Eu fumo chá! O que é Kumbaya?

O que é Kumbaya

O que é Kumbaya?

“Há tempos pensava em largar o cigarro industrial, maléfico propriamente dito, mas como lidaria com a ansiedade? E pior, como lidaria com o hábito de fumar? Kumbaya veio pra me salvar!”

Não, manas! Não passei a fumar maryjuana, Cannabis, ganjah, “green”.

Nada contra quem fuma, mas digamos que ali eu não me encontrava; ali não era o meu lugar.

 

 

No desespero por aquele trago no final de tarde – depois daquele expresso quentinho e o clamor de um pulmão desejando levar um alívio ao corpo cansado do dia estressante no trânsito (sabe aquele tráfego leeeento perfeito para um cigarro?!), resolvo me aguentar e esperar chegar em casa para tomar um chá de menta e camomila.

Chá de menta e camomila, balas de erva cidreira, copos de água e chicletes. Técnicas para substituir o cigarro, todo aspirante a largar ou mesmo reduzir o cigarro tem essas e outras manhas.

Tá! Eu sei, que aquele cafezinho (hmmmmmmmmmmmm…) chama uma fumaça e não seria recomendado nessa fase, mas quem aguenta?!

[Enfim…]

Voltamos pro chá. – Chá pronto, esfriando e me vem à mente uma questão que só quem está em seus primeiros dias sem cigarro; sofridos, diga-se de passagem, consegue elaborar no ápice de uma abstinência (risos com dor, rs) –  Se, tem cigarros com sabor de menta, será que é possível fumar menta? Se, o cházinho de camomila linda tem o dom de acalmar, por que não fumar camomila?!

Rápida pesquisa na internet sobre possíveis danos (sou medorsa mesmo, rs) e “taca-lhe pau”.

Seda na mão, o “chá” na outra, tabaco orgânico de lado – quero mesmo me livrar disso.

Para minha surpresa, o efeito do cigarro foi melhor do que o chá: fazia aquela fumaça, “preenchia os dedos” e aliviava a pressão cerebral –  coisas do hábito – assim como, de quebra ainda saciava como se tivesse tomado um litro de camomila.

Uma leveza… Nada de depressão, nada de ansiedade (BINGO, ACHEI UMA SAUDÁVEL SOLUÇÃO!)

De repente, descobri – mesmo que não sendo a primeira –  que quase toda infusão (chá) que eu fazia, dava pra fumar. E é um baita universo de combinações!

Descobri que essa mistura não era nenhum grande insight que tive. Já existia e se chama Kumbaya, nome adotado carinhosamente para essa seleção de ervas e flores excêntricas concentradas e fumígeneas.

  • Camomila? Adoça e acalma a alma, além dos inúmeros benefícios.
  • Artemísia? Pode até dar sonhos lúcidos e fornece alívio rápido da TMP – SÉÉÉÉRIO GENTE!!!
  • Passiflora? Complementa a camomila para uma noite de sono tranquila.
  • Entre outras infinitas variáveis de combinações in natura diretamente fornecida pela Mãe sagrada natureza.

 

Mas afinal, qual o significado de KUMBAYA?

Pela lupa (salve tia google, rs) podemos achar algumas referências a ritos Africanos, e até mesmo uma melodia com tom espiritual de agradecimento indicando “Meu Senhor”.

disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vo9AH4vG2wA

Diretamente ligado a uma fonte musical que encorajava os escravos norte-americanos a terem força e esperança e a enfrentarem as injustiças raciais.

 

Apresentando o Kumbaya aos amigos…

– “Nossa mana, que fumo bom é esse?”

Uma das partes mais engraçadas dessa onda, foi levar a novidade para umas festinhas onde encontrava amigos levemente embriagados, falando alto e todo o comportamento usual. Depois de dois cigarros de camomila (e outras flores e ervas misturadas) compartilhados entre eles, todos estavam falando baixinho, calmos, e querendo mais.

Todos com tom de voz baixinho e serenos, e com a serenidade de um mestre zen, hehe.

Há prejuízos à saúde? Sim, ainda há monóxido de carbono, alcatrão e afins. É recomendado usar um filtrinho nos cigarrinhos, para proteger o pulmão da temperatura da fumaça. Se tiver graninha a mais – investimento – um vaporizador potencializa bem legal os efeitos da mistura de flores e ervas (não para mim que gosto da fumaça mesmo). Ainda assim, vale muito a pena conhecer as tantas outras ervas como klip dagga, damiana, sálvia, jasmim, entre outras.

Conheço gente que largou a canabbis por kumbaya, gente que não fuma mas aprecia fumar o “chá” e outros como eu que não tem mais aquele relacionamento sério com o maço de cigarros mas convive harmoniosamente dividindo com o kumbaya. E muitos amigos que me agradecem de pés juntos, por não alimentarem a indústria do MAU – tabagista.

Vale a pena conhecer e pesquisar mais sobre o assunto, e lembrando: fumar faz mal à saúde.

Esse post contribui para o conceito “pare de fumar, fumando.”

46 thoughts on “Eu fumo chá! O que é Kumbaya?

    • Julia Barros says:

      Olá Marcos, obrigada por se interessar pelo blog e pelo conteúdo!
      É exatamente isso!
      As ervas utilizadas são: Camomila, Calêndula, Rubi, Sálvia Officinalis, Menta, Melissa, Rosas. Tudo natural.
      Você também pode optar por usar o filtro e sedas para o fumo orgânico.
      Kumbaya é a mistura de ervas, de preferência frescas e selecionadas (podendo ser até cultivadas em casa).
      O que comanda os efeitos são justamente as propriedades calmantes das ervas, como comentei, fumar ainda possui seus riscos mas protegendo o cigarrinho com filtro diminui os danos colaterais.
      É uma excelente alternativa para quem quer parar de fumar ou alternar o vício.

      Você pode conhecer através da loja online:

      Jumalê Kumbaya

      Gratidão pelo contato, novamente.

  1. Lorena says:

    A cannabis/maconha tem todos esses efeitos que essas ervas te proporcionam… Mas mesmo assim essas ervas são ótimas para o fumo, chá PRA TUDO!! Mãe natureza sempre perfeita

    • Gustavo "Piá" says:

      Então Lorena, o que você falou é de fato verdade.
      Mas não devemos deixar de lado, o fato de que cada flor, raíz, semente, folha e etc, apresenta uma energia diferente, uma aura única que absorvemos ao fumarmos, assim adquirindo um pouco sua energia (Que em essência, é infinita) para nós; Pegamos a energia emprestada e a devolvemos para que seja conduzida a purificação novamente para que entre em nosso organismo, purificando-o também.
      Inclusive a Cannabis, mesmo prensada e macerada, possui sua energia singular.

      O bom é saber a energia que cada uma trabalha e levar ao fumo para bolar, aquela que lhe fará falta.
      Um dia cansativo ?? Menta, Camomila, Maracujá/Passiflora, Klip Dagga (Leonotis nepetifolia), lhe trarão energia mental.

      Sistema digestivo ?? Sálvia, Orégano (sim aquele orégão de saquinho que você tem, também ajuda sabia ??, ajudará nas enfermidades estomacais (auxiliar, nunca tratamento prioritário).

      Enfim, se pesquisar os efeitos de cada uma, você poderá leva-las à seda e posteriormente ao seu corpo e assim preencherá o espaço que falta ali naquela hora, afinal, eu pelo menos fumo maconha e digo a você: o mesmo efeito não se dará amanhã, na mesma hora e mesmo lugar de ontem e nem o de hoje; Cada momento é também singular e elas carregam energias diferentes (mesmo todas sendo positivas) em diferentes períodos do dia TAMBÉM.
      Experimente cannabis com algumas desses ervas, é maravilhosa a sensação etérea de flutuação e conexão mental, física e espiritual.

      Um abraço o/

      • Julia Barros says:

        Gustavo é um mestre! Valeu irmão, pela troca de aprendizagem.
        Obrigada pelo interesse Lorena! Acho que o post e resposta foram esclarecedoras.
        Qualquer dúvida estou aqui.

        Beijos!

  2. Renata says:

    Eu li que a artemísia pode dar sonhos lúcidos, o que seria? Não seria um tipo de alucinação? Isso não seria maléfico ?

    • Gustavo "Piá" says:

      Renata, não.

      Não é maléfico, fica tranquila, na realidade, sonho lúdico é algo que eu gosto de falar aos meus amigos que seria “Sonhos 3D”. São sonhos MUITO REAIS e VÍVIDOS, parece que você esta de fato vivenciando-os.
      Não tem nada de maléfico.

      • Julia Barros says:

        Oi Gustavo e Renata.
        Obrigada pela atenção e contribuição de conceitos do Kumbaya!
        Seguimos firmes da ideia.

        Beijão!

      • raphael elias soares says:

        gustavo como vai td bom, sabe me dizer se tem alguma relação entre a cannabis e sonhos lucidos

        • Teo says:

          A cannabis reduz o sono REM, onde os sonhos lúcidos são possíveis, então teoricamente, a cannabis reduz os sonhos lucidos. Eu fumo diariamente e sigo sonhando com a mesma frequência de quando não era fumante.

  3. Vitoria Amaral says:

    olá!! gostei muito do que li, tambem to tentando parar de fumar cigarro e a kumbaya veio muito que bom como opçao para me ajudar nessa batalha, gostaria de saber se erva doce tambem é bom, eu comprei mas nao li nada a respeito dessa erva.. obrigada!!

    • Julia Barros says:

      Olá Vitoria, que bom que gostou!
      Eu desconheço qualquer contra indicação sobre o fumo de Erva Doce, inclusive faço uso em algumas das versões que eu produzo.
      Mas recomendo que ela seja adicionada a outras ervas como: sálvia, camomila e calêndula, assim a carburação será melhor, dá uma espécie de “liga” pro seu cigarrinho.
      Beijos, Julia.

    • Julia Barros says:

      Ah, desencana. ahahah

      Você já tem capim santo, mistura camomila, sálvia officinalis, calêndula e ó, Kumbaya delicioso.

      Valeu pela resposta.

      Beijos

      • Junior Gonçalves says:

        Eu fumo maconha há pouco menos de um ano. Há uma semana, experimentei o Kumbaya e amei. Claro que é diferente da verdinha (que eu ainda gosto muito!). Mas o Kumbaya tem diversas opções de blends, misturas incríveis, que trazem um aroma e um sabor muito diferenciado!

  4. yurhin says:

    s quer uma dica. desidrate o cha colocando 15 ssgundos no microondas… depois que a erva soltar todo o liquido ficara mais facil de carburar

  5. No Way says:

    Nossa, funciona muito bem, usei tubos de cigarro de montar da Hollywood, o filtro funcionou perfeitamente, foi o fumo mais suave que já experimentei (camomila)
    Dica!!!
    Quando for serparar as flores da camomila dos galhinhos aperte entre os dedos a flor, ela se desmancha e fica bem fininha, parece que fica triturada

    • Julia Barros says:

      Ebaaaa, isso mesmo.
      Camomila é uma delicia, experimente fazer o mesmo com a Calêndula.

      Também tem uma infinidade de ervas e combinações possíveis.

      Beijos

  6. Julia says:

    Olá, era fumante, engravidei e parei. Agora, aos 7 meses, tô com muita vontade de fumar de novo e por isso pensei no kumbaya. Alguém sabe de alguma contra indicação especifica do kumbaya? Se tem alguma erva abortiva?

      • Julia Barros says:

        Isso mesmo, fumar enquanto está grávida não é recomendável. Seja qualquer tipo de carburação.
        Vale a pena esperar um tiquinho pelo anjo de luz. <3

        Beijos

    • Julia Barros says:

      Olá Érika, eu não recomendo.
      Recomendo procurar a erva in natura, uma vez que esses chás as ervas passam por processos de industrialização.

      Beijos

  7. Tami says:

    Eu parei de fumar há 9 meses por causa de uma toxoplasmose ocular… provável que o cigarro ajudou a baixar a minha imunidade. Pois bem, acontece que tenho sinusite também! Será que faria um mal enorme? Confesso q gosto de cerveja e pra mim nada melhor que uma acompanhada de um cigarro. Não bebo mais tb por isso. Parei de fumar mas parece q o desejo do hábito de levantar a mão e levar até a boca e soltar a fumaça vivem em mim hahahahh 😭

    • Heverton says:

      Procure um vaporizador meu bem! Vai te ajudar muito, pra caramba!
      Recomendo em questão ótimas de bateria, vapor, sabor, etc o Vaporizador Arizer Air II ou similares da marca.
      Até mais! E boa sorte!

      • tia dea says:

        Estudando até tarde, acabou o cigarro. E agora, como ir na rua comprar? Peguei a caixinha de cha de camomila, o primeiro eu fiz c folha de caderno hahaha. Ja o segundo em diante fiz c papel seda q achei perdido por aki. Matou a vontade de fumar cigarro sim. Mas vou comprar o saquinho mesmo q vem flores e tal. Só q a garganta ardeu. Mas valeu a experiência.

    • Ebi says:

      Falo da camomila que eu sei, acho o cheiro bem suave, diferente da maconha que o cheiro fica impregnado em tudo, e também é um cheiro mais doce.

    • Carol says:

      Oi Jhonata, depende muito do tamanho que você quer ele, da seda que esta usando, o melhor é colocar a quantidade que fique confortável para você enrolar 😉

  8. Rogério Mancini Junior says:

    Boa Tarde,

    Onde eu consigo comprar um Kumbaya de boa qualidade, sabe…para evitar coisa processada.

    Obrigado.

    Achei muito a alternativa.

  9. Milena Espindola Timoteo says:

    Olá, gostaria de saber como preparar o fumo em casa, quais as proporções corretas, pois tentei fazer um blend com 7 ervas e acho que ficou fraco, devo ter feito na proporção errada de cada erva, coloquei a mesma quantia de 5 ervas, o alecrim eu coloquei metade porque disseram que ele é mais forte, e menta coloquei bem pouco. Você poderia me orientar a fazer o kumbaya corretamente?

  10. RONE GLEISON DIAS FARIAS . says:

    maluco que parada da hora,como faço pra começar fumar essas ervas tbm? compro no mercado?

  11. Leonardo says:

    Olá, parabéns pela iniciativa, por passar um pouco de conhecimento de outras ervas que eu mesmo não pensava nisso . Fumo um maço de cigarro por dia , e estou tentano parar , mas muito difícil a crise de ficar sem fuma, gosto da fumaça o prazer de fumar , fumo maconha tbm todos os dias mas só a noite pois durante o dia se eu fumo fico morgado (meio vagabundao)acho que isso tbm acontece com todos que fuma durante o dia, mas a maconha é oque me faz relaxar e dar uma brisa legal , mas por fumar só anoite não consigo fuma só a maconha anoite durante o dia tenho que fumar algo para substituir o cigarro , esse kumbaya se dá um relaxamento tbm então não é bom fumar durante o dia? E esse fumo sem tabaco só ervas se acha em tabacarias esse kumbaya. Obrigado e novamente muito legal a idéia de vcs.

  12. Kvx says:

    Quase 7 anos fumando maconha e finalmente decidi que é hora de parar… Não está sendo nada fácil! A camomila tem me ajudado bastante.

  13. damares susi castilho says:

    oi gente hoje dia 21/1/2021 fui na tabacaria compra certo mas isso ai kumbava ai fumei como fosse um cigarro pra sair do vicius do cigarro que tenho entao fiz isso e começou a dormecer minha lingua e tudo em mim como fosse nestesia certo passae pra minha mae esprementar era sentiu tao mal mas tao mal que parecia que nao tinha corpo achei que tava dando avc pois tava muito mao perdeu o sentido tudo só a mente foncionava certo foi um dia de muito muito panico e terror minha familia levou era nos braços como fosse um buneco a toutora disse que é perigoso entao por favor cuidado nao quere que nimguém passe por lisso que passei depos de 4 horas que aconteceu era ta melhor nao foi os medico que salvou foi o Deus que eu sirvo obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *