Você sabe o que são probióticos?

Você sabe o que são probióticos?

Nesses tempos atuais, quase todas nós estamos procurando formas de viver mais saudáveis. A alimentação é uma delas. Temos uma variedade gigantesca de maneiras de ter uma alimentação saudável. Mas você já ouviu falar de probióticos?

Isso mesmo. Essa palavra estranha possui grandes propriedades para a saúde.

Para aquelas e aqueles que nunca ouviram falar, O termo Probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”. E a definição mais atual de Probióticos é um suplemento alimentar, rico em microorganismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.

Comer microorganismos vivos?

Toda essa conversa pode parecer estranha, não é? Comer microorganismos vivos? Que horror!!! Mas lembre. Um dia você já comeu. Lembra daquele tipo de suco (Yakult)? Sua mãe, seu pai, sua avó ou sua tia um dia já ofereceram. Você tomou e gostou muito. Então, você já experimentou um alimento vivo.

Um dos exemplos de utilização de probióticos é para a obesidade. Faz tempo que os cientistas sabem que a microbiota de um indivíduo obeso é diferente da de alguém com peso saudável. E um micro-organismo que marca presença em pessoas esbeltas tem animado a turma da pesquisa, a Akkermansia muciniphila. Durante uma palestra em São Paulo, especialistas da Yakult contaram que a bactéria diminuiu de 40% a 50% o ganho de massa corporal entre cobaias.

Outro exemplo é com colesterol e a pressão. Nesses assuntos que afligem o coração, os achados são incipientes, porém empolgantes. Especialistas da UFMG revelam que algumas linhagens dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium seriam capazes de assimilar o colesterol no intestino e isso reduziria os níveis disponíveis para a absorção pelo corpo.

Onde encontrar probióticos?

E onde podemos encontrar esses ´bichinhos do bem´? Bem, você encontrar em iogurtes, leite fermentado, azeitonas, bananas, leite de soja e cereais germinados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *