O MUNDO ESTÁ PREPARADO PARA AS RELAÇÕES MODERNAS?

RELAÇÕES MODERNAS

AFINAL, O QUE É ESSE TAL DE POLIAMOR?

O mundo está mudando e a facilidade que a tecnologia trouxe de conhecer pessoas, está fazendo também com que as pessoas se apaixonem cada vez mais, ao mesmo tempo, o apego e o ideal monogâmico vêm diminuindo. Existem cada vez mais novos tipos de relações estáveis que não aplicam a monogamia. Vamos entender um pouco melhor como isso funciona.

Relacionamentos abertos:

Existe um casal fixo, porém ambos podem se envolver fisicamente com terceiros fora da relação. Alguns casais optam por compartilhar os acontecimentos e outros preferem não ficar sabendo. A principal regra nesse caso é não se envolver emocionalmente, o que nem sempre é fácil de controlar, o que acaba levando uma parte desses relacionamentos para o próximo tipo.

Poliamor:

No Poliamor existe mais de uma formação de casal. São relacionamentos que acontecem paralelamente, envolvendo três ou mais pessoas de maneira consensual, ou seja, todos sabem uns dos outros. Prega-se que o amor é livre e não deve ser direcionado ou limitado a uma pessoa só. Existem algumas variações de relacionamento dentro do Poliamor:

  •  Poliamorismo Grupal: trata-se de uma “relação em grupo” onde todos os envolvidos uns com os outros, ou seja, todos estabelecem relações amorosas entre si;
  •  Poliamorismo Interconectado: cada pessoa envolvida tem relações distintas das do parceiro, ou seja, os namorados de um não se envolvem com os de outros;
  • Poliamorismo Mono/Poli: o poliamorista possui suas relações paralelas enquanto o monogâmico continua se envolvendo com o único parceiro.
  • Poliamorismo Mono/BDSM: o poliamorista possui relações de dominação/submissão enquanto o monogâmico continua se envolvendo com o único parceiro.

Mas a grande questão é por quê as pessoas estão buscando cada vez mais esses tipos de relacionamentos modernos? A visão de relacionamento mudou tanto assim, as pessoas estão mais carentes ou encontraram um jeito de evitar traições?

E, até onde essas relações conseguem ser psicologicamente saudáveis?

Independente de quais sejam as respostas, cada vez mais casais estão seguindo esses novos modelos de relacionamentos e famílias estão sendo formadas assim. Enquanto as pessoas estiverem felizes e saudáveis, elas devem viver aquilo em que acreditam e que as fazem felizes, afinal, por quê não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *