O que fazer com o 13º salário?

O fim do ano chegou e com ele o tão esperado 13º salário. UHUUUL, QUE FESTA!!! Mas…o que fazer com ele??

Primeira coisa, você está inadimplente? Se sim, quite a sua dívida! Você está endividado? [Aqui vamos abrir um parênteses para explicar a diferença. Inadimplente é quando você tem uma dívida e não consegue pagar, e endividado é quando você tem algum parcelamento e está pagando em dia.] Se você tem alguma dívida mas consegue pagar tranquilamente, sem correr o risco de ficar inadimplente, utilize o seu 13º salário para fazer a sua reserva de emergência.

A reserva de emergência é muito importante, caso você perca o emprego por exemplo. O ideal é que você tenha guardado no mínimo 6 meses do seu custo de vida mensal. Por exemplo, eu vivo bem com 1.000 reais por mês, então eu preciso ter no mínimo 6.000 reais guardados para ter uma segurança caso eu perca meu emprego. E quando eu digo “guardado” tenho certeza que vocês pensam em poupança né, porém essa não é melhor opção. Existem outros meios de guardar esse dinheiro, em locais que rendem mais do que a poupança, como o Tesouro Direto por exemplo.

Agora você deve estar perguntando, “e os presentes de Natal?”. Se você não tem a sua reserva sinto lhe informar, mas os presentes ficam para o ano que vem. Porém, se você quiser muito dar alguma coisinha pode utilizar 10% do 13º. Mas que fique claro, o seu presente também está incluso nesses 10%! Outra opção são os presentes feitos por você mesmo. Se você sabe fazer alguma coisa, é uma ótima alternativa nesse momento. Esses presentes DIY (“Do it your self”, que traduzindo seria “faça você mesmo”), acabam tendo muito mais valor, já que você fez com muito amor e carinho para a pessoa. Mostra que você se preocupou e se dedicou para presentea-la. Quem não gosta de se sentir amado, não é mesmo?! hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *