Sobre dentes-de-leão | Um símbolo da esperança e da liberdade

dente-de-leao

Eu com 5 anos de idade indo pra escola de mãos dadas com minha mãe. Pra ela, devia dar uns 10 minutos caminhando. Pra mim, o que importava eram todos os bichinhos, árvores e flores pelo caminho. Era um infinito viajando por ali! E um deles me chamava muito a atenção: os dentes-de-leão. Eles ficavam ali, prontinhos para serem assoprados e viajar mais que eu naquele lugar. Aquela paz, aquele êxtase, aquela vontade de viver e viajar com todos as sementes que voavam!

Dentre outros nomes, ele também é chamado de Relógio-dos-estudantes. Para mim, uma estudante mirim de 5 anos, os tais dentes-de-leão me faziam me perder no tempo e me achar de outra maneira, em paz e em êxtase. Toda aquela vivência me inspirava para o dia. Inspirava o ar, exalava as sementes e partia.

Não é à toa que o dente-de-leão é um símbolo da esperança e da liberdade.

Taraxacum officinale, para uns. Plantinha que assopra, para outros. Um passatempo que me divertia. Erva daninha que se espalha rapidamente e é quase impossível de ser erradicada. Um vegetal incomum de ser comer (pode ser considerado uma PANC), mas que traz muitos benefícios ao corpo.

Em outras palavras: Conhecimento, familiaridade, descontração, persistência, saúde. Esse “efeito detox” de corpo, mente e alma nos liberta, contagia, nos faz refletir. E quando voltamos a nós mesmos, é que nos encontramos – mais fortes ou mais vulneráveis, tanto faz!

Quando pequenina, eu admirava os dentes-de-leão por todas as suas potencialidades. Hoje, vejo quantas potências tenho dentro de mim, tantas que quero cultivar ainda! Precisamos nos perder e nos achar. Todo dia. É a eterna co-construção de nós mesmos, a espontaneidade em ação.

Quer falar mais sobre liberdade, potências e espontaneidade? Te aguardo na próxima coluna (18/07) 😉

PS: o dente-de-leão também tem outro uso: é o logo do Grupo 3 de Nós, do qual sou cofundadora junto com a Mari (também colunista do blog). Somos psicólogas e trabalhamos com o sociopsicodrama, unindo psicologia e teatro para promover microtransformações sociais. Se quiser conhecer mais sobre os efeitos benéficos do nosso dente-de-leão, entre na página https://www.facebook.com/grupo3denos/

 

Até mais!

Kim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *