A diferença entre Família e Parente

Aprendi desde cedo com a minha mãe que família é quem vive junto, com uma relação de cumplicidade e defesa, enquanto parente são os que possuem o mesmo sangue, mas não tem convívio.

Essa explicação parece ridícula ao pensarmos que, quando casamos/juntamos/moramos com alguém, nossos pais deixam de ser nossa família para se tornar parente.

Não é que deixa de existir amor entre os filhos que saem de casa pelos seus pais ou vice-versa, nós sempre seremos família dos nossos pais, mas eles se tornam nossos parentes quando resolvemos constituir família.

Mas quando moramos com alguém, sempre ouvimos dizer que vamos constituir família, isto é, decidimos sair do ninho dos nossos pais para morar com alguém, nos importar com alguém de tal forma que unimos a rotina e queremos estar ao lado dessa(s) pessoa(s).

 Dividir um teto é dividir a vida, dividir a paz.

Por este motivo é tão popular o ditado “Quem casa quer casa”. Os pais se tornam parentes e iniciamos uma caminhada pela família, pela rotina com alguém, problemas, soluções, lágrimas, sorrisos… É uma nova jornada que, na maioria dos casos, complica se houver algum parente no meio.

É complicado, é difícil, mas é necessário entender as prioridades. É preciso aceitar que nem sempre cabem os pais no título de família.

Não permita que seus pais ou sogros entrem na sua relação, na sua família. É preciso blindar a intimidade para que o casamento flua, para que sua base familiar exista e seja sólida. Aceite que a vida é feita de escolhas e seja firme.

Quando precisar de colo da mamãe e do papai, você sempre terá acesso, o amor não muda, mas amadurece. Aos olhos dos pais, sempre seremos família, sempre seremos os bebês do coração.

 

 

4 thoughts on “A diferença entre Família e Parente

  1. messiasnonato.pro@gmail.com says:

    Pai,filho é família nuclear, enquanto os avós continua serem familia. O restante é parente.

  2. Alexandre says:

    Família é quando convivemos e temos afinidade, o que entendi é a exclusão dos pais, como se não coubessem na extensão da família, é uma visão progressista minando um respeito tradicional, o termo patriarcal se tornou pejorativo, o amor e respeito se estende á muitas gerações, perde-se os vínculos perde se a identidade.

    • Tomasturbando says:

      Va ler a Bíblia amigo, lá ela te explica que quando alguém se casa, pai e mãe deixa de ser família e viram parentes. Agora a educação que vc teve errada, diz o contrário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *