Emoções | Por que você deveria conhecê-las?

emoções

As emoções são responsáveis por muitas decisões e comportamentos, além de influenciar no surgimento de várias doenças. É fundamental ter inteligência emocional  –  conhecer e saber lidar com as emoções – para ter saúde. Por isso, vale a pena se perguntar: você sabe o que é uma emoção?

A emoção é uma reação imediata e intensa a um estímulo ou acontecimento externo. Envolve o corpo inteiro, provocando reações fisiológicas e comportamentais. Por exemplo, quando vemos um rato sujo caminhar por cima da nossa comida (estímulo), imediatamente o nosso cérebro é ativado, gerando respostas fisiológicas – náuseas e ânsia de vômito – e entramos em contato com a emoção nojo. Devido às reações corporais imediatas, a emoção não pode ser escondida. Assim, podemos perceber quando uma pessoa está emocionada.faces

Alegria, tristeza, medo, amor, raiva e nojo são algumas das emoções básicas.  São universais: todo mundo sente independente do país em que vive ou da sua cultura. Há também emoções secundárias – que dependem da cultura em que cada pessoa está inserida – como a culpa, o ciúmes, a gratidão, a vergonha e a compaixão. 

emoções

Mas, afinal, para que servem as emoções? Elas nos preparam rapidamente para reagir às situações, gerando hormônios para que o organismo reaja adequadamente. Um exemplo é o medo, que nos prepara para ter reações de sobrevivência. O medo acelera o coração e aumenta a oxigenação para que consigamos lutar ou correr em uma situação ameaçadora.                 

Algumas emoções básicas são invalidadas dependendo do local onde vivemos e das nossas crenças. “Homem não chora” e “Sentir raiva é feio” são exemplos de crenças que provocam repreensão às reações emocionais. Isso faz com que os indivíduos não consigam enfrentar as situações no plano emocional, gerando somatizações e provocando doenças no corpo.

Assim, o autoconhecimento, a expressão das emoções e a espontaneidade para encarar os problemas proporciona mais saúde e satisfação!

Explorar os sentimentos também é fundamental para o autoconhecimento. Mas, isso é assunto para o próximo post. No dia 31 de Julho, escreverei sobre a diferença entre emoção e sentimento. E você, sabe a resposta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *