Câncer de mama masculino

Câncer de mama masculino

  Outubro chegou, e com ele também chegou o mês da Campanha de Conscientização ao Câncer de Mama.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mas nesse post, diferente da grande maioria dos textos e artigos que mencionam essa campanha, vamos chamar a atenção para o que poucas pessoas têm conhecimento: O CÂNCER DE MAMA MASCULINO.

O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença. É importante mencionar que muitas pessoas não sabem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.

A incidência de câncer de mama em homens aumentou significativamente nos últimos anos, passando de uma taxa de 1 homem diagnosticado com essa doença em cada 10 mulheres no ano para “praticamente o dobro”

Em entrevista, o diretor do Instituto Canário de Pesquisa do Câncer (ICIC), Nicolás Díaz Chico, afirmou que, embora o câncer de mama masculino “continue sendo uma doença rara”, nos últimos anos “está começando a ser preocupante”, devido ao aumento de casos conhecidos.

Díaz assegurou que se trata de uma patologia “minoritária” por sua pouca incidência, porém deve-se ficar atento e aumentar a conscientização sobre tal.

O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos.

Os sintomas inicias de câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis, como diferenças na forma ou na sensibilidade da mama, por exemplo. Estes sinais podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura.

Sendo assim, os 12 sintomas de câncer de mama que NUNCA devem ser ignorados incluem:

  1. Alterações do tamanho ou forma da mama;
  2. Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
  3. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  4. Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
  5. Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma muito maior que a outra;
  6. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  7. Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
  8. Coceira frequente na mama ou no mamilo;
  9. Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  10. Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;
  11. Inversão súbita do mamilo;
  12. Veia facilmente observada e crescente.

O diagnóstico do câncer de mama no homem normalmente deve ser feito em um mastologista através de exames como ultrassom da mama ou biópsia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o câncer da mama masculino varia de acordo com grau de desenvolvimento da doença, mas geralmente é iniciado com uma cirurgia para retirar todo o tecido afetado, assim como as íngua inflamadas.

Quando o câncer está muito desenvolvido, pode não ser possível remover todas as células cancerígenas e, por isso, pode ser ainda necessário fazer outros tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, por exemplo. Saiba mais sobre como é feito o tratamento do câncer de mama.

Quais os tipos de câncer mais comuns

Os tipos de câncer de mama masculino podem ser:

  • Carcinoma Ductal In Situ: células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não os invadem ou espalham para fora da mama. É quase sempre curável com cirurgia.
  • Carcinoma Ductal Invasivo: atinge a parede do ducto e desenvolve-se pelo tecido adiposo da mama. Pode-se espalhar para outros órgãos.
  • Carcinoma Lobular Invasivo: Cresce no tecido adiposo da mama. É muito raro nos homens.
  • Doença de Paget: começa nos ductos mamários e provoca crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento. A doença de Paget pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo.
  • Câncer de Mama Inflamatório: é muito raro nos homens e consiste na inflamação da mama que provoca o seu inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo.

O mais importante nisso tudo, na campanha, na conscientização, é a gente saber que quanto antes feito o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento eficaz. Então a qualquer sinal ou qualquer alteração que se faça presente, procure um médico e se informe sobre o assunto.

Informação nunca é demais. Precaução nunca é demais. Prevenção nunca é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *