Você tem tempo para fazer tudo o que quer?

tempo para fazer tudo

Você já teve a sensação de que  24 horas não são suficientes para fazer tudo aquilo que você precisa? Que você está sempre correndo atrás do tempo? Pois é, você não está sozinho. Na verdade falta de tempo parece ser o mal contemporâneo.

Existe um fórmula para conseguir ter tempo?

Se existisse uma fórmula mágica para termos tempo de fazer tudo o que precisamos, quanto estaríamos dipostos a pagar por ela? A boa notícia é que na verdade não precisamos pagar e nem precisamos de mágica. O que precisamos é aprender a administrar o nosso tempo e não sermos escravos dele.

 O que são ladrões de tempo?

Todos nós temos atividades que roubam nosso tempo sem que percebamos. Esses ladrões podem ser internos ou externos e, ainda que sejamos todos diferentes, citarei abaixo uma lista de “ladrões de tempo” que podem ser comuns para a maioria de nós. O importante é que faça sua própria lista também.

Ladrões externos

  • E-mails
  • Televisão
  • Filas de espera
  • Engarrafamentos
  • Redes sociais na internet
  • Falta de ordem
  • Telefonemas

Ladrões Internos

  • Indecisão
  • Perfeccionismo
  • Incapacidade de delegar
  • Resistência a mudanças
  • Incapacidade dizer não
  • Falta de planejamento

Como se livrar dos ladrões de tempo?

Após fazer sua própria lista dos ladrões de tempo pense honestamente sobre o lugar que eles ocupam na sua vida, reflita sobre isso e, se pergunte como você pode diminuir esta lista, compartilhe essa lista com amigos e familiares e peça sugestões também. Comece sempre pelos itens que você considera mais fáceis de resolver, pois, começar pela parte mais difícil pode ajudar com que desanimemos diante da primeira dificuldade.

Livre-se da culpa

A culpa por não ter tempo está ligada a uma ideologia de excelência e competição presentes na sociedade atual, entretanto, essa culpa não nos ajuda, e na verdade, faz-nos perder energia e…tempo! Portanto, aceite seus limites, e desvie sua energia da culpa para os seguintes passos que serão libertadores para você:

 5 Passos para ter tempo para tudo o que você precisa

  1. Tenha uma agenda realista –  Isso mesmo não vale colocar dez atividades no seu dia quando do ponto de vista real, você conseguirá dar conta apenas de cinco delas
  2. Aprenda a dividir e delegar – Que tal confiar um pouco mais nas outras pessoas e relaxar um pouco?
  3. Programe pequenas pausas durante o dia para descanso – Pode parecer que isso vai nos roubar tempo, mas, descansar com regularidade e não apenas quando estiver exausto, ajuda a aumentar a produtividade
  4. Estabeleça períodos diários de acesso a e-mails e redes sociais –  A não ser que você trabalhe com mídia social, ter uma programação estabelecida dos períodos diários que você responderá seus e-mails e redes sociais pode fazer muuuuuita mas muuuuuita diferença na organização do seu tempo. Te desafio e a experimentar e me contar como foi
  5. Não esqueça da diversão – É isso aí! A diversão é tão importante quanto o trabalho para a nossa saúde física e mental, portanto, não a ignore. Não esqueça de incluir na sua agenda atividades que te tragam prazer e felicidade

 

Se mesmo depois de ter tentado todas essas dicas você ainda não se sentir capaz de administrar seu próprio tempo e continuar com a sensação de que não tem controle algum sobre ele você pode procurar ajuda de um profissional como um psicólogo, por exemplo, para descobrir se existe algum impedimento mais profundo te atrapalhando a administrar melhor seu tempo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *