Os filhos precisam que os pais não precisem deles

filhos e pais

Os filhos, quando chegam na idade adulta, sentem-se em dívida com os pais. Sentem-se responsáveis pelo bem-estar deles. Acho que isso é a lei da vida, você deve suporte a quem lhe deu suporte durante muito tempo. E isso deve acontecer naturalmente.

Pra ler ouvindo “Terra de Gigantes”,da Engenheiros do Hawaii, se der. Se não, só lê

E quando há conflito entre aquilo que o filho precisa fazer por si e o que ele precisa fazer pelos pais? Esse conflito interno pode afetar muito a cabeça de alguém. Deixar de mandar aquela ajudinha financeira pros pais para poder arcar com a parcela do imóvel próprio ou esperar mais um pouco para comprar e continuar ajudando os pais? Se mudar para a cidade que você quer e ficar longe dos velhos ou ficar por perto porque eles precisam de você por ali? Existem inúmeras situações onde filhos se colocam nesses dilemas dificílimos de resolver.

Além da própria consciência pesando, existe o sentimento de abandono que os pais muitas vezes não fazem questão de esconder. É nesse ponto que quero chegar. Com certeza existem situações onde realmente os pais dependem dos filhos, mas em outros tantos não é necessidade mesmo, é capricho. E para esses pais eu digo seu filho precisa que você não precise dele. Amar os filhos envolve necessariamente deixá-los livres. Bons filhos sempre vão ajudar os pais, reconhecer quando eles precisam de algo. Mas eles precisam ser livres para tomar suas decisões.

Não sou mãe, não sei como é, mas deve ser meio assustador ver aquele bebezinho que dependia de você para absolutamente tudo, se virar sozinho, e voar do ninho. Mas isso é a lei da vida, o filho cresce e vai embora construir a própria história e ter seus filhos, que um dia também vão embora. E por mais difícil que isso seja, os pais precisam deixar que isso aconteça, sem que isso represente peso na consciência ou sensação de falha nos filhos.

O mundo não vai levar o filho, se este construiu raízes fortes. Ele pode ir morar no Japão, mas sempre vai dar um jeito de estar por perto, auxiliando, se fazendo presente e completamente louco pelos pais. Mas ele precisa saber que os pais não vão se magoar se ele resolver ir morar no Japão. Ele precisa! As decisões que ele toma na vida hoje, são aquelas que vão construir o futuro dele, futuro que talvez os pais vejam, talvez não. Por isso é importante que o filho possa escolher o que for melhor para ele, sem crises, sem peso, sem magoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *