal. Assim, peixes, carnes e seus derivados são excluídos da alimentação como em qualquer outro tipo de vegetarianismo.

Quando inserida numa alimentação saudável, a dieta ovolactovegetariana traz benefícios como ajudar a diminuir o colesterol e prevenir problemas como doenças cardíacas e câncer, mas também pode levar ao aumento de peso e a problemas de saúde quando ocorre consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e cereais refinados, como a farinha de trigo.

LACTOVEGETARIANOS

Com apenas uma restrição a mais do que o grupo acima, os lactovegetarianos não consomem ovos. Essa dieta é mais comum na Índia e está ligada à razões religiosas.

VEGETARIANOS

Os vegetarianos alem das restrições acima citadas não consomem também leite e seus derivados. A grande maioria dos indivíduos que querem se adeptos a esse estilo de vida começam nessa classe.

Neste tipo de vegetarianismo, os leite de vaca é substituído por leites vegetais, como de soja e de amêndoas, e o ovo é substituído por fontes de proteína vegetal, como soja, lentilha e feijão

VEGANISMO

Ser vegano é considerado um posicionamento político, ao invés de uma dieta. Quem se encaixa nesse grupo, além de não consumir carnes, laticínios e ovos, também não veste ou utiliza qualquer produtos que contenha substâncias de origem animal.

Para cumprir o estilo de vida vegano, deve-se estar atento aos ingredientes de todo tipo de produtos, como cremes cosméticos, maquiagem, roupas, sapatos e acessórios.

CRUDÍVOROS

Consomem apenas alimentos crus, estando incluídos na dieta somente legumes, frutas, nozes e grãos germinados crus.

Sua principal desvantagem é a redução na quantidade de proteína consumida, pois também são excluídos da dieta as leguminosas como feijão, soja, milho e ervilha, principais fontes proteicas de origem vegetal. Além disso, a variedade alimentar é muito reduzida, o que também se deve à dificuldade de encontrar alimentos frescos.

FRUTIVOROS

Alimentam-se exclusivamente de frutos, evitando assim todas os alimentos de origem animal, as raízes e os rebentos. Sua principal característica é que além da recusa em contribuir para a exploração e morte animal, também se recusam a participar da morte das plantas.

É importante lembrar que mesmo em uma dieta vegetariana deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, doces e gorduras, como bolos, frituras e biscoitos recheados.

Além disso, alguns nutrientes como ferro e vitamina B12 podem precisar de suplementação, sendo importante o acompanhamento com um nutricionista para garantir uma boa alimentação com todos os nutrientes diários necessários.

Sempre sendo necessário um acompanhamento por um nutricionista e de um farmacêutico clinico para acompanhar a alimentação e a suplementação necessária pela falta de alguns nutrientes que esses alimentos trazem ao organismo.

 

One thought on “Vegetarianismo, veganismo, ovolactovegetarianismo você sabe a diferença de cada um?

  1. Rodrigo Rosa says:

    Oie:

    Legal o blog!
    E olhar na tal ‘vaca vegetariana’ causa até uma coisa…
    Pois sou há tempos. E me orgulho disso.
    Inclusive nem uso mais COURO/SEDA _ e ALMISCAR.
    Quando se adere a tais causas DIFÍCIL DE VOLTAR ATRÁS.
    Se a CADEIA ALIMENTAR já é algo errado – chocante; imagina USAR SERES QUE NEM PODEM SE DEFENDER.
    Questão antiga mesmo.

    Saudação vegetariana,
    Rodrigo O Rosa

    * E és de PORTUGAL!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *