A parede precisa de um furo?

furadeiramulher

E aí que você precisa colocar uma prateleira, um depurador, um suporte de tv ou pendurar um quadro, em resumo precisa de um furo. Ou mais. E não tem nenhuma intimidade com a tal da furadeira. Ok, você pode pedir para alguém te ajudar ou pagar pelo serviço. É até mais prático, eu diria, mas se você quer conquistar a independência, vem comigo.

Furo – Para ler ouvindo “Mulher do Fim do Mundo” da Elza Soares, de der. Se não, só lê

Minha primeira dica é: compre uma furadeira. Você pode até pedir emprestada, mas o ideal é comprar a sua, a intimidade com a ferramenta vai te ajudar muito com o passar do tempo. Basicamente o que você precisa saber na hora de comprar uma furadeira é:

Potência

Para reparos domésticos não precisa de nada muito grandioso, algo em torno de 500W atende perfeitamente. Outro ponto, caso um de seus reparos for nas paredes (concreto), a furadeira precisará ser de impacto. Se não houver nenhum reparo para paredes, recomendo a de impacto assim mesmo, o futuro a Deus pertence. Já que vamos gastar dinheiro, é melhor cobrir a maior parte das possibilidades. A furadeira de impacto da “marteladas” com a broca enquanto dura, o que possibilita o furo em superfícies mais duras como o concreto. Creio que com uns R$160 você consiga um bom modelo.

Mandril

O mandril é a “boca” da furadeira, onde você encaixa as brocas. Você vai encontrar dois tipos a de 3/8 e a de ½. Recomendo a de meio, já que sua abertura permite a utilização de uma quantidade maior de brocas.

Brocas

Bom, primeiro vamos falar sobre seus tamanhos. Sempre que for escolher o tamanho de uma broca para um furo em paredes, pense na bucha que você vai utilizar no furo. Bucha? Sim, aquele tubinho de plástico que você precisa colocar no furo para então inserir o parafuso. Basicamente o tamanho da broca deve ser igual ao tamanho da bucha. Já o parafuso precisa ser um tantinho menor, para que ele possa se acomodar na bucha, estufa-la mas não rompe-la. Parece complicado, mas tem essa colinha para te ajudar na hora de comprar os materiais:

Tabela Bucha x Parafuso x Broca
Tabela Bucha x Parafuso x Broca

Para furos em madeira, o melhor é usar uma broca um pouco mais fina que o parafuso, e depois rosquear o parafuso com o auxílio de uma parafusadeira. Eu já vi pessoas utilizando o parafuso direto na furadeira para perfurar madeira. Mas devido a alta rotação da furadeira, eu acho bem perigoso o parafuso escapar.

Ok, agora que já sabemos como escolher ao tamanho, vamos ao tipo. Sim, para cada tipo de superfície existe um tipo de broca.

Ferro – Broca de Aço Rápido

Madeira – Broca de Aço Cromo (usada para furos comuns em madeira), Broca Chata (usada para fazer furos maiores, ela tem uma pontinha e depois uma pá que vai determinar o tamanho do furo), Broca Serra Copo (a base dela lembra um copinho mesmo, e serve para fazer furos realmente grandes).

Concreto – Broca de Vídea

Existe ainda uma Broca Especial, que teoricamente serve para todos os tipos de superfícies, mas nunca usei, e tenho dois pés atrás.

Mãos a obra!

Agora você já escolheu a furadeira e a broca. Vamos fazer o tal furo. Aqui vou focar especificamente em furos em paredes, que me parece ser o mais temido, mas de um modo geral, as regras são as mesmas.

1º Defina o local do furo: 

Se você tiver a planta da casa é mole, é só verificar onde passam os fios e canos, e não furar lá. Acontece que eu nunca conheci uma pessoa que tenha a planta da casa (risos), então usamos o raciocínio lógico. Visualize todas as torneiras, registros, tomadas, interruptores e lâmpadas do cômodo. Tubos e fios normalmente seguem linhas restas (horizontais ou verticais), então mentalmente você irá traçar essas linhas, e pronto. Já sabe onde não furar. É claro que existe a possibilidade do pedreiro ser louco e ter feito as ligações na diagonal, mas não tem muito como adivinhar, por tanto se sentir qualquer coisa diferente quando estiver furando pare imediatamente.

2º Marque o local:

Se você for colocar algo que exija apenas um furo, como um quadro, é só medir a altura que você quer, e os espaços aos lados. Não tem segredo. Agora, se você for precisar de mais de um furo, como em uma prateleira, você vai precisar de outra ferramenta, o nível. O nível tem um liquido e uma bolha dentro de um tubinho, e este tubinho é marcado com duas linhas. Quando a bolha ficar perfeitamente parada entre as duas linhas, é porque a linha entre seus dois duros está reta. Ou seja, você medira a altura do primeiro furo e o marcará com um lápis, depois fara a mesma coisa com o segundo furo, mas antes de marca-lo, você utilizará o nível para ver se as marcações estarão alinhadas.

3º Prepare o local:

Quando você começar a furar, o cimento da parede se tornará pó e cairá no seu chão limpo. Por isso, coloque algo abaixo da marcação para o furo, de forma que o pó seja aparado (pelo menos a maior parte dele). Esse algo pode ser uma olha dobrada colada na parede com fita, ou até um post-it. Eu já vi pessoas cortando a boca da garrafa pet, como se fosse fazer um funil, encostando a parte maior do “funil” na parede e passando a broca pelo furo menor, mas isso me deixa bem insegura. Prefiro o papel mesmo. Além da proteção para o chão, é legal também colocar uma fita adesiva no local do duro, isso ajuda a não deslizar a broca na hora de furar.

Post-it apara pó
Post-it apara pó

4º Se prepare:

Recomendo sempre utilizar óculos de proteção e máscara. Lembre-se que você vai trabalhar com um pedaço de metal girando muito rápido e em atrito com concreto, sempre é possível que algo voe, e se algo voa, os olhos são sempre o primeiro alvo. Já a máscara é para que você não fique respirando o pó diretamente, se tiver alguma alergia, é mais importante ainda. Tem quem aconselhe o uso de luvas, mas eu não gosto muito por perder a sensibilidade nos dedos. Se quiser também pode usar um protetor auricular por conta do barulho, mas eu nunca tive, então tudo bem se não usar..rs

5º Prepare a furadeira:

Toda furadeira vem com uma chave de mandril, você vai coloca-la em um dos três buracos laterais do mandril e girar no sentido anti-horário para abrir o mandril em tamanho suficiente para colocar sua broca. Depois de colocar a broca, vai girar a chave no sentido horário até que o mandril se feche o suficiente para segurar a broca. Então aperte bem, e depois aperte também os outros dois buracos. Agora você precisará marcar a profundidade do furo na broca, pode usar uma fita adesiva. Posicione a bucha ao lado da ponta da broca, e marque o limite a ser furado com a fita. Assim, quando você estiver furando, saberá o momento de parar. Algumas furadeiras vêm com uma espécie de régua como acessório, então é só posicionar essa régua no tamanho da bucha, mas como é um acessório, a dica da fita é bem valiosa. As furadeiras de impacto têm uma chave, que troca do modo martelete (representado por um martelo) para o modo furo (representado por um parafuso). Posicione sua furadeira no modo martelete. Aperte o gatilho da furadeira umas duras vezes para testar.

 

Furadeira: Posição Furo.
Furadeira: Posição Furo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Furadeira: Posição Martelete.
Furadeira: Posição Martelete.

 

 

 

 

 

 

 

 

6º Se divirta!

Posicione a ponta da broca na marcação do furo. Procure trabalhar com a furadeira na altura do seu peito, para dar mais firmeza e o furo não ficar torto. Segure a furadeira fazendo certa pressão contra a parede, aperte o gatilho e segure mais firme ainda. Observe a marcação que você fez com fita na broca, assim que chegar nessa marcação, solte o gatilho e retire a furadeira. Pegue sua bucha e coloque nesse buraco, utilize um martelo para te ajudar, mas de batidas leves. Pronto! Você tem seu primeiro furo. Utilize uma parafusadeira para colocar seu parafuso no furo. E parta para o próximo.

 

Com o tempo, você vai pegando intimidade com a furadeira (como comentei antes), e a coisa vai ficando mais fácil. O importante é tentar. E não desistir. Se eu consigo, você consegue.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *