Voto Útil, o motivo de não votar nulo

não votar nulo

Sem partido, sem apologia a nenhum político, sem campanha e o mais imparcial possível, venho falar de voto útil! Mas o que é, e qual a importancia de escolher entre ele e não ficar em cima do muro e votar nulo. Todos esses porquês vou tentar explicar aqui da forma mais apartidária que consegui!

Quem vota nulo?

Quem escolhe a opção de não votar, decide que nenhum candidato representa as suas idéias, ou não quer se envolver nesse “troço” de política, prefere abrir mão desse direito e votar nulo, branco, ou nem sair de casa para votar, mas esse não é o melhor caminho.

Esses dias escutei uma frase que foi quase uma epifania:

Se você é neutro em caso de injustiça, você escolheu o lado do opressor!

Tá, mas o que isso significa?

Significa que se você você não escolhe um lado, ganha qualquer um, e se esse qualquer um cometer alguma injustiça, você de certa forma apoiou para que isso acontecesse. Triste, mas é a realidade.

É como ser contra o aumento do rateio do condominio, reclamar com todos os vizinhos, mas na hora de ir na reunião do seu prédio, você fala que está ocupada e não vai.

Se você não quer que isso aconteça, se posicionar é a melhor forma de protesto, e realmente não importa qual lado você vai escolher, e não me vem com essa que nenhum candidato representa o seu interesse, você já estudou a proposta de cada candidato de verdade, ou só está se baseando nas conversas do facebook entre o que é direita e esquerda?

Escolher um partido, um candidato, um posicionamento político é bem mais do que ver alguns posts, trocar a foto de perfil com um tema bacana e sair comentando # em todo post que você por ai.

Estudar sobre os 3 poderes, ver a proposta de cada candidato a fundo, ver vce, possíveis indicações para ministro, senador e governador que esse candidato apoia na sua cidade, tudo isso tem que ter um peso na hora do seu voto.

A democracia é uma delícia, mas dá um trabalho!

Mario Sergio Cortella

É, dá trabalho, mas vale a pena, lutamos tanto pelo direito de votar, pelo direito de ser mulher e poder sair de casa no dia de eleição, escrever o nome do candidato no papel sem que o marido ou pai mandasse, ter isso de forma secreta, não jogue esse direito fora, muitas mulheres lutaram, sofreram e morreram por esse direito, não faça com que isso seja em vão.

Não quero votar. Ok, a democracia está aqui pra isso!

Se mesmo com tudo que falei até agora, você ainda decidiu por não votar, sem problemas, antes de você milhares de pessoas lutaram para que o Brasil fosse uma democracia, e por isso o direito de não votar é seu, mas pense bem e avalie todas as possibilidades antes de tomar uma decisão tão séria.

Estamos em meio a uma votação histórica, depois da queda de uma presidenta, um governo que não saiu como o esperado, operações contra corrupção em todo o país, políticos presos, investigados, sofrendo atentados, sendo injustiçados, e tudo mais que se pode imaginar, e não estamos mais em 1964 pode acreditar, então faça parte desse momento que promete muito mais do que eleger um novo presidente, é realmente a história sendo feita, e quando seus filhos abrirem um livro de história, você poderá dizer como tudo aconteceu, afinal, participou de tudo isso!

Não fique em cima do muro

Quem não se posiciona perde o direito de ter sua voz ouvida. Quem não se posiciona, acaba por reclamar depois e se lamentar do que poderia ter feito, não seja essa pessoa!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *