10 livros que todo mundo deveria ler aos 20 anos

Eu cheguei aos 20 anos achando que já sabia tudo. Por ter amadurecido antes da época, acreditei fielmente que conhecia o mundo, as pessoas e que nada ia me machucar.

Ilusão.

Por ser uma leitora voraz, acabei conhecendo clássicos da literatura que me auxiliaram na construção do meu caráter, mas devo dizer que a vida não é um conto de fadas, entretanto, mesmo com os obstáculos da vida, a gente consegue rir e superar.

Aposto que você já deve ter visto, mais de uma vez, uma lista dessa. Não vai ser no estilo de autoajuda, só quero dizer que os 20 anos é parecido como uma montanha-russa: cheias de voltas, mas quando chega ao final, você percebe que valeu a pena.

A seguir, te indico 10 livros que vão te auxiliar na caminhada e dar força na sua empreitada. Só não esqueça: não desista!

Linha M (Patti Smith)

Com a poesia, a cantora fala sobre tudo e nada, deixando que o livro aqueça seu coração. Patti passou por diversos momentos e perdas, mas continua firme.

A Casa dos Espíritos (Isabel Allende)

O nome vai te lembrar Chico Xavier, mas não segue nesse ritmo. Aqui, a autora faz a reconstituição de uma família, junto com o momento político vivido pelo Chile. É para amar e odiar a obra.

O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir)

Marca registrada da filósofa, feminista e ativista, Simone nos traz questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade. É importante todo mundo ler!

A Náusea (Jean-Paul Sartre)

Companheiro de Simone de Beauvoir, o filósofo traz a filosofia do existencialismo, ou seja, a relação do homem com o mundo. Marcante e questionador, a obra vai te fazer pensar.

Vidas Secas (Graciliano Ramos)

Tem motivo para Ramos continuar na lista de vestibulares. Suas obras são marcantes e denunciam o estado do Brasil. Escrito há anos, parece recente.

Olhai os Lírios do Campo (Érico Verissimo)

A obra já foi adaptada para televisão fazendo sucesso. O livro é muito mais! Doce, suave e emocionante, prometo que você não vai se decepcionar.

A Revolução dos Bichos (George Orwell)

Jornalista e escritor, Orwell escreve livros já pensando nas críticas ao mundo. O livro vai contar histórias de bichos que resolveram se revelar contra os fazendeiros. Vai te fazer pensar e melhorar seu olhar crítico.

Capitães da Areia (Jorge Amado)

O baiano é um marco para a literatura nacional. Neste livro, Jorge nos traz relatos de meninos excluídos pelo sistema e as tentativas de serem aceitos.

Operação Araguaia (Taís Morais e Eumano Silva)

O trabalho dos jornalistas duraram sete anos, porém, os autores revelam arquivos secretos sobre a Guerrilha do Araguaia, o maior confronto das Forças Armadas. Não podemos deixar que esquecemos a ditadura militar brasileira.

O Diário de Anne Frank (Anne Frank)

Como já diz o título, o livro é uma obra emocionante que traz o relato da jovem Anne durante a perseguição dos judeus. Seu olhar ao mundo nunca sera o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *