Organização sem apego

Como manter a sanidade na desordem do lar.

Uma pilha de louça pra lavar  na cozinha. O cesto de roupas sujas está transbordando. Os brinquedos da cria estão espalhados por todos os cômodos da casa, há migalhas de bolo pelo chão, e não há nenhuma previsão de horário pro almoço ficar pronto.

Você tem e-mails acumulados, tarefas pendentes, um livro pela metade há meses. Sente que precisa recomeçar tudo e que em meio ao caos não pode existir ordem.

É agora que você me espera dizer que seus problemas acabaram e que eu tenho a solução pra desordem do universo pessoal do seu guarda roupas.

Desculpe decepcionar.

Sou daquelas que começa dieta na segunda às 8hs e horas depois já comeu uma bandeja de brigadeiros e pensa em pedir uma pizza pro jantar. Eu sou a desordem.

Curiosamente, minha casa persiste em relativa harmonia e organização, eu lavo a louça diariamente, lavo as roupas e limpo o chão.

Sim, eu lavo o banheiro, arrumo os brinquedos e brinco de robô alienígena quando passo o aspirador de pó pela casa. Sim, eu tenho truques pra fazer isso com a cria em casa de modo que todas as necessidades sejam atendidas.

Se você precisa de um ambiente organizado pra sentir que a vida flui uma boa técnica é adotar um calendário de organização. Aí vale o que for melhor pra você, celular, planner na geladeira, laço de fita amarrado no dedo… fica a seu critério. O importante é tornar as tarefas visíveis. Se mora com companheiro(a) e/ou filhos dividir as responsabilidades pelas tarefas é primordial para manter a ordem.

Se seu filho é o responsável por lavar a louça dificilmente ele pegará um novo copo no armário cada vez que tiver sede deixando o antigo na pia.

Qualquer coisa nova que você tentar precisará de disciplina. Leva tempo até que algo se torne habito e que tudo e todos se encaixem na nova rotina. Organização, disciplina e persistência são as palavras de e para a ordem. Não existe solução mágica, ou fórmula que funcione para todos.

Defina seus desejos e prioridades. Avalie um a um e seja realista: se você mora com outras pessoas ou animais não há como controlar o ambiente 100% do tempo e é preciso saber do que se pode abrir mão. Defina uma rotina saudável. É você quem serve sua casa ou sua casa que serve a você?

Não seja dependente da realização de tarefas que podem ser deixadas pra depois. Saiba o momento de esquecer a louça suja na pia, deitar sob cobertores com um balde de pipoca na mão e se perder na Netflix.

Se tem filhos pequenos uma dica pra hora da arrumação é colocar um filme pra que eles se distraiam ou envolver os pequenos nas atividades conforme faixa etária e desenvolvimento de cada criança.

Particularmente, não gosto de fazer qualquer atividade de arrumação com as crias dormindo, acredito que elas devam saber que dá trabalho, que alguém faz, que é cansativo, se elas dormem com tudo bagunçado e acordam na mais perfeita ordem pode dar a impressão que tudo se resolve como mágica, sem ninguém se esforçar. Sem falar que depois de passar o dia atendendo as necessidades familiares e domesticas e de brincar de fazer cesta com a roupa suja na máquina de lavar, quer hora melhor pra descansar e colocar as séries em dia do que o momento que o filho dorme?

Seja gentil consigo e use esse tempo pra relaxar, cuidar de si, namorar, qualquer coisa menos lavar a louça e passar roupa intima!

6 séries para relaxar na Netflix

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *