10 DICAS PRÁTICAS PARA CONHECER NOVOS LUGARES GASTANDO POUCO

10 DICAS PRÁTICAS PARA CONHECER NOVOS LUGARES

Todo mundo gosta de conhecer novos lugares, mas com a crise fica cada vez mais difícil sair de casa, principalmente gastando pouco.

Separamos 10 dicas infalíveis para te ajudar nas suas novas aventuras.

DICA 1: Não existe lugar que não valha uma visita

Todo mundo sonha em visitar Paris, por motivos muito óbvios, mas quanto tempo da sua vida você vai perder juntando dinheiro para essa grande viagem. Vivemos em um país lindo, com diversas culturas e diversos climas diferentes, tem desde de deserto a frio abaixo de zero. Mas também tem muito lugar legal que não aparece nos Top10 de agências de viagens. Aquela cidade pequena, quase um vilarejo, com uma pracinha no centro, aquela igreja linda, e um ótimo café. Viajem para um final de semana, pouco investimento e muitas recordações. Aquele lugar que nunca ouviu falar pode te proporcionar uma super experiência. Assim como aquele museu esquecido no meio de uma grande cidade pode ser um passeio divertido e culturalmente muito rico.

DICA 2: “Faça a mala” com antecedência

A matemática é bem simples, no verão roupas de verão são mais caras e no inverno roupas de inverno são mais caras. Então, se você gosta de viajar tenha roupas básicas e de qualidade se programando com antecedência, junte suas moedas para as liquidações de fim de estação, e troque o passeio no shopping por um passeio a uma Mega Store Esportiva para procurar por promoções. Com certeza você vai conseguir promoções legais desde tênis à barracas e mochilas legais.

DICA 3: Quantidade de bagagem

Procure sempre carregar peças leves, que ocupem menos espaço possível e que sejam simples de limpar. Não tem motivo para levar vestido de gala para São Tomé das Letras, até porque se a sua bagagem for pequena você conseguirá turistar com ela e pagar períodos menores nos hotéis. Você também pode guardar sua mochila nos porta objetos que ficam do lado de fora de agências bancárias, basta um cartão magnético e suas coisas estarão em segurança.

DICA 4: Converse com as pessoas

Comunicação é tudo. Desde o planejamento da viajem, fase onde você pode conversar com amigos que já foram para o local em questão e pedir dicas, e pode também tentar entrar em contato com pessoas que residam no lugar para onde você vai, existem tantos grupos no Facebook que têm gente de todo canto, vale a pena fazer amizades com antecedência para turbinar ainda mais a viajem. Quando chegar ao local converse com as pessoas, peça dicas, faça amizade com algum comerciante local e deixe suas coisas guardadas lá durante o dia para não andar com tanto peso. Faça amizades, ouça histórias e compartilhe as suas. Se comunicar e conhecer as pessoas é o que vai fazer com que sua viajem seja inesquecível e que você queira voltar.

DICA 5: Não sofra por antecedência

Seja otimista ao planejar sua viajem, pode chover? Sim! Mas não deixe de ir por isso. A viajem vai ser muito longa? Leve um livro ou mesmo uma seleção de boas músicas, curta a paisagem. Não se deixe influenciar por pessoas negativas nem por seus próprios pensamentos negativos, sair de casa e ir para um ligar diferente nunca poderá ser ruim se você for de coração aberto. E Não deixe o medo de se perder te prender em casa, existem aplicativos para te ajudar a chegar onde você quer seja à pé ou utilizando o transporte público local.

DICA 6: Precisa mesmo de um Hotel

Hotéis são super confortáveis e seguros, pelo menos deveriam ser, rs. Mas já existem diversas opções de acomodações quando se viaja. Desde Hostels à casas de moradores locais. Campings também são uma ótima opção, além de barato incluí aventura na sua experiência.

DICA 7: Aplicativos são seus amigos

A tecnologia tá aí pra ser usada, inclusive pra viajar barato e com segurança.

Existem aplicativos de caronas, onde você pode agendar com antecedência e com uma economia muito grande, além disso já tem companhia e conversa garantida para o caminho, no BláBláCar você pode inclusive optar por pegar carona só com mulheres.

Para hospedagem existe o Airbnb, onde você se hospeda na casa de locais, é possível ver fotos do imóvel, impressões de hóspedes anteriores, e os valores são bem em conta. Os anfitriões são sempre super receptivos e você se sente hospedado na casa de um amigo. Alguns anfitriões oferecem refeições também. Ao escolher o tipo de acomodação é possível determinar se o quarto e o banheiro serão individuais ou compartilhados, rola a opção de locar imóveis inteiros também.

Para quem vai viajar para cidades maiores e quer economizar no transporte existe o Moovit, que ajuda a utilizar o transporte público e também oferece opções de rotas a pé, ele é mais indicado que o Google Maps, por exemplo, por ser um app colaborativo, então você sabe quanto tempo demora pro próximo ônibus, e ele te alerta quando está próximo da hora de descer.

DICA 8: Comida e Comida

Todo mundo gosta de comer bem, mas quando se viaja nem todas as refeições precisam ser Gourmet e inesquecíveis, e acredite, isso diminui e muito o valor final da viajem, então vamos ter dicas dentro da dica:

  • Seja farofeiro sim: vai para praia, pro lago, pra trilha, leve seu lanche, existem coolers de tecido que vazios quase não ocupam espaço, eu chamo eles de compra inteligente, porque a diferença de valor entre uma cerveja no mercado e na praia pode chegar a 300%;

  • Utilize a infraestrutura que tiver acesso: utilize o frigobar para gelar suas bebidas e guardar frios, por exemplo. Se ficar hospedado em casa cozinhe sua própria comida;

  • Descubra onde as pessoas que moram no local costumam comer: sempre vão existir restaurantes para turistas e restaurantes para quem mora e trabalha no local, em regiões litorâneas eles se localizam um pouco mais longe da praia, em cidades turísticas mais afastados do centro comercial. Você tem a garantia de pagar menos e receber um ótimo serviço, uma vez que esses locais vivem da fidelização dos moradores, então qualidade é primordial;

  • Procure e conheça mercados locais: sempre tem aquele mercadinho barato para você comprar os ingredientes daquele lanche maroto;

  • Converse com as pessoas: você pode fazer amizades e filar uma bóia de graça ou comer na casa de algum morador pagando bem menos.

DICA 09: Não tenha medo de se arriscar

Não seja medroso, esteja pronto para qualquer aventura, seja uma trilha, uma cachoeira, ou um passeio mais cultural como um museu, se arrisque e vá, não se permita ficar no local onde está hospedado assistindo horário nobre, sempre tem alguma coisa rolando.

DICA 10: O que torna um lugar inesquecível é a sua cabeça

A felicidade está nas pequenas coisas, essa não é só uma frase clichê, é uma frase que se você colocar em prática e apreciar as pequenas alegrias vai tornar até mesmo o seu dia a dia melhor, imagine uma viajem.

Esteja no lugar onde você está.

Fotografe sim.

Compartilhe sim.

Mas não deixe o momento passar olhando pro seu Smarth Phone, não veja a paisagem só pelas lentes da sua câmera, não dialogue só com pessoas que não estão com você fisicamente. Sinta o cheiro e o gosto do lugar, crie memórias relacionadas a todos os seus sentidos. Aprecie a viajem intensamente, certeza que sua postagem sobre a mesma terá muito mais likes do que 50 fotos vazias de sentimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *