A Maternidade e o Sono

Sono-do-bebê

Por que o sono é um dos maiores desafios da Maternidade: A Maternidade e o Sono

É de conhecimento geral que um dos maiores desafios da Maternidade é o Sono do bebê. Temos em mente que os bebês já nascem sabendo dormir, o que é um mito. Assim como ensinamos às crianças a mamar, a engatinhar, a falar, precisamos também ensiná-las a dormir, o que é, de certa forma, desafiador . Saber o melhor momento para oferecer o sono ao bebê/criança ou como identificar quando está ou não com sono, não é uma tarefa fácil aos pais. Então, vamos entender como acontece o sono.

Existem dois ciclos do sono

Oleve (REM – Rapid Eyes Moviments) e o profundo (NREM – Non Rapided Eye Moviments). O sono leve é fase ativa. Nela, há espasmos musculares, os olhos se movimentam rapidamente, a respiração é irregular. Enquanto na fase profunda do sono ocorre a secreção dos hormônios, recuperação da energia física, diminui a atividade neural e o corpo descansa.

Durante o sono leve, é indicado colocar a criança/ bebê no local onde a criança irá dormir, por exemplo: no berço ou no moisés. Assim, ainda sonolenta e “consciente” saberá onde será realizado o sono. Entretanto, uma vez colocada a criança/bebê em sono profundo no mesmo local, pode ser que ela venha a despertar após vinte ou trinta minutos, pelo fato de ter a última memória no colo dos pais ou responsáveis, o que acaba gerando um “susto”. Um exemplo para entender essa situação é o adulto dormir em sua casa, e acordar em Paris – França.

Levando-se em consideração esses aspectos, pode-se dizer que o sono regular é de fundamental importância durante a vida da criança. Entender como ele acontece, como oferecê-lo de maneira saudável ao bebê/criança, pode gerar muitos benefícios a curto e também a longo prazo, para a vida adulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *