Por que não estamos mais satisfeitos com trabalhos convencionais

trabalhos convencionais

Muitas décadas atrás, trabalhar somente significava ter uma fonte de renda para sustentar a família. Então, o trabalho começou a ser enxergado como um meio de se realizar. Mas as diferenças cada vez mais gritantes entre gerações têm feito com que um grande número dos jovens adultos dos anos atuais sofra com sentimentos de frustração, tudo por conta de trabalhos que não os satisfazem.

Quando essa insatisfação surge, o mais comum é culpar a empresa pelo problema. Salários injustos, longas jornadas de trabalho, benefícios ausentes, dinâmicas estressantes e falta de perspectiva de crescimento são algumas das principais reclamações das pessoas que não gostam do que fazem, mas que precisam continuar no mercado de trabalho para se sustentar. No entanto, nem sempre os motivos de tanto descontentamento são somente externos: em muitos casos, a origem do desânimo está na maneira como o profissional se relaciona com o trabalho.

Além disso, muitas pessoas não separam muito bem a vida pessoal da profissional, e, portanto, ao estarem insatisfeitas com o seu trabalho, acabam estendendo esses sentimentos negativos para os demais âmbitos de suas vidas. Isso porque o trabalho, nestes turbulentos tempos modernos, se torna um pilar da vida individual, se tornando parte de sua identidade. Logo, se uma coisa não está legal, todo o resto também não.

Descobrindo a origem do descontentamento

O autoconhecimento é fundamental para se descobrir a origem de tanto descontentamento com a vida profissional. Para isso, é preciso avaliar se aquele ambiente é mesmo onde você deseja trabalhar, se as suas competências são valorizadas ali, e se sua performance está de acordo com as expectativas da empresa.

Se todas as suas respostas para essas questões forem “não”, muito cuidado para não se colocar na posição de vítima. A vítima culpa sempre o fator externo por seus problemas e, se você não está satisfeito com o rumo que sua vida profissional está tendo, somente você pode tomar uma decisão e mudar. Também é válido avaliar se você está atuando na área em que realmente deseja — e, se concluir que sua área nada tem a ver com sua personalidade e valores, é hora de buscar uma mudança. Afinal, continuar trabalhando somente por dinheiro garantirá as contas pagas, mas sua vida profissional fica sem propósito.

 

O coaching de carreira pode mudar a sua vida

Estar insatisfeito com o seu trabalho gera consequências negativas em sua vida pessoal, resultantes de tanto descontentamento, e também acarreta problemas na empresa, como, por exemplo, taxas de absenteísmo, alta rotatividade de pessoal e redução de desempenho e produtividade. Se você está insatisfeito com o andamento de sua vida profissional, agende uma sessão gratuita http://oficinadoautoconhecimento.com/agendamento para descobrir como o coaching pode, efetivamente, mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *