Felicidade e trabalho – andam de mãos dadas?

Você já percebeu que passamos muito tempo no trabalho?

Nossa vida profissional no mínimo toma 8 dias de nossas vidas, multiplicando por 5 dias da semana (segunda a sexta) temos 40 horas semanais, em um mês isso representa 180 horas.  Já imaginou ao longo da nossa vida o quanto isso representa?

De acordo com um estudo norte-americano dos 20 aos 65 anos passamos 10,3 anos da vida trabalhando!

Outro estudo da Universidade Metropolitana de Londres contabilizou que passamos 4 anos da vida falando ao telefone sobre assuntos de trabalho! Isso sem contar as ligações que fazemos relacionadas a outros assuntos.

Depois de tantos dados te pergunto: você é feliz em seu emprego?

 

Felicidade e trabalho combinam?

Você já sentiu sufocado em seu trabalho? Sem proposito? Preso?

Claro que precisamos de nossos salários para sobreviver! Não estou falando para largar tudo! Porém, viver frustado, sem animo e com a felicidade concentrada na sexta a noite ao domingo não é vida!

Outro dia perguntei no meu instagram quantas pessoas achavam que a felicidade da semana estava concentrada somente entre sexta a noite e domingo e assustadoramente 60% das pessoas responderam que SIM! Que ficaram animadas somente quanto não estavam trabalhando!

Este dado é assustador!

Entendeu porque é assustador? Porque passamos MUITO tempo no trabalho!

 

Nossa vida é centrada no trabalho!

Quando somos crianças – nos perguntam o que seremos quando crescer!

Quando estamos estudando – perguntam o que faremos na faculdade

Quando crescemos, conhecemos alguém novo e logo perguntamos: “O que você faz da vida?” O que queremos saber de verdade é o no que a pessoa trabalha!

 

Ninguém pergunta se somos felizes, realizados ou completos! Perguntam sobre nosso trabalho!

Por isso cada vez mais recebo pessoas que não se contentam com suas realidades de trabalho e querem mudar, encontrar algo que faça sentido e que traga retorno financeiro. Isso é chamado de coaching de carreira!

Para te ajudar proponho neste artigo um pequeno exercício de coaching:

 

1) Qual é o sentido da sua vida? Da humanidade? E como eu contribuo?

A primeira reflexão é grandiosa e complexa. Retire um tempo para você, em silêncio, ouça você mesma e não os outros. Encontre-se! Porque você está vivendo?

Como você pode contribuir com o mundo?

 

2) Quais são seus talentos?

Todos nós temos um talento! Se você ainda não descobriu o seu, basta olhar para dentro de você. Parece clichê, mas de verdade todos são bons em algo! Pode ser: fotografar, cozinhar, cuidar de crianças, escrever…

Se você acha que não tem nenhum talento, geralmente é porque você não acredita em você mesmo! Pergunte-se: o que faço com orgulho e prazer? Estes são seus talentos!

Se tiver dificuldade sugiro fazer uma lista de coisas que goste, anote e deixe essa lista sempre à vista, para não se esquecer do seu potencial.

 

3) De que forma posso ser eu mesmo?

Descobrir o sentido da sua vida nada mais é do que entender melhor quem você é! Autoconhecimento é a chave para descobrir seu proposito e ter uma vida mais feliz e completa!

Comece pensando, numa nota de zero a dez, quanto você realmente se sente viva. Zero representa um triste, enquanto dez refere-se a uma existência plena e proveitosa.

Agora vá mais fundo e questione o que faz você se arrepiar e a coloca em sintonia com a vida. Para viver o seu propósito, é preciso atrever-se a ser, com ainda mais intensidade, quem você é de verdade.

 

Por isso, se não estiver recebendo da vida aquilo que gostaria, é hora de agir. Isso não significa, por exemplo, sair do emprego sem ter nada em vista!  Mas, sim, plantar sementes, buscar algo com sentido, algo novo, até chegar a uma situação que a deixará realizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *