Descobrir significados

significado

Descobrir significados

Algumas pessoas acreditam que tudo acontece por um motivo, que há um significado em tudo. Já eu gosto de pensar que é possível achar um significado em todas as coisas.

tive muita insônia um dia desses. acordei uma e pouco e fiquei me revirando na cama até quase seis. tentei o de sempre — meditar, ler, escrever — sem muito sucesso. nesse meio tempo comecei a refletir sobre isso. nossa vida, o mundo, todo o universo, tudo é reflexo dos pensamentos. a gente vive, sente, enxerga, experimenta as coisas devido a sinapses muito loucas que são traduzidas em pensamentos. [não prestei atenção o suficiente nas aulas de neuro.] então a gente está aqui, vivendo o pensamento. o pensamento é o tudo.

ao mesmo tempo, ele não existe. são coisas que simplesmente passam pela nossa cabeça, e vão embora. e vão ou voltam de outro jeito. não são nada, só estão. o pensamento é o nada. 

fiquei com essa frase na cabeça e me comprometi a escrever um texto aqui com esse título, refletindo sobre esse assunto.

e realmente é uma coisa muito engraçada, porque uma coisa vai se ligando a outra de formas interessantes e até curiosas. nessa loucura de pensamentos da insônia, lembrei que esses dias estava num bar com música ao vivo e quando tocou Gita comentei com minha amiga que era minha música preferida do Raul. é uma coisa meio automática, quando toca essa música acabo falando isso. não sou fanática nem sai cantando nem nada. lembro que há uns 10 anos foi a primeira vez que comentei com alguém que essa era minha música preferida dele. disse que me transmitia muita emoção e não sabia explicar o porquê.
ficou por isso mesmo. naquela época já existia Google mas nunca tinha parado pra pesquisar a letra, não sei porquê.

já essa semana, como a insônia estava tensa, fui procurar o significado da letra.

qual é a 27ª linha da música?

Eu sou o tudo e o nada.

sinistro, não?
a letra é inspirada num texto de Bhagavad-Gita, um diálogo de Krishna com um discípulo. é melhor vocês lerem na internet porque não vou saber explicar tudo. o ponto é que eu achei isso bem interessante. essa é uma questão recorrente da minha vida (querer achar um significado, um sentido pra vida. quem eu sou, pra onde eu vou etc) e a letra mais ou menos fala sobre isso, né? também sou cheia de querer achar ‘um sinal’, que o universo me dê dicas do que eu estou fazendo, pra ter assim alguma segurança que tudo é do jeito que tem que ser… na hora achei legal e quis escrever sobre isso, rs.

Voltando ao título do post…

Sinceramente não sei se todas as coisas acontecem por uma razão, se tudo está escrito, predestinado… Acho que não.
Ultimamente acredito mais que as coisas são totalmente aleatórias mesmo. Ainda assim, acredito que é possível para cada um descobrir (ou desenvolver) um significado em cada coisa que acontece em nossas vidas. Encarar cada tudo como um aprendizado, uma oportunidade de se desenvolver, de melhorar algo em si mesmo ou no mundo.

Não sei o que é a verdade, se é que existe tal coisa. Mas, pelo menos por enquanto, essa me parece uma boa maneira de encarar a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *