Mulheres não gostam de games

mulheres-tambem-jogam-videogame

Mulheres que já ouviram essa frase, continuem lendo. Mulheres e homens que ainda dizem essa frase, por favor, voltem para o século de onde vocês vieram. Além de ser obsoleto, dizer que “homens fazem isso e mulheres fazem aquilo” é irritante. Hoje homens e mulheres gostam e fazem qualquer coisa, e se você realmente não for um viajante do tempo, acostume-se. Já que repetir esses mantras só vai te fazer passar cada vez mais vergonha.

Pra ler ouvindo “Applause”,da Lady Gaga, se der. Se não, só lê

“Claro que você gosta, você é lésbica, é diferente”, prontamente já adianto, meu círculo de amizades é, pasmem, predominantemente hetero. E, pasmem mais, todas as minhas amigas jogam. “Ah, mas você é da galera nerd/geek”, e eu respondo que eu sou a mulher mais nerd/geek do meu círculo de amizades. Ou seja, não adianta querer reclassificar pessoas para que elas caibam nessa sua “velha opinião formada sobre tudo”. Mulheres gostam de games, e jogam muito bem.

Eu assumo que o incentivo que recebíamos antigamente para jogar era quase zero. Isso fez com que tenha ficado bem difícil para nós que crescemos ali nos anos 90. No meu caso, por exemplo, quem tinha mesmo os consoles era meu irmão. E eu jogava de tinhosa que sempre fui. Acontece que o prazer de zerar um jogo, de se envolver em uma aventura ou de disputar um campeonato não escolhe gênero. E se escolhesse?  Convenhamos que mulheres sairiam na frente, nós adoramos um desafio.

Com certeza os viajantes do tempo ainda vão fazer uma última tentativa e dizer “mas é que existem jogos para meninas”. Essa talvez seja a questão mais sutíl da argumentação. Veja bem, eles até permitem que as mulheres se aventurem por essa parte do dito universo masculino, desde que seja uma parte adaptada. A questão é que, mais uma vez, diversão não escolhe gênero. A mulher que gosta de games, vai escolher jogos de acordo com sua personalidade e ponto. É só isso.

É obvio dizer que nem todas nós gostamos de games, mas isso com certeza se deve ao fato de não existir unanimidade entre as mulheres, aliás não existir unanimidade na raça humana. Também não é minha pretensão dizer que todas temos que gostar. Quando alguém não gosta de algo, não gosta e pronto. Mas àquelas que nunca tentaram se aventurar, porque “é coisa de homem”, tentem. Sério. Tentem.

Vocês podem descobrir um excelente passatempo com dom de tirar um pouco do stress (ok, as vezes aumenta também). Pode ainda aumentar os reflexos, trabalhar a coordenação motora, melhorar raciocínio lógico e se usado corretamente, fortalecer amizades. Depois de começar a jogar, você vai acabar descobrindo seu estilo, aquilo que mais te deixa feliz em jogar, mas aqui vão alguns títulos bem bacanas para iniciar:

  • Assassins Creed (Qualquer um da franquia): O jogo é longo, se passa simultaneamente no presente e passado. Tem inúmeras atividades paralelas para serem realizadas enquanto se avança no objetivo principal, tem puzzles, tem “mini filmes” para enriquecer a história. Aliás, a história é baseada em personagens reais, vale muito a pena.
  • God of War ( Qualquer um da saga): Trata sobre mitologia. Também tem história, também tem puzzles, etc, mas é mais sangrento, mais gráfico.Se você gosta de cenas mais fortes, vai gostar desse.
  • FIFA (Qualquer um deles):  Se você gosta de futebol, é o seu jogo. Todo ano sai um FIFA diferente, e de um ano pra outro não costuma mudar muito além de jogabilidade, gráficos, layout e times. Se você está começando escolha qualquer um e vai em frente. Ah, três dicas sobre jogos de futebol: Não jogue PES, não jogue PES e não jogue PES.
  • Need for Speed (A maioria é bom, mas gosto muito do Underground 2): Se você gosta de velocidade, esse é um clássico. Tem missões, corridas, modo carreira, é possível comprar e customizar os carros. Coisa linda.
  • Mortal Kombat (Pode ir no unidunitê sem medo): Sim, eu sou fiel aos jogos que me fizeram feliz na infância, então a dica de jogo de luta é esse clássico. Acho que mesmo que nunca tenha jogado, você já deve ter ouvido falar desse. E certamente conhece ao menos um personagem (Sub-zero, Scorpion, Sônia). Acompanho a franquia desde muito pequena, tenho meus preferidos, mas pra mim é a mesma pegada do FIFA, escolhe um e joga, é viciante.

Mito quebrado, sugestões dadas. Agora corre, pega o controle, joga e se joga.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *