POR QUE MÃES ESTÃO COMENDO SUAS PLACENTAS?

Ainda não há estudos científicos que comprovem mas acredita-se que a placenta é super nutritiva e pode ajudar na recuperação pós parto e na amamentação.

Essa prática está ganhando cada vez mais adeptas: depois do parto algumas mães comem um pouco da placenta, outras congelam para consumir aos poucos.

O que é exatamente a placenta?

A placenta é uma anexo embrionário, ela é formada por tecidos dos óvulos e é a responsável pela manutenção da vida do bebê durante a gestação. Trata-se de uma espécie de órgão temporário, uma bolsa recoberta de sangue, que torna possível que o bebê se alimente, nutra e respire. Também é responsável pela liberação de hormônios como a progesterona, gonadotrofina coriônica (hCG), hormônio lactogênico placentário e estrogênio. A placenta ainda é rica em ferro, vitamina B6, vitamina E, ocitocina (essa essencial para que o útero retorne ao tamanho natural e para a alimentação) e hormônio liberador de corticotropina. Mas ainda não existe nenhum estudo científico que comprove benefícios através da ingestão da mesma.

Por que comer a placenta?

A prática também é conhecida como placentofagia. Existem afirmações de que a placenta é super nutritiva e faz com a recuperação da mãe seja mais rápida e contribui para a amamentação. Outras fontes dizem que como comer a placenta é um ato instintivo de alguns mamíferos, seria instintivamente seguro e vantajoso consumi-la também.

Como isso funciona?

Existem diversas maneiras de consumir a placenta. Existem mães que consomem cerca de ¼ da placenta logo após o parto, in natura. Existem mães armazenam a placenta refrigerada e consomem em pequenas porções durante a amamentação, neste caso ela pode ser cozida à vapor ou misturada a sucos e vitaminas.

Nos EUA, onde a prática é ainda mais comum, já existem empresas especializadas em desidratar e encapsular a placenta, essas cápsulas são consumidas durante o período de amamentação. Esse tipo de serviço chega a custar duzentos dólares e está se popularizando cada vez mais.

Muitas celebridades como Kim Kardashian já afirmaram praticar a placentofagia, no Brasil a apresentadora Bela Gil consumiu sua placenta, logo após o parto misturada a uma vitamina de banana.

E você, o que acha desta prática?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *