Toda mudança vem para somar

Parei de apagar o passado depois de cada mudança, passei a deixar que ele some no meu presente. E passei a permitir que todos os dias eu mude, e que a cada mudança, eu some mais para mim mesma. Mais aprendizado, mais experiência, mais paciência, mais fé. Só assim paramos de cometer sempre os mesmos erros.

Entre todas celebrações de fim de ano eu comecei a me transformar. Como se um casulo começasse a se formar, me preparando para uma mudança boa. Depois de refletir um pouco sobre o que aprendi, decidi trazer para vocês também.

Medo de transformações

Como boa taurina, com os dois pés cravados na terra, sempre detestei mudanças. Sempre me limitei a mudar o cabelo e as roupas. Mas na hora de mudar por dentro, sempre usei uma frase de escudo: “nunca se sabe o defeito que mantém um edifício de pé”. Não sei quem escreveu isso, muito menos o seu contexto original. Mas percebi que entre muitas coisas que precisava mudar, esse pensamento deveria ser o primeiro.

Fiz uma breve retrospectiva da minha vida, e me dei conta que todas as vezes que eu permiti pequenas transformações na minha vida, coisas boas vieram para mim. É como se a gente precisasse ter coragem de entrar em um barco pequeno e viajar durante semanas em alto mar. Correndo risco de se deparar com fortes tempestades, mas com a promessa de conhecer um lugar completamente novo, cheio de coisas bonitas que nunca imaginávamos encontrar um dia.  Decidi que quero correr o risco de cair, desde que eu me levante e encare um mundo completamente novo.

 

O passado não pode ser apagado

E isso não é novidade para ninguém. Mas, depois de cometer um erro, tentamos sempre apagá-lo. Não é a melhor solução! Devemos conviver com as consequências de nossas escolhas, nos desculpar quando achamos necessário. E, quem sabe, no futuro, fazer escolhas melhores? Temos que digerir nosso sofrimento por completo, só assim aprenderemos com ele. Por isso, aí vão alguns conselhos:

Mudou de religião? As frustrações ou decepções com a crença antiga não devem fazer dela um arrependimento, mas um aprendizado. Sempre. Mudou de emprego? Não precisa ter mágoa ou ressentimento dos motivos que te fizeram sair do antigo. Com certeza, aprendeu alguma coisa com a equipe antiga. O mesmo vale para relacionamentos, cursos, amizades, etc.

A mudança acontece no dia a dia!

Não adianta querer acordar transformada. Não dá. Demoramos muito para deixar velhos hábitos. E novas tradições levam tempo para serem estabelecidas. Por isso, busque mudar aos poucos. Todo dia uma nova mudança, e cada dia mais perto de ser quem desejamos ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *