TOXOPLASMOSE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSA DOENÇA QUE AGREGA TANTOS MITOS

A toxoplasmose é um tipo de infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gandii, e pode ser conhecida também como “doença do gato”, mas essa coluna servirá justamente para esclarecer que nem todo gato é portador do protozoário e mesmo sendo portador o gato só transmitirá a doença em situações específicas. Então, se você pretende engravidar ou já está grávida e tem gatos de estimação, essa coluna servirá para que você não diminua sua família sem necessidade.

AS CAUSAS DA TOXOPLASMOSE

O Toxoplasma gandii é um dos parasitas mais comuns do mundo, o que faz com que a toxoplasmose seja uma doença tão comum, quase sempre assintomática. Existem vários meios de adquirir a toxoplasmose:

1 – Contato direto com fezes de gato que contenham o parasita:

Vamos esclarecer aqui que você terá que ingerir o parasita, o que geralmente acontece de maneira acidental, quando você toca sua boca após praticar jardinagem, limpeza da areia do animal ou qualquer objeto que tenho tido contato com as fezes do animal, ou seja, se você tem um gato, ou convive em locais que tenham gatos, é muito importante lavar as mãos. Então vamos reforçar a informação: ter um gato em casa não te faz ter toxoplasmose, só te deixará em uma posição maior de risco se você não seguir normas básicas de higiene. Isso sem contar o fato que, nem todo gato é portador.

2 – Ingestão de água ou alimentos contaminados:

Esse meio e o próximo a ser citado são os mais comuns, consumir carnes cruas ou malpassadas é muito mais arriscado do que ter um gato em casa. Alimentos não pasteurizados também pode apresentar o protozoário de maneira ocasional. Água não filtrada e fervida também pode transmitir o protozoário, ela pode ser contaminada por fezes de animais, e mesmo alguns sistemas de saneamento básico não são suficientes para purificar a água.

3 – Ingestão de frutas e vegetais não lavados:

Frutas e vegetais sempre devem ser devidamente higienizados antes de ser consumidos, não só pela quantidade de agrotóxicos e pelo manuseio feito na maioria das vezes sem se preocupar com a higiene. Também existe o risco da água utilizada para irrigar os alimentos estar infectada.

4 – Uso de utensílios contaminados:

Também conhecida como contaminação cruzada, ela se dá através do contato de comida que será consumida crua com utensílios que possam ter sido utilizados com carne crua contaminada, por exemplo, no churrasco você corta a carne crua numa tabua de corte, não lava a faca e a utiliza para cortar legumes para uma salada.

5 – Transmissão Placentária:

Transmissão da mãe para o filho através da gravidez.

6 – Transplantes de órgãos ou transfusão de sangue:

Em casos raros podem ser meios de transmissão da doença.

FATORES DE RISCO

– Aids/HIV: por serem doenças que deixam o portador com o sistema imunológico debilitado, tornam-se mais vulneráveis às ações do protozoário;

– Quimioterapia: tratamentos quimioterápicos também afetam a resistência do organismo;

– Medicamentos: alguns medicamentos também afetam o sistema imunológico;

– Gravidez: caso a gestante seja diagnosticada com toxoplasmose podem ser feitos tratamentos específicos que diminuem o risco de contágio placentário.

Ou seja, seu gato pode ser um portador, mas não necessariamente será um transmissor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *