Embuste: como identificar?

Embuste

Embuste é aquele tipo de pessoa que infelizmente tem em todo lugar, seja homem ou mulher.

Apesar de eu ser nova já me dei muito mal, várias vezes, com gente desse tipo. E com esse post pretendo poder ajudar outras pessoas a identificar os sinais que um embuste dá.

Eu faria uma lista, mas seria regrado demais, e não funciona bem assim. Portanto contarei um pouco da minha experiência focando nos sinais.

Comecei a perceber o comportamento embuste no meu primeiro relacionamento sério. Foi um relacionamento abusivo que durou quase dois anos.

A pessoa em questão agia feito uma criança mimada. Se você não fizesse algo que ele queria ou da forma que queria, ficava emburrado ou fazia escândalos. Esse também tratava a mãe dele muito mal, a ponto de ameaçá-la com faca.

Após sair desse relacionamento abusivo, me relacionei pouco com outras pessoas, mas o suficiente para observar mais detalhes.

O próximo veio alguns meses depois. Desse eu não tenho muito o que reclamar, pois foi muito bacana o tempo que passamos juntos. O que estragou foi no final, quando ele não queria que ficássemos juntos mais, invés de me dizer, apenas começou a me tratar com desprezo. Qual é o problema das pessoas? Bastava falar, resolver na conversa.

Nesse caso só foi perceptível durante o término.

Infelizmente às vezes acaba que ignoramos algumas atitudes, sem perceber ou não, que nos livrariam de passar por maus bocados.

No caso mais recente eu poderia ter evitado se tivesse mais paciência.

Provavelmente se não tivesse acontecido aquele dia, eu teria observado melhor o comportamento do embuste em questão.

Esse é super militante nas redes sociais, à favor das minorias, pela luta das mulheres… Mas na vida real, meus amigos, é só mais um “macho alfa” que faz piada com racismo, nazismo, misoginia, etc.

Já não basta ser bem ruim a pessoa agir assim pessoalmente, para piorar tem todo esse teatro na internet. A hipocrisia piora tudo.

Sinto nojo de, mesmo que por alguns minutos, ter me relacionado com alguém assim. Uma pena que não venha uma documentação contando o quanto a pessoa é babaca. Esse é um dos perigos de ficar com alguém que você não conhece.

Conclusão

Você consegue observar que a pessoa é embuste: prestando atenção na agressividade dela com as pessoas, próximas ou não; na forma como fala dos ex; na forma como fala de outras mulheres (acontece muito de chamar de louca e derivados); e, em grande parte dos casos, a forma como te trata depois que já ficaram, a maioria das vezes muda, seja com desprezo ou com ignorância. Pode ser que você não perceba de cara, mas se acontecer de você começar a se sentir mal, ou frequentemente chateada com a pessoa, analise a situação.

Informações básicas que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia em questões sociais.

Leia também Amizades abusivas: sim, elas existem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *