Posse responsável de animais

posse responsável de animais

Posse responsável de animais

Nos dias de hoje, ter a companhia de um animalzinho passou a ser comum para a maioria das pessoas mas, você já ouviu falar em posse responsável?

Animais são seres sencientes (são seres dotados de sensibilidade, sentem fome, medo, frio, carinho, respeito, raiva, sede, compaixão…), e por serem seres dotados de sentimentos como eu e você, precisam e merecem tratamento digno. A posse responsável vai muito além de uma alimentação de qualidade e água. Cães e gatos que são os animais mais comuns de se terem em casa, são animais que tem uma estimativa de vida de 12 a 16 anos (existem muitos que ultrapassam essa estimativa) e nesse prazo você tem a responsabilidade de uma vida em suas mãos.

Castração

Além de uma alimentação de qualidade (que pode ser tanto uma ração premium quanto a alimentação natural que é composta por proteína animal, cereais, legumes, frutas e verduras), a água precisa ser mineral, filtrada ou fervida (para evitar verminoses), vacinação anual para doenças específicas de cada espécie, um lugar seguro sem rota de fugas, tanto para cães como gatos (para gatos a recomendação é tela em janelas e muros, gatos não foram feitos para dar uma voltinha, lembre-se: eles podem ser atropelados, se perderem, entrar em brigas, contrair doenças), uma caminha para deitar, de preferência macia ( evita calos em cães, evita que sejam expostos a friagem e sejamos francos, é confortável), visitas regulares ao veterinário, e, após os 6 anos, exames anuais para prevenir doenças que infelizmente aparecem com a idade, coleira com plaquinha de identificação contendo o nome do animal e o contato de seu tutor, e é claro, a CASTRAÇÃO.

Todos os dias, em todos os cantos do mundo milhões de animais são exterminados simplesmente por existirem. A castração é um ato de amor e responsabilidade. Não se pode ensinar que o animal use camisinha, eles não fazem sexo por prazer e sim, única e exclusivamente para procriação. Não há lares para todos os animais, muitos morrem nas ruas por fome, doenças, sede, atropelados, pela crueldade do humano, muitos irão morrer sem saber o que é um afago, uma comida decente, um lugar quente para dormir.

A castração é ó único método eficaz de controle da populacional de animais. Ela também evita várias doenças nos animais e prolonga a sua vida com qualidade.

Nas fêmeas, a castração antes do primeiro cio diminui em 98% a chance aparecimento de tumores de mamas. Castrando uma fêmea se evita tumores de útero, ovários e trompas, evita a piometra (infecção do útero que se não retirado com urgência leva a fêmea a óbito), evita-se a pseudociese (gravidez psicológica), TVT (tumor venéreo transmissível) e crias indesejáveis.

Nos machos, evita-se doenças testiculares, hiperplasia de próstata (que é o aumento da mesma), tumores de próstata, de ânus e da região adanal, TVT (já mencionado acima), ajuda na melhora do comportamento dos machos (diminui-se a marcação de território, comportamento sexual de montar em coisas e pessoas, melhora-se o comportamento de origem hormonal, o comportamento de personalidade NÃO muda).

Segue a baixo quadros que demonstram a quantidade de animais que em 10 anos um único casal de cães pode gerar e em 6 anos a quantidade gatos que um casal pode gerar.

 

Vamos castrar nossos animais, essa é a maior prova de amor que podemos dar para essas criaturinhas que só nos dão amor e alegria. Procure o CCZ de sua cidade, muitas prefeituras e ONGS fazem o trabalho de castrações gratuitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *