Amizades abusivas: sim, elas existem!

Friendship

Amizades abusivas, sim, elas existem e você provavelmente já teve uma. Se não teve talvez tenha algum dia.

Não estou querendo te assustar, mas alertar, de coração. Essas são palavras de uma pessoa que viveu uma amizade abusiva por quase 9 anos.

Pois é, queridos, relacionamento abusivo não é só amoroso. Eu sou a prova viva disso.

Tudo começa com um simples “Olá! Prazer em conhecê-lo!” como qualquer outro relacionamento. Pode ser na escola, trabalho, faculdade, cursinho, etc.

O tempo vai passando e você e a pessoa se apegam, andam sempre juntos, saem juntos. Até aí tudo parece uma maravilha, mas nem tudo são flores, não é mesmo? Começam a acontecer brigas, o que é comum em qualquer tipo de relação já que as pessoas são diferentes, mas é aí que você deve se atentar.

Os sinais de uma amizade abusiva são basicamente os mesmo que de um relacionamento amoroso abusivo. São eles:

  • Culpa
  • Extremo cuidado ao conversar
  • Ofensas difarçadas
  • Apenas uma das pessoas envolvidas corre atrás
  • Ausência de companhia em momentos difíceis

Culpa

É quando em qualquer discussão a pessoa te faz se sentir culpado mesmo sem motivo aparente. E adivinhe, você sempre, SEMPRE acaba pedindo desculpas para ela por se importar com a amizade.

Extremo cuidado ao conversar

É quando você sente necessidade de avaliar cada palavra que vai dizer para a pessoa em uma conversa, pois acredita que qualquer descuido vai irritá-la. Isso nos leva de volta à culpa, e você sente medo de a amizade terminar. Acaba sempre se preocupando mais com o outro e esquece de si mesmo.

Ofensas disfarçadas

Sabe aquelas “brincadeiras” que te magoam mas você finge que não liga? E quando a pessoa te rebaixa pra se exaltar na frente de outrem? Pois é! Corre que é cilada!

Apenas uma das pessoas envolvidas corre atrás

Vocês combinam de se ver na casa de um dos dois, mas adivinhe, é sempre você que tem que ir na casa da pessoa. Ela arruma mil e uma desculpas pra não ir na sua casa. Se marcam em outro lugar, você que sempre tem que ir até onde é mais fácil pra outra pessoa. Se discutem, você que sempre tem que ceder.

Ausência de companhia em momentos difíceis

Você sempre está lá quando a pessoa precisa. Você é sempre o ombro amigo que doa abraços, que seca lágrimas, que doa tempo. Sempre um ótimo ouvinte. Mas e quando é com você? Esse amigo faz o mesmo por você? Você pode realmente contar com ele?

Pode ser doloroso descobrir que aquela pessoa que você tinha tanta consideração é um amigo abusivo, mas vai por mim, se afastar de gente assim é o melhor que você pode fazer por si mesmo, pela sua saúde mental.

Se livre das suas amizades abusivas e liberte-se!

Para mais conteúdo sobre amizade, leia também: Você tem Amigos de Verdade, ou “Amigos”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *