Mindfulness – Se olhe mas não se envolva

Mindfulness designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente  ou seja todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são.

Miga com certeza você já ouviu falar de meditação e deve ter pensado “isso não é pra mim” e é justamente para você que a meditação foi feita!

Antes de mais nada a meditação não precisa ter religião, nem crença em entidades, nem nada.

Meditação  só exige você e sua boa vontade.

Existem muitos tipos de meditação e hoje vou falar um pouco de mindfulness, por que? Porque é a única meditação que aumenta as sinapses cerebrais, fato cientificamente comprovado.

Mindfulness ou consciencia plena, consiste em silenciar a mente de julgamentos. Os pensamentos vão passar pela mente e você vai básicamente observa-los, conclui-los e deixa-los partir.

Você não vai reprimir o pensamento nem tentar frea-lo. Não vai falar nada como “ai não, minha mente tinha estar vazia”.

Sua mente vai funcionar como uma câmera que filma todas as imagens sem julgar nada, apenas registrar.

É uma técnica que exige sim um pouco de dedicação até que você consiga fazer tudo bonitinho.

Mas miga, vale muito a pena!

Uma série de terapias baseadas na atenção plena podem ser bem sucedidas no tratamento de dores crônicas, sintomas de ansiedade e depressão, de estresse, e de comportamento suicida recorrente.

E tem muitos outros benefícios! Vale ou não vale a pena se dedicar um pouquinho?

Se quiser saber mais entra aqui nesse link que tem muito mais detalhes legais e nesse link você pode fazer um exercício prático, bora lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *