Urticária Crônica

Urticária Crônica

Comigo começou do nada, há sete meses, em meio as minhas férias. Eu comecei a me coçar muito e apareciam muitas bolas vermelhas na pele nos locais de coceiras. A princípio achei que minha case deveria estar com percevejo. Fiz limpeza, passei veneno, coloquei a casa de pernas para o ar durante dias. Nada resolvia. Aí achei que fosse alguma alergia que desenvolvi, afinal não havia comido nada diferente, nem troquei produtos de limpeza ou de higiene pessoal. Tomei remédios para alergia, tomei tudo que sugeriam. Nada resolvia. Semanas depois passei em consulta com uma Alergista. Diagnóstico: Urticária Crônica.

 

Para ler ouvindo “A Pulga e o Percevejo” com Gilliard, de der. Se não, só lê

 

A urticária é uma lesão na pele, formada por elevações circulares, salientes e bem demarcadas. Tem vermelhidão inchaço e coça. Coça muito. Ela pode ser Aguda, e ir embora em alguns dias ou semanas. Mas após a sexta semana é considerada Crônica (meu caso) é quando a afecção persiste por mais de seis semanas, podendo permanecer ativa por meses ou anos. Não tem regras, essas elevações aparecem em qualquer parte do corpo, e migram. Uma hora está no braço, em seguida no antebraço e por aí vai. De acordo com a médica o surgimento está associado a ação da histamina no corpo, por isso o tratamento é realizado com anti-histamínico. Além disso em alguns momentos aparecem os Angioedemas, que são inchaços na boca, olhos, pés e mãos. Esses assustam mais, porque podem também afetar a língua e a garganta, que podem fechar as vias aéreas.

Urticária
Urticária
Angioedema
Angioedema

Causas da Urticária

As causas das crises de urticárias não são muito claras. Elas podem ser desencadeadas por alimentos ( frutos do mar, leite, chocolate, conservas, amendoim, etc), por alguns medicamentos (diclofenaco, ibuprofeno, AAS, etc), picadas de inseto, frio, calor, suor…. Enfim, pode ser qualquer coisa, inclusive pode ser emocional (aparentemente o meu caso). Na esmagadora maioria dos casos, não é possível diagnosticar a causa. Por isso, conviva.

 

Diagnóstico

É sempre bom ir ao médico, talvez um clínico possa ajudar, mas o ideal é recorrer a um Alergista. As vezes os sintomas da urticaria podem ser confundidos com os de alergia, por isso um especialista é sempre mais recomendado. Além disso ele pode te pedir alguns exames para tentar diagnosticar a causa.

 

Tratamento

É bom saber que a urticária crônica, como toda doença crônica, não tem cura. Daí pra frente é conviver e tentar controlar com medicamentos. O objetivo dos remédios é amenizar as elevações na pele e a coceira. No meu caso eles vem falhando miseravelmente. Claro que sem medicamento é pior, mas não há um dia em que eu não me coce como louca, principalmente nas coxas, pernas e braços. Vez ou outra tenho os angioedemas, mas agora é mais esporádico. O Alergista pode indicar anti-histamínicos, mas tenha paciência, até encontrar um que funcione para você leva tempo (e grana). Uma dica que dou é para fugir dos corticoides, eles são excelentes para sanar os sintomas rapidamente, mas quando passa o efeito, parece que volta pior. Além disso, todo mundo sabe que corticoide não é do bem.

 

Dicas:

  • Se você tiver a sorte de descobrir o agende desencadeador da urticária, fuja dele como o diabo foge da cruz.
  • Faça compressas frias sobre as elevações, ajuda a aliviar um pouco a coceira.
  • Hidrate muito bem a pele.
  • Tente ao máximo não coçar, quanto mais você coça, mais a pele irrita, e mais coça.
  • Se surgir angioedemas, corra para o Pronto Socorro. Pode não evoluir para a língua e garganta, mas é bom prevenir.
  • Evite situações stressantes. Eu sei que isso é quase impossível, mas vale a tentativa.
  • Banhos quentes também agravam a situação, então se puder evitar, evite.
  • Alimentos como amendoim, tomate, álcool, ovos, nozes e leite podem não ser o agente desencadeador, mas agravam a situação, procure evitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *