USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS – O QUE É?

A automedicação ou o consumo sem orientação de medicamentos é tão grave que, para se ter uma ideia, no Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. Em todo o Brasil é registrado duas intoxicações por hora pelo mesmo motivo, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Sinitox – Fiocruz).

Para alertar sobre os cuidados que devem ser observados no uso de medicamentos o Farmacêutico,que é o profissional de saúde mais acessível à população e especializado em medicamento, deve estar sempre atento e a par de novas instruções e normativas a respeito desses cuidados.

Mas, afinal, o que é uso racional de medicamentos?
Uso racional significa que o medicamento foi prescrito para o paciente por um profissional de saúde habilitado para essa função; que o medicamento deve ser usado de maneira correta, conforme indicado na prescrição; nos horários corretos, na quantidade receitada e no período de tempo recomendado. Qualquer uso além disso pode colocar a saúde do paciente em risco.

Não devemos usar medicamentos que para o vizinho deu certo, ou que temos sobras no armário ou mesmo usar mais que a quantidade que foi indicada anteriormente. Devemos usar da maneira correta, na dose correta e no tempo correto. Isso é a função principal dos profissionais de saúde em relação a população. A isso damos o nome de automedicação.

O CRF (conselho regional de farmacia) informa algumas dicas que podemos usar no dia a dia para o uso racional de medicamentos:

• Jamais tome um medicamento sem orientação de um profissional de saúde.

• Se o paciente tem qualquer dúvida sobre uso de medicamentos ou sobre a prescrição ele pode e deve procurar um farmacêutico.

• Tome medicamento somente com água, evite outro tipo de bebida pois podem interferir no eficácia do medicamento;

• Evite ingerir bebida alcoólica se estiver utilizando algum medicamento;

• Não abra as cápsulas, não amasse os comprimidos e não dilua o conteúdo em água ou outro líquido sem a orientação do médico, dentista ou do farmacêutico;

• Não misture medicamentos sem a devida orientação. O uso de um medicamento pode prejudicar o efeito do outro ou causar alguma reação inadequada;

• Para a sua segurança compre medicamento somente em farmácias;

• Não tome medicamento vencido, sua saúde depende desse cuidado!

• Utilize antibióticos apenas com receita médica, devidamente prescrito pelo médico ou dentista e com orientação do farmacêutico. O antibiótico deve ser utilizado pelo período completo indicado da prescrição, não interrompa o uso para evitar recaída e aumento da resistência bacteriana.

A Palmirinha fez um vídeo institucional falando sobre esse uso e que esta veiculando na midia:

Em caso de duvida sempre peça auxilio ao farmacêutico que é o profissional mais capacitado para esclarece-las

Fonte: http://portal.crfsp.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *