Filho adolescente em férias escolares, o que fazer?

As férias escolares chegaram! Tempo de relaxar, tempo de ficar em família… tempo bom quando as crianças eram crianças e não adolescentes! Adolescente em casa nas férias escolares é bem diferente do que uma criança!

Trabalho com adolescentes há 13 anos, e todo período de férias é igual: eles não aguentam mais a escola, mas durante as férias não aguentam mais as férias, ou seja, são adolescentes! Eu amo estar com adolescentes! Por isso sou professora há tanto tempo e coach especialista em adolescentes!

Férias de criança versus Férias de adolescente

É comum as férias de julho serem recheadas de atividades para as crianças pequenas. Existe programação especial em parques, shoppings, museus….  Mas, os pais de adolescentes reclamam que não sabem o que fazer com os filhos.

  • Como proporcionar férias interessantes?
  • Como lidar com o adolescente que dorme durante o dia todo?
  • Devo mandar o adolescente estudar para o vestibular?
  • Deixo viajar com os amigos?

Ser pais de adolescente não é fácil! Por isso vou listar ideias que podem te ajudar nesta temporada de férias:

Confira a programação da sua cidade

Geralmente as prefeituras fazem programações especiais de férias! Claro, que vai ter muitas atividades para crianças pequenas, mas verifique se existe alguma que seu filho possa se interessar. Talvez um cinema ao ar livre, uma peça de teatro, uma oficina, uma visita ao museu. Lembre que o adolescente, as vezes, não verbaliza o que quer. Mas, se você apresentar alternativas ele vai falar!

Viagem com família ou amigos?

Se a família já tem uma viagem programada, a situação é mais simples. Mas, se o adolescente descola uma viagem com os amigos, a preocupação é grande. Neste caso, conversa abertamente com seu filho! Demonstre suas preocupações e principalmente conheça a família e os amigos! Dialogo é a solução!

Celular: o vício!

Adolescente adora seu celular! Já virou parte do corpo! Proibir o uso não é o caminho. Porque todos estão conectados, é a forma de expressão deste geração! O que os pais podem fazer é incentivar os filhos a ter hábitos diferentes nas férias.

  1. incentive a fazer um esporte
  2. incentive a fazer outra atividade
  3. mostre que existem atividades diferentes

Adolescentes noturnos

Seu filho parece a cria do conde Dracula: dorme de dia e fica acordado a noite? Talvez seja uma forma de defesa! Muitos adolescentes não se sentem “em casa”. É uma parte normal do período. Por isso, reaproxime do seu filho! Não o julgue! Converse antes! Busque entender o que acontece. Uma dica: estabelece uma refeição para ser feita em família, com todos na mesa para conversar. Sem brigar!

Estudar ou não estudar?

Se for o ano do vestibular do seu filho, não existe opção! É para estudar! O hábito dos estudos é como ir em uma academia, se parar perde as habilidades conquistadas! Incentive seu filho a separar um momento de estudos, pode ser para ler os livros de leitura obrigatória, fazer uma lista de exercícios, colocar aquela matéria atrasada em dia…

Faculdade

Já que falamos de vestibular: aproveite o tempo das férias para levar seu filho adolescente para conhecer um campus de universidade, para bater um papo sobre futuro e carreira! As vezes, uma conversa bem descontraída ajuda muito mais seu filho do que algo formalizado.

Aproveite o tempo com seu filho!

Lembre-se da sua adolescência! Todos nós passamos pelas dores e alegrias da adolescência! Aproveite este tempo para dialogar abertamente! Se reaproxime do seu filho!

Boas férias!

 

One thought on “Filho adolescente em férias escolares, o que fazer?

  1. Marcia says:

    Então … Adorei tua fala.. Sou mãe solteira, filho pré adolescente, examente nesta descrição de noturno… 🙂 estou trabalhando e ele 8hs em casa, simplesmente não sei o que fazer! e ele não quer sair quando eu proponho.. .diz que prefere ficar em casa sozinho. às vezes acho que pode ser até depressão… só dorme… o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *