Depressão na Adolescência

Nos dias de hoje a depressão está tendo mais visibilidade. Isso é ótimo pois vemos que as pessoas estão tendo mais empatia quando se trata dessa doença. Que tal falarmos sobre depressão na adolescência?

Infelizmente muitos adolescentes também passam pelo infortúnio dos transtornos psicológicos.  A depressão na adolescência é tão comum quanto na vida adulta. Os pais devem ficar atentos aos sintomas e buscar ajuda caso note algo que talvez tenha relação com isso.

Os sintomas nem sempre vão ser tão aparentes, por tanto é necessário estar alerta a qualquer um dos sinais.

Muitas vezes esses sinais são tratados como preguiça, frescura, falta de vontade, etc. Saiba que não é. A pessoa depressiva não escolhe ser assim. Tratar os sintomas delas com desprezo pode deixá-las ainda pior.

Os jovens mais ativos são os mais fáceis de notar mudanças no comportamento que pode indicar depressão.

Se seu filho costuma ser sociável, sair com os amigos, etc e você perceber que ele está perdendo esse ânimo aos poucos, atente-se.

Outro sinal é a perda de interesse em coisas que antes o alegrava.

O excesso de sono e cansaço também deve ser observados. Se a pessoa era ativa e de repente começa a dormir demais e reclamar de cansaço mesmo que não tenha feito nada, pode ser um sinal.

A depressão, como todos sabem, prejudica muitas áreas da vida pessoal e profissional da pessoa. Com os adolescentes não é diferente. Perdem aula, se afastam dos amigos, da família. A pessoa vai afundando cada vez mais.

Passei por isso (e ainda passo) e espero poder alertar e simpatizar outras pessoas.

Portanto, caso perceba algum desses sinais, procure a ajuda de um psicólogo e, caso necessário, de um psiquiatra.

Quer mais conteúdo que se trata de transtornos psicológicos? Leia também Minha Querida Ansiedade e Como sobreviver às crises de ansiedade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *