Como superar a timidez e ganhar mais confiança

A timidez é uma barreira enfrentada por muitas pessoas, que querem avançar na vida pessoal ou profissional, mas que de alguma maneira sentem que lhes faltam energia para entrar em ação.

A ideia de apresentar-se em público ou de chamar alguém para sair ou fazer algo na frente dos outros é sinônimo de tortura mental para os tímidos. Sinais físicos aparecem: pernas trêmulas, garganta seca, suor frio e até noites em claro, tudo isso são sintomas manifestados no corpo de quem não consegue encontrar confiança para realizar determinadas atividades.

A falta de confiança pode se transformar em uma enorme barreira, que pode impedi-lo de alcançar resultados desejados. Diante de todos esses problemas que a timidez pode acarretar, deixo a pergunta: você se considera uma pessoa tímida?

O medo de ser julgado

Grande parte das pessoas que sofrem com a timidez, dificilmente buscam entender o que realmente acontece com elas em alguns momentos.

O que mais atrapalha as pessoas tímidas, é a ideia de que os outros estão o tempo todo julgando-as pelas suas palavras, expressões e ações.

O medo de julgamento costuma aumentar a cada inação da pessoa, fazendo com que esse sentimento negativo se transforme em um terrível monstro imaginário. Entender que é você quem constrói sua própria realidade interna, a partir das suas experiências com o mundo externo, é o primeiro passo para a mudança.

Na medida que vamos tendo experiências na vida, nosso cérebro vai construindo memórias a partir dessas experiências. E você sabe qual é a função primária do cérebro? Garantir nossa sobrevivência.

Isso significa que ele fará de tudo para nos manter longe de tudo aquilo que representamos internamente como perigo. A timidez é de certo modo uma representação interna, isto é, um foco mental que você cria, e que o faz ficar sem energia para entrar em ação.

Pense nos momentos em que você queria ter realizado qualquer ação como:

  • Falar em público,
  • Conhecer pessoas,
  • Expor suas ideias,
  • Criar um canal no YouTube,
  • Debater um assunto importante,
  • Apresentar algum produto,
  • Negociar,
  • Convidar alguém para sair.

Bem, se você queria realmente ter realizado qualquer uma dessas ações e não as realizou, o que houve de fato foi que o seu cérebro deu mais importância a dor da ação, do que o prazer que você teria se alcançasse o seu objetivo.

A boa notícia é que você pode mudar a programação cerebral!  Criando uma nova programação para que você realize aquilo que deseja de forma prazerosa. Veja algumas ações que você pode realizar, começando hoje mesmo:

Use a timidez como gatilho para entrar em ação

Pense na timidez como um programa de computador: toda vez que você lida com ambiente aparentemente ameaçador, o seu “computador” (cérebro) começa a rodar um programa chamado timidez.

Logo, você experimenta esse estado emocional, toda vez que você vê, ouve ou sente algum tipo de estímulo externo, que funciona como um gatilho emocional. Agora, o que aconteceria se você usasse a timidez a seu favor, fazendo-o se colocar em um estado emocional poderoso?

Neste caso, é preciso uma dose de esforço consciente, para fazer com a timidez faça-o agir em vez de ficar parado. Faça justamente o oposto que o seu cérebro gostaria que você fizesse.

Se está com medo de falar em público, simplesmente fale em público. Se está com medo de convidar aquela pessoa para sair, convide-a. Não tente controlar o resultado, apenas foque na ação presente e aja. Com o tempo e prática, os sentimentos negativos desaparecerão da sua vida, dando lugar para a coragem.

Foque em contribuir na vida dos outros

Você sabia que a depressão tem mais facilidade de se manifestar em pessoas tímidas?Uma das explicações se deve ao fato das pessoas tímidas se importarem excessivamente mais com elas mesmas do que os outros.

Por outro lado, se você passa a se importar em ajudar, contribuir e fazer a diferença positiva na vida dos outros, o seu foco muda completamente. Desse modo você passa a se esquecer das suas próprias preocupações, inseguranças e medos, para ajudar aqueles que talvez estejam numa situação bem pior do que a sua.

É praticamente impossível ser tímido quando você se preocupa em fazer o bem ao próximo; ouvindo-os com a sua total presença. As pessoas vão se interessar em você, na medida que você mostra seu interesse sincero por elas.

Mentalize seus objetivos concretizados

Se você deseja alcançar seus objetivos sem que a timidez o impeça, um excelente modo de começar é mentalizar o resultado que deseja alcançar. A mentalização é uma poderosa ferramenta para enviar sinais nítidos para o seu cérebro, criando assim uma espécie de conquista por antecipação.

Veja, ouça e sinta o objetivo desejado, por várias e várias vezes, todos os dias. Faça da mentalização um hábito. Na medida que você treinar o seu cérebro, a sua confiança ganhará mais força.

Esse processo funciona como um músculo que se desenvolve, cada vez que recebe mais sobrecarga. Se você estudar a vida das pessoas mais bem sucedidas, descobrirá que a maioria delas, faz uso constante da mentalização. Elas se visualizam realizando suas ações e conquistas mais importantes.

Em vez de permitir a que a ansiedade tome conta de você em sua próxima apresentação, crie o cenário ideal em sua mente do que você deseja manifestar, e depois manifeste-o.

Aliás, a ansiedade é também uma forma de mentalização… Só que às avessas. Já pensou nisso? Portanto, tome controle desse processo de forma consciente, focando naquilo que realmente quer, em vez daquilo que não quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *