Mana já passou óleo na cara hoje? Oil Cleansing Method

Mana já passou óleo na cara hoje? Oil Cleansing Method. Achou a pergunta estranha? Afinal quem passa óleo na cara, né? Pois é, mas saiba que muita gente e que essa prática pode fazer milagres para sua pele. Ficou curiosa? Então vem comigo conhecer o oil cleansing method.

Para começar a pele produz naturalmente óleo, para se manter hidratada e se proteger de males externos. Algumas peles produzem mais óleo ou menos óleo, isso depende da hereditariedade, da alimentação, dos hormônios, enfim… É uma coisa natural e tem um motivo para acontecer.

No entanto as pessoas acreditam que nós devemos tirar todo o óleo da pele porque ele é uma coisa ruim, só que não mana, não mesmo!

Primeiro temos que tomar muito cuidado com o que colocamos na nossa pele, para e pensa: Faz sentido passar ácido no rosto todos os dias sem parar? Faz sentido usar um hidratante que só funciona quando aplicado, sem ele a pele parece que nunca viu um creme na vida? Esses “tratamentos” estão de fato tratando algo ou só mascarando ou fazendo o famoso efeito cinderela?

Sem falar que, se sua pele está muito oleosa, muito seca, muito acneica, o problema vem de dentro e não de fora! Sim pode ser que você esteja com acne por causa de poluição ou de alguma bactéria, porém isso quer dizer que sua imunidade está baixa e novamente o problema vem de dentro. Não adianta tratar o exterior se o interior está um lixo, apenas aceite.

Dito isso, vamos ao óleo. Muito bem, como passar óleo numa pele oleosa pode ser bom? Simples, a pele está oleosa por um desequilíbrio, na verdade ela acredita que está seca e precisa de mais óleo para se manter hidratada, o que acontece muito com quem usa muito adstringente, sabonete forte e ácidos. Ao começar a ser mais gentil com sua pele, ela começará a responder e a produzir menos óleo, apenas o suficiente para se manter.

Já na pele seca o óleo vai ajudar as glândulas a se equilibrarem e produzirem a quantidade adequada de óleo para que a pele não fique ressecada.

Na pele normal ele vai manter tudo equilibrado, apenas limpando os poros das impurezas.

Mas óleo limpa? Não só limpa, como limpa muito bem! As impurezas que obstruem os poros se diluem no óleo melhor do que em qualquer outra substancia e nenhuma maquiagem é forte o suficiente para o óleo. Tudo isso sem agredir a pele nem alterar seu ph.

Para fazer OCM (oil cleansing method que quer dizer método de limpar com óleo) você só precisa de 4 itens= óleo de rícino, um outro óleo de sua escolha, um frasco de vidro e uma toalha.

É importante usar o óleo de rícino, pois é ele quem desobstrui os poros, tem função anti-inflamatória  e efetua a limpeza real da pele, porém por ele ser muito adstringente ele acaba ressecando a pele e por isso não pode ser utilizado sozinho. Acredite, um pouco de óleo de rícino vai longe e você não quer usar mais do que 1/3 do frasco escolhido dele, e isso para peles muito oleosas, peles secas e normais podem usar menos.

Por ele ser um óleo muito espesso e muito adstringente você precisa colocar mais um óleo para diluir e para agregar mais benefícios. Você pode escolher o óleo que quiser, desde que seja puro, extraído a frio e orgânico.

ATENÇÃO! O único óleo não recomendado para a prática é o óleo de coco, pois o mesmo é muito grosso e comedogênico, maaas como tudo na vida, sua pele é única e você só vai saber se é bom ou ruim testando, algumas pessoas se dão muito bem.

Vou colocar uma pequena lista de óleo indicados para cada tipo de pele, para você ter uma noção do que escolher:

  • Pele oleosa: óleo de girassol, óleo de semente de melão.
  • Pele normal e mista: óleo de gergelim, óleo de romã.
  • Pele seca: óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas, azeite de oliva extra virgem.
  • Pele sensível: óleo de rosa mosqueta, óleo de jojoba, óleo de calêndula.
  • Pele madura: óleo de semente de uva, óleo de apricot, óleo de rosa mosqueta.
  • Pele acneica: óleo de romã, óleo de prímula.
  • Pele com rosácea: óleo de prímula, óleo de rosa mosqueta.
  • Pele com eczema: óleo de romã. Óleo de prímula, óleo de abacate.

Lembrando que óleo de jojoba serve para todas as peles já que, ele é o óleo vegetal mais parecido com o óleo naturalmente produzido pela pele.

Muito óleos, não sabe por onde começar? Óleo de rícino com azeite fazem bem o trabalho.

Quer incrementar a sua misturinha, acrescente um óleo essencial (lembrando que óleo essencial e essência não são a mesma coisa, para ter os benefícios você precisa do óleo essencial mesmo). Problemas com acne e cravos? Óleo essencial de melaleuca. Problemas com hiperpigmentação? Óleo essencial de lavanda. Pele irritada, avermelhada ou descamando? Óleo essencial de camomila.

Depois que tiver sua misturinha pronta é só aplicar no rosto seco, massagear durante uns minutos até que você sinta a pele saturada pelo óleo, molhar a toalha em água quente e coloca-la sobre o rosto, deixe até que a toalha esfrie e retire o óleo com a toalha úmida. O calor vai retirar o excesso de óleo e vai ficar na sua pele apenas o necessário. E prontinho, pele limpa! Caso queira pode aplicar hidratante, sérum ou loção, mas evite químicos pesados.

‘Mas mana não passa sabonete depois?” Não! Com esse método você nunca mais vai usar sabonete e sua pele vai amar isso, acredite.

É importante saber que nos primeiros 15 dias, pode ser que sua pele fique mais seca ou mais oleosa ou mais acneica, já que a pele está se adaptando e se desintoxicando. Mas não desista porque vale muito a pena!

Teste e depois venha me contar os resultados 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *